Visita de Lula a Sergipe não impulsionou a pré-candidatura de Rogério

 Lideranças petistas em Sergipe chegaram a apostar todas as “fichas” que a presença do ex-presidente Lula (PT), nos atos eleitorais recentes realizados no Centro de Convenções de Aracaju e em São Cristóvão, promovido pela Prefeitura Municipal, poderia alavancar a pré-candidatura do senador Rogério Carvalho (PT) ao governo do Estado, mas na prática não foi bem isso o que ocorreu. Mais de uma semana após os eventos, o petista segue sem “empolgar” o eleitorado sergipano.

A presença de Lula não agregou, por exemplo, em termos de lideranças políticas que pudessem se somar ao projeto de Rogério. Vale ressaltar que a quantidade de militantes de que participaram dos dois atos gerou muita discussão entre, aliados e adversários nas redes sociais. Mas, sem entrar no mérito desta discussão, este colunista reconhece que a grande maioria das pessoas que foram prestigiar os atos tinham como única pretensão de prestigiar o ex-presidente da República.

É inegável que, principalmente no Nordeste, Lula tem sim seu apelo popular, e atrai sim sua militância. E também é verdade que o ex-presidente anunciou Rogério Carvalho como seu pré-candidato a governador, mas isso não representou uma “mudança de cenário”, não colocou o senador sergipano como “protagonista” na disputa pelo governo do Estado. Ficou clara sim a dependência que Rogério tem de Lula e que irá precisar muito de sua interferência em Sergipe para que ele seja mais competitivo.

O atual cenário político está bem desenhado: os pré-candidatos João Fontes (PTB), Rogério Carvalho e Alessandro Vieira (PSDB) ainda não demonstraram “densidade política” neste início de pré-campanha; por sua vez, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) conta com o apoio do maior agrupamento político do Estado, com o apoio de fortes lideranças, da capital e do interior; outro nome que ganhou muita visibilidade é o ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PL).

Valmir que, inclusive, vinha “atrapalhando” o crescimento dos demais pré-candidatos da oposição, e diferente dos demais, estava conquistando o apoio de algumas lideranças políticas, mas hoje tornou uma grande incógnita, após ter seu recurso negado pelo TSE e ver mantida sua inelegibilidade por oito anos, decisão que, em tese, impede sua pré-candidatura a governador. Para se ter uma ideia, o impedimento de Valmir parece ter repercutido mais em Sergipe do que o apoio de Lula a Rogério Carvalho…

É bem verdade que ainda é muito cedo, que ainda teremos os registros das candidaturas e o início da campanha eleitoral, no rádio e tv e, principalmente, nas ruas. Mas é inegável que a pré-candidatura de Rogério, caso ele tenha reais pretensões de vencer a disputa, vai precisar ir muito mais além, vai precisar de mais “conteúdo”, tem que ser mais propositiva; muito mais do que a fala de Lula dizendo que lhe apoia. Ou teria o ex-presidente perdido a credibilidade junto aos sergipanos? Eis a questão…

Veja essa! – Assim que sua inelegibilidade ratificada pelo TSE, o pré-candidato a governador, Valmir de Francisquinho (PL), passou a agir dentro do previsível: adotou uma linha “vitimista” tentando transferir a responsabilidade pelo resultado negativo para seus adversários.

E essa! – É natural que exista uma lamentação inicial pelo impedimento de Valmir. Ele já estava percorrendo o Estado, como pré-candidato, construindo e costurando alianças políticas. Sem contar que se trata de uma indiscutível e expressiva liderança do Agreste. A insatisfação de alguns é mais do que esperada…

Rogério no jogo – Apesar da leitura deste colunista de que a visita de Lula não influenciou no potencial e na densidade eleitoral de Rogério Carvalho, este colunista reconhece que sem Valmir de Francisquinho no “circuito”, ele tem “campo aberto” para poder crescer na disputa contra o pré-candidato governista, Fábio Mitidieri (PSD).

