Federação PSDB/Cidadania “monta” palanque com Alessandro e Amorim

De olho nas eleições que se aproximam, e nas regras eleitorais impostas para o pleito, PSDB e Cidadania anteciparam a decisão por uma Federação nacional entre as legendas, muito bem antes do prazo estimado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de 31 de Maio. Possivelmente a “pressa” tenha surgido dos próprios parlamentares das duas legendas, que aguardam a abertura da “janela eleitoral” (3 de Março) para definirem se ficam em seus partidos ou se migram para outros.

E essa “ferramenta” que se transformou a Federação tem impacto direto nos Estados e Municípios brasileiros. Em Sergipe, por exemplo, a confirmação “monta” para as eleições deste ano um palanque eleitoral unindo os agrupamentos do senador Alessandro Vieira (Cidadania) e do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB). O primeiro tem colocado seu nome à disposição da opinião pública para disputar à presidência da República pelo seu partido. Seu nome também é muito especulado como pré-candidato ao governo do Estado.

Já Eduardo Amorim tem anunciado, publicamente, que pretende disputar a cadeira de senador da República. Há quem acredite que ele possa disputar um mandato de deputado federal. Com a Federação formalizada, Alessandro e Amorim terão que caminhar juntos não apenas em 2022, mas também pelos próximos quatro anos, conforme a nova legislação eleitoral. Resta saber se Alessandro seguir disputando a presidência e com Amorim ao Senado, quem será o pré-candidato a governador do agrupamento.

Por sua vez, tanto Alessandro quanto Amorim podem “descontinuar” essa aliança política agora em Março, mais precisamente até 1º de abril, quando fecha a janela eleitoral que permite a troca de partido sem qualquer risco de penalidade. Caso permaneçam filiados em suas respectivas, de Abril em diante a composição estará consolidada. Agora o fato curioso continua sendo a disputa pelo Palácio do Planalto.

Alessandro Vieira mantém sua pré-candidatura a presidente, pelo Cidadania, mas os tucanos já trabalham a pré-candidatura do governador de São Paulo, João Dória (PSDB). Um dos dois terá que recuar nos próximos meses, dentro dessa Federação que está sendo formalizada. Até o fechamento desta coluna, nem Alessandro e nem Amorim haviam se manifestado sobre a “nova aliança”. Vale lembrar aos políticos de Sergipe que este é apenas um dos “exemplos”, do que teremos pela frente…

Veja essa! – Com a Federação entre o Cidadania e o PSDB já se sabe que o senador Alessandro Vieira e o ex-senador Eduardo Amorim, caso não troquem de legenda na janela eleitoral que se abre dia 3, estarão no mesmo palanque em Sergipe, nas eleições deste ano.

E essa! – Alessandro mantém o projeto nacional, mas seus aliados não descartam que ele possa disputar o governo de Sergipe. Amorim tem declarado que pode disputar o Senado. Para “completar a chapa”, basta aguardar a definição do pré-candidato a vice-governador.

Danielle Garcia I – Com a Federação entre Cidadania e PSDB, abre-se um questionamento: com Eduardo Amorim disputando o Senado, como fica a situação da delegada Danielle Garcia, presidente estadual do Podemos, e que também tem seu nome ventilado como pré-candidata à senadora?

Danielle Garcia II – O questionamento tem pertinência partindo do princípio que, há alguns anos, Danielle vem alinhada, politicamente, com o grupo do senador Alessandro Vieira. Ela também é cotada para disputar um mandato de deputada federal ou deputada estadual. E agora?

Adir Machado – Como perguntar também não ofende, e como fica o pré-candidato a senador pelo Cidadania, Adir Machado? Com a Federação e a aliança com o PSDB, tendo Eduardo Amorim com disposição para tentar voltar ao Senado? É o “jogo político” em plena ebulição…

MDB & Podemos – Falando em Danielle Garcia, por exemplo, há uma corrente defendendo em Brasília (DF) uma Federação do MDB, do ex-governador Jackson Barreto, com o Podemos da delegada. Certamente não há “espaço” para os dois na mesma legenda. Nesse contexto, a presidenciável Simone Tebet (MDB) recuaria para apoiar o pré-candidato a presidente Sérgio Moro.

