Com o fechamento da “janela partidária” na última sexta-feira (1º), de pronto, a primeira análise que pode ser feita do cenário político, em Sergipe e no País, é que as filiações registradas fortaleceram o pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que buscará a reeleição. O primeiro tem o apoio do agrupamento liderado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) e, por enquanto, ganhou muito mais adesões do que teve perdas de apoio.

Quando alguns setores apostaram em um rompimento político com o PDT e o prefeito Edvaldo Nogueira, uma grande articulação dentro do bloco favoreceu pelo entendimento, tanto que os pedetistas estão com chapas para deputado federal e deputado estadual bastante fortalecidas, com a filiação de aliados governistas. Há inclusive a possibilidade de Edvaldo indicar o nome para compor a chapa como candidato a vice-governador.

O “bloco” do MDB formado pelos deputados estaduais Luciano Bispo e Garibalde Mendonça, além do ex-governador Jackson Barreto, também caminha com Mitidieri. Os dois primeiros se filiaram no PSD e no PDT, respectivamente; já JB, que ainda mantém o desejo de se candidatar ao Senado, dá sinais de recuo sobre um possível apoio a Rogério Carvalho (PT) que teria seu projeto prejudicado, caso Valmir de Francisquinho (PL) confirme sua pré-candidatura a governador.

Além do PSD, do PDT e da turma que deixa o MDB, Mitidieri conta com o apoio do fortalecido PP de Laércio Oliveira; do Republicanos; e do União Brasil; sem ainda descartar o PL e o Solidariedade, a depender do projeto do ex-prefeito de Itabaiana. Em síntese, o pré-candidato da situação conta com a maior estrutura e o maior aporte político defendendo seu projeto e, considerando o histórico das eleições estaduais em Sergipe, esse tem sido o grande diferencial a cada quatro anos…

Já no cenário nacional, não se pode negar tanto a evolução positiva da popularidade do presidente Jair Bolsonaro, como também o fortalecimento de sua base política. Enquanto os partidos que dão sustentação a um possível retorno do ex-presidente Lula (PT) perderam “cadeiras” no Congresso Nacional, durante a janela partidária, as legendas que apoiam a reeleição de Bolsonaro estão ainda mais “robustas”, a exemplo do PL, PP e dos Republicanos.

Para se ter uma ideia, os três partidos tinham 116 deputados federais filiados e, após a janela partidária, as legendas somam agora 180 parlamentares na base do governo federal. Levando em consideração outras legendas próximas, o presidente fica com maioria tranquila na Câmara dos Deputados. Ainda faltam seis meses para a eleição, mas, com o fechamento da “janela”, os números provam que Mitidieri em Sergipe e Bolsonaro em BSB estão mais fortalecidos…

Veja essa! – Ainda fazendo mistério se disputa o governo ou se vai em busca de um mandato proporcional (deputado federal ou deputado estadual), o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho coloca em risco o projeto político do pré-candidato Rogério Carvalho (PT). Hoje, Valmir entrando na disputa, há uma polarização com Fábio Mitidieri para o governo.

E essa! – A saída de quadros históricos do PT para disputar a eleição proporcional por outras legendas está colocando mais pressão sobre as pretensões de Rogério Carvalho. Nos bastidores a leitura é que o bloco só deve fazer um deputado federal (possivelmente João Daniel) e pouquíssimos estaduais (a depender do desempenho nas urnas). Mesmo sem manifestações públicas, alguns aliados falam em “reflexão”…

Alessandro Vieira – Cenário difícil também para o bloco (PSDB/Cidadania/Podemos) liderado pelo senador Alessandro Vieira. Sem nomes competitivos e mais “conhecidos”, a disputa para deputado federal está ficando bastante prejudicada. E, para deputado estadual, cinco nomes se sobressaem: Georgeo Passos, Kitty Lima, Samuel Carvalho, Sheyla Galba e Ricardo Marques. A aposta é para tentar eleger (ou reeleger) dois deputados.

Atrás de Valmir? – A informação é que o senador Alessandro Vieira e a delegada Danielle Garcia teriam buscado pessoas próximas ao ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho para propor o apoio do agrupamento caso Valmir deseje disputar o governo. Agora, como perguntar não ofende, com Valmir filiado no PL de Bolsonaro, então é exagero dizer que Alessandro Vieira estaria no palanque do presidente da República?