Plano de A a Z – Que ninguém se engane: essa história de Valmir de dizer que não tem “plano B” não cola! Para um político que conta nos bastidores com um estrategista como Edivam Amorim, certamente ele tem planos de “A a Z”.

Para pra ver? – Aliados e defensores da pré-candidatura de Valmir de Francisquinho, após seu impedimento, asseguram que ele buscará uma liminar em BSB para poder registrar sua candidatura e tentar disputar o governo, mesmo que depois tenha que substituir o “cabeça de chapa”. Será?

Exclusiva! – A coluna recebeu a informação que o agrupamento também cogita lançar o médico Eduardo Amorim (PL) ou a vereadora Emília Corrêa (Patriotas) como vice, neste cenário (de troca de candidato); há quem diga que Valmir não faria isso por Emília. Outros asseguram que Amorim não abre mão de disputar o Senado.

Com Belivaldo – Uma informação que muitos leitores (e eleitores) talvez não tenham conhecimento: nos bastidores da política, há alguns meses, cogitou-se a continuidade da composição de Valmir e Talysson com o agrupamento governista. O problema é que os líderes do governo Belivaldo não aceitaram o condicionante: Eduardo Amorim disputaria o Senado. Se a turma aceitasse, talvez hoje todos estariam no mesmo palanque…

 Laércio ou JB? – Na base aliada dois nomes continuam trabalhando para disputar o Senado Federal: Laércio Oliveira (PP) e Jackson Barreto (MDB). O primeiro parece mais fortalecido, tem mais estrutura e um partido estruturado, além do viés bolsonarista; o segundo, Lulista declarado, vem com uma legenda tradicional, mas desarrumada em Sergipe e não parece tão fortalecido como nas eleições anteriores.

 Dois senadores? – Do lado governista há quem assegure que o agrupamento terá dois pré-candidatos a senador; por sua vez, Laércio Oliveira declara convicção de que será o “escolhido” para representar o grupo na disputa.

Laércio para governo? – Diante de uma possibilidade de ruptura, há quem defenda que Valmir de Francisquinho apoie uma pré-candidatura de Laércio para governador. O discurso já estaria definido: lideraria o palanque do presidente Jair Bolsonaro em Sergipe.

Bomba! – Mas chega a informação para este colunista que o agrupamento liderado por Valmir de Francisquinho teria um “plano A”, mas um “B”, um “C” e um “D”, que pode surpreender muita gente. Vão dizer que se trata de muitas especulações, mas o “jogo está aberto” e até os registros junto à Justiça Eleitoral, tudo poderá acontecer…

Olha o PTB! – Nesta segunda-feira (27), às 16 horas, haverá uma reunião da Executiva Estadual do PTB Sergipe com o objetivo de discutir as ações desenvolvidas para a gestão do partido no novo cenário político, estadual e nacional, além do planejamento de ações voltadas para as eleições de outubro próximo.

Olha a feira! – Já passou da hora de o Ministério Público Estadual, através da promotoria responsável, retomar com as fiscalizações nas feiras livres, públicas e particulares, da Grande Aracaju. Este colunista já vem alertando há algum tempo sobre as condições de conservação de muitos alimentos, com os freezers quebrados e/ou desligados.

Gambiarras – Este colunista é consumidor e frequenta, semanalmente, as feiras livres e, no caso do Augusto Franco, por exemplo, verifica com frequência a insatisfação dos feirantes que pagam mais caro pelas bancas e ainda sofrem sem clientes e com gambiarras para iluminar a feira. E com a chegada do inverno, o risco de acidentes e choques elétricos é ainda maior. Mas o Ministério Público parecer não ver nada disso…