MDB & União Brasil – Outra possibilidade em discussão na capital federal está em uma Federação entre o União Brasil (fusão do DEM e do PSL) e o MDB. Neste caso, teríamos uma disputa acirrada pelas vagas para deputado federal e estadual com nomes conhecidos como André Moura, Fábio Reis, Luciano Bispo, Garibalde Mendonça, Goretti Reis, Christiano Cavalcante, Neto Guimarães, Marival Santana e Marcelo Sobral, dentre outros.

Henri Clay I – O pré-candidato a governador de São Paulo, Guilherme Boulos, e o presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, qualificaram a pré-candidatura de Henri Clay ao Senado como um projeto de grande importância estratégica para o propósito de reconstrução do país.

Henri Clay II – Henri Clay esteve presente ao ato “Direito ao futuro: diálogos do PSOL para reconstruir o Brasil” ao lado de Boulos, Juliano Medeiros e diversas lideranças da esquerda, como Gleisi Hoffmann (PT), a Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Freixo (PSB), Alessandro Molon (PSB), entre outros.

 Prioridade nacional – “A pré-candidatura de Henri Clay para senador já é prioridade nacional do Psol em virtude da sua viabilidade eleitoral e dos compromissos políticos que essa pré-candidatura representa para a reconstrução do Brasil e para o resgate dos direitos sociais e da soberania nacional”, disse Boulos.

Guilherme Boulos – Para ele, a possível união da frente ampla de esquerda em Sergipe é histórica e pode se tornar uma grande referência nacional. “Henri Clay é firme, tem história de lutas sociais e democráticas, além de qualidade e compromisso para representar o projeto democrático, progressista e popular do Psol”.

Juliano Medeiros – O presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, também enfatizou a pré-candidatura. “Henri Clay é combativo advogado dos trabalhadores, foi presidente da OAB de Sergipe por três mandatos e teve expressiva votação nas eleições passadas para o Senado com 110 mil votos, sendo o segundo mais votado em Aracaju. É um nome de credibilidade que agrega forças sociais e políticas progressistas”.

 Forças populares – “O momento é de unir as forças sociais e políticas progressistas para reconstruir o Brasil. É alarmante a situação caótica de necessidades básicas do povo sergipano e brasileiro. É o pacto de união das forças populares e progressistas que derrotará Bolsonaro e mudará Sergipe. Quero ser candidato a senador para defender os direitos do povo e reconstruir nosso país”, afirma Henri Clay.

Republicanos I – O partido Republicanos está se fortalecendo no estado e tudo indica que será uma das maiores siglas em Sergipe. O Republicanos já conta com a filiação do ex-prefeito de Canindé de São Francisco e ex-deputado federal, Pastor Heleno; e o ex-deputado federal Jony Marcos; e deve anunciar a filiação de importantes quadros nos próximos dias.

Republicanos II – Os deputados federais Gustinho Ribeiro e Fábio Henrique irão fazer parte do Republicanos e deverão anunciar a mudança em breve. A expectativa é que o partido faça, no mínimo, dois deputados federais. Além disso, o partido vem filiando pré-candidatos a deputado estadual e a espera que sejam eleitos três deputados para a Assembleia Legislativa. Essa rearrumação dará maior tempo de TV e rádio no horário eleitoral e maior estrutura para os candidatos.

André e a gratidão I – André Moura tem se posicionado como homem de grupo e não é segredo a sua relação com lideranças que sempre estiveram do seu lado. Seu mais recente gesto foi realizado na última sexta-feira (18), ao levar o presidente da Federação dos Municípios de Sergipe para seu maior reduto eleitoral, Japaratuba, onde atualmente sua esposa é prefeita.

André e a gratidão II – Lá, André declarou em alto e bom som frente a todos os presentes: “tenha certeza que aqui somos uma grande família e, a partir de hoje, você faz parte desta família”. O gesto indica apoio do grupo de André em Japaratuba para Cavalcante, que é declaradamente pré-candidato a deputado estadual. Se havia alguma dúvida sobre a relação de gratidão e lealdade entre os dois, Japaratuba foi a resposta.

