Jogo político já foca nas eleições de 2024

É isso mesmo que você está pensando: nem bem terminamos uma eleição e já temos outro processo eleitoral “batendo à porta”! E por mais que parte da classe política insista na tese da “unificação”, de que é “inviável” uma eleição a cada dois anos e que os custos para a realização de um pleito são altos, para este colunista a defesa da liberdade de pensamento, da liberdade de expressão, do ir e vir, tudo isso é parte da democracia e a sua defesa deve ser contínua.

E, por mais que existam “fatores externos” que interfiram, o processo eleitoral ainda é a melhor forma para o povo escolher seus representantes. Quem era “situação”, passa a atuar na “oposição” e vice-versa; a depender do resultado, pode-se ter tanto o continuísmo de gestão como também, a renovação e oxigenação dos atores públicos que ficarão responsáveis pela administração nos anos subsequentes. Eleições apenas a cada quatro ou cinco anos pode deixar quem governa “acomodado”…

Portanto, considerando que daqui a pouco mais de um ano já teremos muitos nomes sendo especulados e até alguns pré-candidatos anunciados, para este colunista o processo eleitoral de 2024 já iniciou, se ninguém se manifesta publicamente, nos bastidores já há quem esteja pensando no planejamento e na estrutura que vai precisar “edificar”, inclusive com projetos voltados para a comunicação como um todo, em especial para o marketing político.

Como este segmento está cada vez mais “profissional”, já há quem esteja pensando em fortalecer seu agrupamento, na capital e no interior, tentando dialogar com o povo, ouvindo as demandas da sociedade, mas também sendo mais atencioso com seus seguidores e buscando apoios com outros políticos da cidade já para “costurar alianças” e evitar “surpresas desagradáveis” no ano da eleição. Em algumas cidades, por exemplo, determinados nomes já entraram nas rodas de especulações.

Em Aracaju é sabido que o agrupamento do governador Fábio Mitidieri (PSD) terá uma alternativa bastante competitiva e que este nome estará dentro de um contexto junto com o atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT); há unidade no grupo e a tendência é até que outros nomes que hoje estão fora possam se aproximar (ou reaproximar); há uma expectativa por um nome para a PMA também do bloco PT/PSB e por outro do Cidadania/PSDB; há uma dúvida apenas sobre o PL…

Mas, antes de concluir este comentário, o titular da coluna vai dar uma “dica” para os leitores mais desavisados: acompanhem políticos, com e sem mandatos, mas se atentem para suas respectivas redes sociais. Se ele tem a sua cidade como “base” ou “referência” de colégio eleitoral, e se tem disposição para disputar uma eleição municipal, é certo que ele vai dedicar mais tempo de sua atuação naquele território, para aquela comunidade. E já tem muita gente fazendo isso, na capital e no interior…

Veja essa! – Uma das áreas do governo de Fábio Mitidieri que, pelo visto, está sob forte “monitoramento”, é a Educação. E não por conta do secretário Zezinho Sobral, mas pelas grandes mudanças que o novo gestor promoveu na Pasta em relação ao governo de Belivaldo Chagas.

E essa! – Além da oposição que já está de olho no desempenho de Zezinho, o próprio Sintese deve esperar até março para se posicionar, mas alguns servidores estranham que é preciso dar celeridade, pelo menos, nas nomeações. Como as matrículas estão chegando, a falta de efetivo suficiente pode comprometer.

Exclusiva! – Este colunista, por várias vezes, falou das interferências de Mônica Passos, esposa do secretário municipal da Fazenda (Jeferson Passos), na Saúde de Aracaju. Que o diga o ex-secretário André Sotero. Este colunista alerta ao secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, porque a moça, que findou sendo exonerada da PMA, agora voltou com tudo na governo do Estado. Tem servidor já reclamando…

 Bomba! – Em Lagarto, enquanto o grupo Saramandaia tenta chegar a um consenso sobre quem será o pré-candidato a prefeito em 2024, entre a ainda deputada Goretti Reis e o secretário Especial de Representação de Sergipe em BSB, Sérgio Reis, o grupo da prefeita Hilda deve lançar a jovem Rafaela Ribeiro.

Cumbe, Cumbe… – Pelo visto o setor de licitação, possivelmente amparado pelo setor técnico do município, ou não entendem das atribuições que lhe foram conferidas ou estão descumprindo aquilo que estabelece a lei de licitações. Procedimentos, no mínimo equivocados, podem trazer danos incalculáveis aos cofres públicos, sem contar processos judiciais e possíveis penalizações. Como também a “visita” da turma que acorda cedo para tomar um bom “café da manhã”…

Fábio Mitidieri I – O governador Fábio Mitidieri esteve em João Pessoa, na Paraíba, para participar de reunião do Consórcio Nordeste. O objetivo foi alinhar prioridades da região que serão apresentadas, por meio de carta assinada pelos governantes dos nove estados da região, ao presidente Lula, em reunião com todos os governadores do Brasil no próximo dia 27.