Sem preparo – Pior é que nem os funcionários que circulam nas feiras, para dar informações e garantir a funcionalidade dos serviços, não estão preparados para controlar determinadas situações. A cobrança das bancas é regular, mas quando há um problema de falta de energia, por conta das gambiarras, às vezes os feirantes passam um turno inteiro tendo que comercializar seus produtos de forma indevida. Falta fiscalização…

 Tebet em Sergipe – A pré-candidata à Presidência da República, senadora Simone Tebet (MDB), veio a Sergipe para uma agenda com o pré-candidato ao Governo de Sergipe, Alessandro Vieira (PSDB). Ela veio conhecer o tradicional festejo junino sergipano em Aracaju e, nesta segunda-feira (27), além de entrevistas, fará reuniões importantes sobre os recursos minerais do Estado e visitará o Porto de Sergipe, localizado na Barra dos Coqueiros.

Palanque garantido – A Federação PSDB/Cidadania fechou apoio à senadora Simone Tebet do MDB, e, desta forma, ela terá palanque em Sergipe com a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira.

 Maria do Carmo I – De 2,3%, para 5%: foi esse o aumento na taxa de abandono no ensino médio brasileiro entre os anos de 2020 e 2021. Esse é só um dos reflexos do impacto da pandemia de covid-19 na educação do País, revelado por dados do Censo Escolar 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 Maria do Carmo II – “A crise sanitária nos acertou em cheio em termos educacionais. Nossas instituições de ensino foram pegas de surpresa e não estavam preparadas para as necessidades do ensino remoto. Isso gerou uma série de consequências negativas, que, agora, demanda união e empenho para criação de políticas públicas que a amenizem”, defendeu a senadora Maria do Carmo Alves (PP).

 Maria do Carmo III – A parlamentar lembrou que o Censo Escolar de 2021 também apresentou outro dado alarmante: cerca de 650 mil crianças de até cinco anos de idade deixaram a escola entre os anos de 2019 e 2021. Segundo o levantamento, no período, o número de matrículas na educação infantil teve redução de 7%.

Maiores impactos – “Se não agirmos com rapidez e de forma estratégica agora, essa realidade trágica, que já revela seus efeitos adversos hoje, causará ainda maiores impactos à sociedade brasileira a longo e médio prazo. É um efeito em cadeia. Por isso, atuamos incansavelmente no Senado Federal para mitigar danos e sequelas causados pela pandemia”, destacou Maria, ressaltando que o trabalho deve se dar colaborativamente entre Governo Federal, Estados e municípios.

Georgeo Passos I – Mais uma vez o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) apelou ao Governo do Estado, através do DER/SE, para realizar o recapeamento asfáltico da rodovia que liga a BR 101 ao município de Aquidabã. “Não é o primeiro ano que falamos sobre essa precariedade da rodovia que dá acesso a Aquidabã. Já tem mais de seis anos que a gente fala sobre o problema nessa Casa. Uma pista muito ruim, com muitos buracos. O governo faz o tapa-buracos, vem as chuvas desmancha”, relatou Georgeo.

Georgeo Passos II – O parlamentar espera que o processo de licitação seja concluído, para o governo adiantar a ordem de serviço e iniciar a obra. “Também saindo de Aquidabã, o trecho que liga Graccho Cardoso a Feira Nova está ruim. Principalmente, onde estourou um cano e cedeu o asfalto. Está muito perigosa a travessia”, ressaltou Passos.

Patrimônio – Georgeo aproveitou para registrar a realização da 52ª edição do Casamento do Matuto de Aquidabã. “O evento é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, através de um projeto de lei de nossa autoria. Uma festa que leva milhares de pessoas a cidade de Aquidabã”, disse o deputado ao parabenizar os organizadores.

Neto Batalha I – Preocupado com a demissão de servidores públicos aposentados de São Cristóvão, o vereador Neto Batalha (PP) apresentou uma medida para impedir os atos da Prefeitura local. Trata-se de um Projeto de Decreto Legislativo que prevê a suspensão imediata de uma comissão criada para analisar o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) na cidade histórica.