André e a gratidão III

Para quem não se lembra, Cristiano já foi prefeito de Ilha das Flores (135km de Aracaju) e sempre teve uma relação muito próxima com André Moura, chegando a acompanhá-lo durante sua campanha ao senado em atos em todo o Estado. Atualmente, Cristiano também se posiciona claramente em favor de André, aguardando pacientemente sua definição de qual candidatura seguir (se para o senado ou para deputado federal) e apoiá-lo, juntamente com boa parte do agrupamento que segue, atualmente sua liderança.

Olha a Renascer! – Em depoimento prestado por um ex-terceirizado da Fundação Renascer, o mesmo confessou receber valores em mãos (espécie) e como se não bastasse, com valor menor do que o acertado com a cúpula do órgão. Informou também que o órgão é um verdadeiro desastre!

Exclusiva! – Ainda segundo o denunciante uma servidora comissionada, que hoje atua como fiscal de contratos, atesta o que é, e o que não é devido, supostamente para manter o cargo e alguns benefícios indevidos a exemplo do adicional de periculosidade! Garantiu por fim, que essa servidora já trouxe um enorme prejuízo aos cofres públicos por negligencia ao perder prazo judicial!

Periculosidade – Sobre o recebimento da periculosidade, este espaço entende que talvez esse benefício se justifique pelos riscos que estão correndo, tanto de quem concedeu o benefício quanto da própria servidora! Ela faz jus à periculosidade, bem como, o Movimento Polícia Unida em decorrência dos riscos para realização de suas atividades! Sei não, viu!

Ecojan I – O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), através da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), promoverá na próxima quinta-feira (24), o curso de Atualização na Lei de Improbidade Administrativa pela Lei n°14.230/2021. A capacitação será transmitida pelo canal da Ecojan no Youtube, das 9h às 12h.

Ecojan II – A Lei de Improbidade passou por modificações recentes, o que gerou a necessidade de atualização, especialmente, em servidores dos Tribunais de Contas e de órgãos jurisdicionados que utilizam a Lei em seu trabalho. Para ministrar aula sobre o tema, a Escola convidou Henrique Ribeiro Cardoso, promotor de Justiça titular da Fazenda Pública em Sergipe (MPE/SE) e doutor em Direito, Estado e Cidadania.

Ecojan III – De acordo com o promotor, “o modo de abordagem dessa Lei mudou de maneira muito séria, então, a forma de atuação dos órgãos de controle também deverá mudar na mesma medida. O objetivo do curso é, basicamente, trazer as novidades partindo da estruturação anterior até chegar na estruturação atual”. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no site da Ecojan.

Alô Capela! – Em cumprimento a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), o colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) aprovou no Pleno de quinta-feira (17), o Ato Deliberativo nº 992, que determina o repasse de créditos tributários remanescentes do ICMS e do extinto ICM, do ano de 2012.  Conforme ficou definido, o município de Capela receberá parte da quota de ICMS relacionada ao Valor Adicionado informado pela empresa Vale Fertilizantes S/A, até então exclusiva do município de Rosário do Catete.

Ulices Andrade – “Em síntese, o Judiciário determinou que haja uma retirada de 0,8% nessa cota de ICMS do município de Rosário, que passará para o município de Capela; o que fizemos foi cumprir essa decisão”, explicou o conselheiro Ulices Andrade, vice-presidente do TCE e relator da matéria. Dessa forma, foi alterado o anexo do Ato Deliberativo nº 823/2012, por meio do qual o TCE havia deliberado pela atribuição das quotas apenas ao município de Rosário do Catete. Conforme a decisão do TCE, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) deverá entregar a parcela pertencente a cada município mediante crédito em conta individual.

TCE/SE e TCE/AL – A realização de ações pedagógicas voltadas a gestores e técnicos dos municípios sergipanos e alagoanos foi debatida, em Maceió, durante encontro envolvendo o presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, e o presidente do TCE de Alagoas (TCE/AL), Otávio Lessa, com participação do conselheiro Carlos Pinna.

Carlos Pinna I – “A ideia é fazermos um novo projeto, recomeçar os nossos encontros para treinamento dos servidores e provavelmente vamos fazer isso no fim do mês de maio próximo”, destacou Pinna, lembrando que os treinamentos poderão ocorrer de forma virtual ou mista, a depender da continuidade da pandemia.