Fábio Mitidieri II – Além de Fábio Mitidieri e do governador da Paraíba e novo presidente do Consórcio, João Azevêdo, estiveram presentes os estados governados por Raquel Lyra (Pernambuco); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Paulo Dantas (Alagoas); Jerônimo Rodrigues (Bahia); Elmano de Freitas (Ceará); Carlos Brandão (Maranhão); Rafael Fonteles (Piauí).

Fábio Mitidieri III – No encontro, Mitidieri destacou a necessidade de unificar demandas regionais para que o apoio do Governo Federal seja melhor dinamizado. “É importante essa união entre os estados, já que temos necessidades próximas, como rodovias. Sergipe vai apresentar a urgência da finalização da duplicação da BR-101, do canal de Xingó e da ponte entre Penedo e Neópolis. São obras estruturantes que ajudarão no projeto de desenvolvimento social e econômico pretendido para o estado”, disse o governador de Sergipe.

Roseniura em BSB – A auditora fiscal do trabalho Roseniura Santos participou de uma reunião no Ministério da Secretaria Geral da Presidência da República, que tem o comando do ministro Márcio Macedo. Também participaram da reunião o deputado federal por Sergipe, Márcio Dória, e outros auditores fiscais do trabalho, com a proposta de contribuir com o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva  com o trabalho digno e seguro.

Troféu Brasil em SE – O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer, trabalha para atrair grandes eventos esportivos para o estado. Após reunião realizada com representantes da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e da Confederação Sul-Americana de Ginástica, ficou definido que Sergipe será sede do Troféu Brasil de Ginástica 2023, a ser realizado de 11 a 16 de abril.

Constâncio Vieira – O Troféu Brasil compõe um dos principais eventos do calendário da CBG e Sergipe será a sede do evento pelo segundo ano consecutivo. As competições estão previstas para acontecer no Ginásio Constâncio Vieira, que atualmente passa por reformas estruturais para oferecer mais conforto aos atletas durante esse tipo de evento.

Fórum – O Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT-SE) em parceria com o Instituto Social Ágatha e com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho Escravizado Contemporâneo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizam, em 26 de janeiro, às 9h, o I Fórum de Combate ao Trabalho Escravo em Sergipe.  O objetivo do evento é fomentar a discussão acerca da temática no Estado.

 Inscrições – As inscrições podem ser feitas pelo site do MPT-SE, o www.prt20.mpt.mp.br, até dia 25/01. O evento é destinado a prefeituras municipais, Conselhos e Secretarias de Assistência Social, órgãos públicos e sociedade civil atuantes no combate e prevenção do trabalho escravo, bem como representantes das universidades do Estado de Sergipe.

 Trabalho escravo – A data do I Fórum foi escolhida em razão do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em 28 de janeiro. No Brasil, 1.937 trabalhadoras e trabalhadores foram resgatados de situações de trabalho escravo contemporâneo apenas em 2021, com base nos dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Previdência.

 Laércio Oliveira I – O Deputado Federal e Senador eleito Laércio Oliveira (PP) acredita que o Estado de Sergipe viverá um novo momento a partir dos investimentos nas áreas de petróleo e gás. Laércio foi o relator da Lei 14.134/21, conhecida como a Nova Lei do Gás, que abriu o mercado e criou uma nova perspectiva de retomada do crescimento da indústria nacional e sergipana. Ele agora está debruçado estudando mecanismos que possam ajudar a atrair novas indústrias e mais oportunidades de empregos.

 Laércio Oliveira II – Laércio destaca o empenho do governador Fábio Mitidieri em prospectar novos investimentos desde o início da sua gestão. “Fábio tem mantido um diálogo aberto com o setor produtivo e está ouvindo todos os empresários interessados em investir no Estado. Nesse curto período de governo, foram feitas diversas reuniões e assinados protocolos de intenções com grupos empresariais”.

 Laércio Oliveira III – “Acompanhei com especial atenção as tratativas para implantação de uma refinaria na área do porto e com isso viabilizar uma ampliação da estrutura do terminal portuário. A concretização desse projeto traria enorme benefícios para o Estado tanto no desenvolvimento da cadeia da indústria do petróleo, como num avanço na infraestrutura logística de Sergipe”, disse.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com