Neto Batalha II – Esta comissão segundo Neto Batalha, é formada por cinco mulheres ocupantes de cargos em comissão (CC). “Todos aqui na Câmara sabemos que esse grupo tem opinado pela demissão sumária dos servidores aposentados pelo Regime Geral Previdência Social, numa clara desobediência aos limites estabelecidos em lei”, esclarece o autor do projeto.Neto Batalha III – A demissão de servidores estáveis depende de sentença judicial ou de processo administrativo, de acordo com o vereador.  “Não sou eu que estou dizendo que a Prefeitura está errada. É a própria Constituição Federal e a Lei Orgânica do nosso município. Isto é, o prefeito Marcos Santana age em total descumprimento à legislação e a vontade própria de dezenas de trabalhadores que derramaram suor durante vários anos em favor do funcionalismo público local. Um absurdo sem precedente!”, lamentou.

Fábio Henrique I – Durante o pronunciamento na Câmara Federal, o deputado Fábio Henrique (União/SE) cobrou a mudança na política de Preço de Paridade de Importação (PPI) da Petrobras, que anunciou novos reajustes no preço da gasolina (5,2%) e no preço do diesel (14,2%) na semana passada.

Fábio Henrique II – A Câmara já havia aprovado um Projeto de Lei Complementar (PLP 18/22) que limita em 17% a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no preço dos combustíveis. Ainda assim, segundo o parlamentar, “os acionistas da Petrobras, em sua maioria empresários internacionais, continuam lucrando com reajustes incontroláveis, às custas do suor do povo brasileiro”.

Fábio Henrique III – Em Sergipe, por exemplo, é cobrado 29% de ICMS sobre os combustíveis, com a vigência do PLP 18/22 o valor terá uma redução de 12%. “É questão de matemática, mas essa conta não bate. Se não muda o PPI, de nada vai adiantar a nossa luta”, disse.

Canal Xingó I – O deputado federal Laércio Oliveira esteve com o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e com o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira. Também participaram também os deputados federais Fábio Mitidieri e Bosco Costa que declararam que a bancada de Sergipe tem interesse de destinar emenda para ajudar na execução da obra. “Temos que unir forças em torno dessa importante obra que significa segurança hídrica para os sergipanos, em especial o sertanejo que sofre tanto com a seca”, afirmou Laércio.

Canal Xingó II – A obra já foi licitada e o governo federal destinou os R$ 10 milhões iniciais para a sua execução. “Será ampliada a oferta de água, promovendo o desenvolvimento econômico associado a atividades produtivas em ramos como agropecuária e agroindústria”, afirmou o ministro. “A água será captada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV e poderá ser utilizada para abastecimento humano, atividades agropecuárias e agroindustriais. É muito importante para os sergipanos porque vai servir para abastecimento de casas e ajudar o homem do campo produção irrigada de alimentos e geração de riqueza”, afirmou o ministro Daniel.

Canal Xingó III – A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MDR, e atenderá as cidades de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe.

A obra – A fase I vai da captação até o Reservatório 5 (Capela), no município de Poço Redondo; a fase II sai do Reservatório 5 e vai até o Reservatório 8, no município de Porto da Folha; a fase III vai do reservatório 8 ao reservatório 11, no município de Monte Alegre, e a fase IV começa no reservatório 11 e segue até o reservatório 12, no fim do canal, no município de Nossa Senhora da Glória.

Ações do MDR – Essa obra faz parte de uma série de ações do MDR e entregas de obras de infraestrutura hídrica, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão revolucionar a maneira como o brasileiro se relaciona com a água.

Gustinho Ribeiro I – Mais uma obra será realizada no município de Lagarto com recursos destinados pelo deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos). Foi assinada a ordem de serviço para a primeira etapa do calçamento da estrada que liga a rodovia SE-270 ao povoado Olhos D’Água. “É gratificante participar deste momento há muito tempo aguardado pelos moradores. Fico feliz em viabilizar o recurso necessário para que a gestão municipal execute, por meio do Calçar Mais, esta importante obra para povoados de Lagarto”, salientou Gustinho.