Carlos Pinna II – Idealizador da ação, o conselheiro observa que o estado de Alagoas, além de vizinho, tem diversas similaridades com Sergipe, a exemplo da dimensão territorial. “Além disso, o TCE de Alagoas é um grande parceiro e tem sido um participante até das nossas atividades virtuais que foram realizadas durante a pandemia, através do seu presidente, conselheiro Otávio Lessa, que é um excelente quadro dos Tribunais de Contas do Brasil”. Ainda segundo ele, a formalização do convênio que irá viabilizar os treinamentos deverá ocorrer em breve.

Olha a feira! – A partir da próxima semana entraremos no período da quaresma e observamos que teremos mariscos e demais mantimentos usuais no período, sendo comercializados de forma indevida nas feiras livres da capital! Alô MP! Alô vigilância sanitária! Alô secretarias de saúde do Estado e do Município!

Bomba! – Uma situação envolvendo uma “autoridade pública” e uma empresa detentora de uma usina, com detalhes minuciosos, serão divulgados nas próximas edições! Tirado a “Senhor da Razão”, o rapaz “em fim de feira” parece desesperado para acelerar os “movimentos” e vem sendo barrado pelo empresário, que confessa ter suportado até agora a conversa embaçada por falta de opção, mas entende que de agora para frente é “pé no freio”! Vôte!

Maria Mendonça I – Através de Moção de Aplausos, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) prestou homenagem ao estudante Filipe Nunes Rezende, que acertou todas as questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021). O estudante do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, em Itabaiana, alcançou a nota 953.1, média máxima da edição, sendo o único da rede pública de ensino de todo o Brasil a gabaritar as 44 questões da prova de matemática. A Moção é extensiva a todos os que compõem a unidade educacional, por intermédio da diretora Elizama Silveira Santos Moraes.

Maria Mendonça II – “Se nós estamos orgulhosos? Imagina termos um estudante da rede pública estadual alcançando a média máxima em um processo extremamente competitivo que, de alguma forma, testa competência e habilidades dos candidatos! É muito inspirador. Além de cumprimentar o Filipe, quero me congratular com os pais, demais familiares e todos os que compõem o Colégio, bem como os seus professores e ex-professores”, disse a deputada.

Maria Mendonça III – Maria destacou que, em vários momentos, estudantes sergipanos da rede pública de ensino têm se destacado em diversos processos. “Isso nos faz ratificar a certeza de que a educação é o caminho para a transformação social. Investir no ensino público de qualidade é, sem dúvida, permitir o acesso a outros níveis de conhecimento”, disse, ressaltando o seu entusiasmo com a juventude que “ousa, que investe, que empreende, inventa, reinventa e faz diferença em seu meio”.

 Joaquim da Janelinha I – Atendendo ao convite dos moradores do Conjunto Residencial Senador José Eduardo Dutra, localizado no Bairro Porto D’antas, o vereador Joaquim da Janelinha (PROS) esteve na localidade e, segundo ele, enfatizando a marca do seu mandato, foi mais uma vez fazer o elo entre o poder executivo e às comunidades. Sendo assim, em roda de bate-papo, escutou e pontuou quais as reais necessidades do conjunto.

 Joaquim da Janelinha II – “Estaremos levando demandas na área da educação, saúde, transporte e trânsito; iluminação pública; entre outros. Fui muito bem recebido por todos os presentes, e, em nome de Caribé e Eliane, gostaria de agradecer todo o carinho e confiança a mim depositados. É mais uma região de nossa Aracaju que estamos abraçando, isso porque legislamos para toda capital – da zona norte à sul”, concluiu o parlamentar.

Alô Lagarto! – Diversos professores ligados ao SINTESE tomaram a prefeitura de Lagarto em forma de protesto essa semana, cobrando o pagamento do reajuste salarial de 33,24%, negado pela prefeita Hilda Ribeiro. Segundo o SINTESE, a categoria recebeu uma proposta de reajuste de 19%, muito abaixo do que é de direito da classe.

Fundeb – Ainda de acordo com o sindicato, a gestão municipal alega dificuldades financeiras, mas os dirigentes sindicais e a comissão de negociação provaram que não há qualquer obstáculo financeiro para o cumprimento da Lei 11.738/2008, que estabelece o reajuste. Os professores garantem que os repasses do FUNDEB para o município de Lagarto, de 01 a 16 de fevereiro de 2022, totalizam R$ 6.854.016,26. Este valor já é praticamente o mesmo valor recebido em todo mês de fevereiro de 2021. E ainda haverá de 2 a 3 repasses até o fim de fevereiro.