Gustinho Ribeiro II – Para esta primeira fase do calçamento em paralelepípedo, que vai contemplar os povoados Tapera dos Gatos, Rio Fundo e Mariquita, o deputado destinou uma emenda no valor de R$ 1 milhão. “Tenho certeza que essa obra vai proporcionar mais qualidade de vida para a população, melhorando a mobilidade na região, inclusive para o escoamento da produção agrícola”, ressaltou Gustinho Ribeiro.

Maria Mendonça I – “Depois de dois anos, finalmente podemos voltar a celebrar, juntos, esse período festivo tão tradicional e caro a nós, sergipanos: o São João e o São Pedro. Porém, além de uma boa dose de alegria, a festança precisa envolver cuidado. A pandemia de covid-19 não acabou e a prevenção se faz necessária para garantirmos a saúde e a preservação da vida”.

Maria Mendonça II – É nesse clima de empatia que a deputada estadual Maria Mendonça (PDT) chamou a atenção para a recente alta no número de novos casos de contaminação por Covid-19, em Sergipe.  Há dois dias, a média móvel de registros de infecções – dos sete dias anteriores – foi de 69, conforme dados da Universidade Johns Hopkins. 14 dias antes, esse quantitativo estava em 17 (aumento de 305%).

Maria Mendonça III – “Não podemos fechar os olhos para esses dados. E para freá-los, já sabemos o caminho: uso de máscaras em ambientes fechados e em locais de aglomeração, higienização das mãos e, quando possível, manter-se a uma distância segura de outras pessoas. São ações simples, que, aliadas à vacinação, serão capazes de barrar novas altas nos casos de covid-19, garantirão um São João mais seguro aos sergipanos”, explicou a parlamentar.

Luciano Pimentel I – Ciente da necessidade de realizar a recuperação da malha asfáltica da Rodovia Leudes Alves dos Santos (SE-204), que liga os municípios de Japoatã e Neópolis, o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) apresentou na Assembleia Legislativa a indicação nº 583/2022, que solicita a execução da Operação Tapa-Buraco nesta via. De acordo com o parlamentar, durante suas viagens ao interior sergipano, ele observou que a rodovia necessitava de manutenção. Essa percepção foi confirmada posteriormente por munícipes de Neópolis.

Luciano Pimentel II – “Enquanto deputado, é meu trabalho dialogar com a população para identificar problemas e buscar soluções através das nossas proposituras. Nesse sentido, a partir da conversa com amigos neopolitanos, percebi que a SE-204 realmente precisa de melhorias em sua estrutura para facilitar o escoamento das produções e, principalmente, garantir mais segurança e conforto para os condutores que utilizam essa rodovia”, destaca Luciano Pimentel. Aprovada a indicação segue para apreciação do Governo de Sergipe e do DER-SE.

Danielle Garcia I – A delegada Danielle Garcia (Podemos), pré-candidata a senadora, esteve na Câmara de Lagarto, para uma reunião com os vereadores. O objetivo foi ouvir as opiniões dos parlamentares sobre as demandas e desafios enfrentados pelo município. “O municipalismo é uma das bandeiras que defendemos e o Legislativo Municipal deve receber toda a atenção quando tratamos deste tema. São os vereadores que mais estão próximos da população, acompanhando diariamente os problemas e buscando soluções. Por isso estamos buscando esse diálogo constante com os parlamentares”, afirmou a pré-candidata.

Danielle Garcia II – Danielle Garcia defendeu ainda o fortalecimento dos municípios. “Pois os cidadãos vivem nos municípios e neles buscam serviços básicos essenciais na saúde, educação e diversas outras áreas”, salientou. “E é justamente por isso que defendemos a necessidade de ampliação da fatia dos recursos destinados aos municípios, para que possam garantir mais qualidade de vida para a população”, complementou Danielle Garcia.

TCE – A cultura e as tradições nordestinas tomaram conta do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) quando a Corte promoveu uma celebração junina por meio do seu setor de Cerimonial. Com a presença expressiva de colaboradores, a ocasião transformou o Espaço Cultural da Casa em um verdadeiro arraial, que contou com animação de trio de pé de serra, comidas típicas e apresentação da quadrilha junina Século XX, uma das mais tradicionais do estado.

 Flávio Conceição – O presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, ressaltou a importância da retomada dos festejos presencias. “A festa de São João é uma tradição também do Tribunal, e este ano volta com mais alegria depois de uma pausa de dois anos”, disse o conselheiro.

Adirailson Aragão – Líder da quadrilha Século XX, Adirailson Aragão garantiu a animação ao lado dos componentes da companhia de dança nordestina. “Voltar os festejos e começar por aqui, pelo TCE, mostra que voltamos as coisas boas, que as coisas ruins ficaram no passado”, enfatizou o quadrilheiro.

Edna Queiroz – A analista de Controle Externo II, Edna Queiroz, demonstrou sua alegria com a manhã junina. “Poder encontrar os colegas é muito bom. Hoje contemplamos a alegria que o mês de junho traz com essa integração”, finalizou.

Waldson de Muribeca – Apaixonado por Muribeca, sua terra, Waldson de Dina não abandona as tradições culturais de sua região. Seu compromisso é manter vivo o estilo de sua avó, que viveu intensamente seus 104 anos, construindo uma grande família, com filhos, netos e bisnetos no povoado Visgueiro. Dina cuidou e deu conselhos a várias pessoas da região e era muito respeitada pela simplicidade no jeito de ser. Waldson tem percorrido o município incentivando diversas manifestações culturais durante os festejos juninos.

Alô Laranjeiras! – O vereador Adriano Carvalho, que já está em seu terceiro mandato e é o atual vice-presidente da Câmara Municipal, foi eleito o novo presidente da casa legislativa para comandar os trabalhos no período de 1º janeiro de 2023 até 31 de dezembro de 2024. Diversos políticos e lideranças locais prestigiaram a sessão, entre elas, o prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca).

Nova Mesa – Com a eleição, a mesa-diretora a partir do próximo ano será composta da seguinte maneira: Adriano Carvalho (Presidente), Luciano dos Santos (Vice-presidente), Edvaldo Xavier – Neguinho de Carmem (1º Secretário) e José Carlos Sizino Franco – JJ (2º Secretário). Após a vitória, Adriano Carvalho fez um discurso de agradecimento na tribuna.

Adriano Carvalho – “A partir de 1º de janeiro, estarei assumindo o comando desta casa, mas, como todos já me conhecem aqui, venho para somar e trabalhar com compromisso e transparência em prol dos vereadores, servidores e da população. A união de grupo é fundamental. Sei que este desafio não será fácil, porém vou encarar com garra e determinação. Por isso, agradeço a todos os vereadores pelo voto de confiança, já que fui eleito por unanimidade”, disse Adriano Carvalho.

Deca do Cacumbi – A coluna registra a lamentação e o apelo do comunicador e grande artista sergipano Irineu Fontes, anunciando o falecimento de seu amigo e Mestre, Deca do Cacumbi, de Laranjeiras. “Uma figura muito importante para Laranjeiras e para esse Estado sem memória e sem valorização da nossa cultura popular; mais uma história se vai. Seria muito importante que o governo do Estado desengavete a Lei dos Mestres do Estado aprovada no Conselho Estadual de Cultura e mande para Assembleia para ser aprovada e sancionada pelo governador. Vamos tratar melhor nossos Mestres e a nossa cultura popular”.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com