Manifestação – Diante do que eles consideram má vontade da gestora de Lagarto, não restou outra alternativa aos professores senão realizar a manifestação de dentro do prédio da prefeitura, ao lado do gabinete da prefeita, e chamar atenção da imprensa e da população para o fato.

Sérgio Reis – No sábado (19), através das suas redes sociais, o presidente do MDB de Sergipe, ex-deputado Sérgio Reis, defendeu o reajuste de 33,24% aos professores do município de Lagarto, que a prefeita Hilda não quer pagar ao magistério. “É preciso valorizar o magistério do município de Lagarto, pagando o reajuste de 33,24%, estipulado em lei, a exemplo de outros municípios sergipanos”, disse Reis.

Coração Valente I – Desde que anunciou a pré-candidatura ao Senado Federal, o ex-jogador e empresário Washington Coração Valente, virou alvo de partidos políticos que desejam fortalecer o agrupamento visando as eleições em outubro deste ano. No total, ele conversou com membros de 11 partidos. São eles: PSD, Patriotas, PROS, Republicanos, PMN, PL, PP, PSB, PSC, Podemos, além do extinto DEM. Apesar do diálogo, o empresário ainda não definiu a nova sigla partidária em Sergipe. O prazo para filiação no TRE acaba no dia 02 de abril.

Coração Valente II – Washington se filiou ao PDT em setembro de 2011 após oito meses de aposentadoria no Fluminense. Um ano depois foi eleito o vereador mais votado em Caxias do Sul-RS, e em 2018 assumiu o cargo de deputado federal por três meses. Em 2019, trabalhou como secretário Nacional do Esporte a convite do presidente Bolsonaro, mesmo ano que deixou o PDT.

Coração Valente III – Residente em Aracaju desde 2017, o pré-candidato ao senado deve anunciar o destino nos próximos dias. Washington tem menos de dois meses para decidir o novo partido, segundo a legislação eleitoral. Durante entrevista a uma emissora de rádio esta semana, ele pregou cautela na hora de tomar a decisão final. “Tivemos várias reuniões desde o ano passado até hoje, mas não adianta pressa. A escolha de uma agremiação política é como se fosse uma cobrança de pênalti, ou seja, não posso vacilar”, comparou o ex-jogador.Amamentação I – Segundo a Organização Mundial de Saúde, a amamentação é um dos investimentos mais eficazes que um país pode fazer para garantir uma população mais inteligente e saudável. A amamentação é um dos momentos mais importantes para aumentar o laço afetivo entre mãe e filho, com grandes vantagens para ambos. O leite materno dado ao bebê após o parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.

Amamentação II – Para a criança, também há ganhos. Protege contra doenças, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala, proporciona melhor desenvolvimento e crescimento, além de ser um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.

 Gracinha Garcez I – Tendo o aleitamento materno como a principal pauta de uma reunião ocorrida com a Dra Débora Leite, pediatra, neonatologista e consultora internacional em aleitamento materno (IBCLC), a deputada estadual Gracinha Garcez ouviu o relato da especialista que reforçou a importância desse alimento para os primeiros meses de vida do bebê. “Fiquei impressionada em relação à quantidade de benefícios que o leite materno traz para o recém-nascido, protegendo-o de várias doenças e tornando-o uma criança saudável e inteligente”, disse a parlamentar.

 Gracinha Garcez II – O objetivo dessa visita foi o de conhecer também uma minuta de um Projeto de Lei para incentivar as maternidades públicas de Sergipe a alcançarem o título de “Amigo da Criança”, que são referência em qualidade e humanização do atendimento durante todas as etapas da gestação, parto e nascimento e período neonatal precoce. “Coloquei o nosso mandato à disposição dessa iniciativa, sendo que nossa assessoria jurídica irá analisar a minuta do Projeto de Lei para que possamos discutir, inicialmente, na Comissão de Saúde da Assembleia para, posteriormente, ser apresentado para votação. Seremos uma grande incentivadora dessa causa com o objetivo de estimular o aleitamento materno em todo o estado”, garantiu Gracinha.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com