Exclusiva! – Dentro dessas conversas ventilou-se a possibilidade de Danielle Garcia ser a pré-candidata a senadora de Valmir de Francisquinho, ambos com o apoio de Alessandro Vieira. Só que nessa “conta” também precisa encaixar o médico Eduardo Amorim, que está disposto a disputar o Senado Federal. Alguém sobra aí, ou não?

PL – O terá o empresário José Carlos Machado disputando um mandato de deputado estadual com o radialista Gilmar Carvalho, que disputará a reeleição; para federal, além do deputado Tallyson de Valmir, o partido vem com o já deputado Bosco Costa, o deputado Zezinho Guimarães, e o ex-prefeito de Frei Paulo, Zé Arinaldo.

Adir Machado no PL – Atendendo ao convite do presidente do PL, Valmir de Francisquinho, o advogado Adir Machado assinou ficha de filiação ao Partido Liberal para disputar uma das oito vagas de Sergipe na Câmara dos Deputados. A confirmação aconteceu na sexta-feira (1º), na sede do PL/SE, com a presença do presidente. O advogado deixou o partido Cidadania, onde seria pré-candidato a senador da República.

Filiações no PV – A sexta-feira (1º) também foi marcada por filiações no Partido Verde, que vai apoiar a pré-candidatura de Rogério Carvalho (PT) para governador. Chegaram o deputado estadual Ibrain de Valmir e o vice-prefeito de São Cristóvão, Paulo Júnior. O PV compõe federação para o pleito de 2022 com o Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Ibrain de Valmir – “Estou muito feliz com o convite feito a mim e ao meu pai, agradeço a Reynaldo Nunes e aos demais colegas pela indicação do nosso nome na sigla. Em especial agradeço ao nosso Senador Rogério Carvalho, que vem conversando, nos incentivando e nos mostrando que Sergipe pode mais”, disse Ibrain em seu discurso de filiação.

Kaká no União – O empresário Kaká Santos será candidato nas eleições de 2022. Kaká se filiou ao União Brasil de olho em uma cadeira na Alese (Assembleia Legislativa de Sergipe), visando fortalecer a região Sul e Centro-Sul do Estado. “Estou certo da minha capacidade e amadurecimento, para bem representar nossa querida Tobias Barreto. Tenho enfrentado grandes desafios, mas com empenho, coragem e determinação os mesmos serão superados”, disse Kaká.

Alô Aquidabã! – No decorrer dessa semana foram várias as manifestações de “acompanhantes” da pré-candidatura da esposa do prefeito de Aquidabã! A revolta está se aflorando no meio! Compromissos não cumpridos, credibilidade abalada, parceiros se encolhendo, correligionários insatisfeitos, são sintomas que levam a um descompasso do que se via a pouco tempo em relação a uma perspectiva nada entusiasta! Parece que “azedou”…

União Brasil I – O União Brasil, liderado por André Moura em Sergipe, filiou nessa sexta-feira (1º) o deputado federal Fábio Henrique; o deputado estadual Rodrigo Valadares; o prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas; e Antônio Nery de Tobias Barreto que, junto com Yandra Barreto e Gedalva Umbaubá, devem compor a chapa para deputado federal.

União Brasil II – Já na chapa para deputado estadual o União Brasil liderado por André Moura ratificou os nomes de Marcelo Sobral de Itaporanga; Marival Santana de Simão Dias; Ana Alves (filha do ex-governador); Cristiano Cavalcante de Capela e Ilha das Flores; Edjan do Santa Maria; Kaká Santos de Tobias Barreto; e Misael Dantas de Estãncia.

PDT – Por sua vez, o PDT, liderado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, filiou os deputados estaduais Maria Mendonça, Garibalde Mendonça e Zezinho Sobral; o desportista Milton Andrade também foi e comenta-se que mais parlamentares estaduais estão chegando no “apagar das luzes”.

PSD – O partido do pré-candidato Fábio Mitidieri filiou o cantor Danielzinho, Aloizio Viana de Simão Dias, o ex-deputado Adelson Barreto, a deputada estadual Janier Mota, o deputado Luciano Bispo, o deputado Francisco Gualberto, além do deputado federal Fábio Reis. Vale lembrar que a legenda mantém os deputados Goretti Reis, Jeferson Andrade, Maísa Mitidieri e Adailton Martins.

MDB – A Comissão Executiva Nacional do MDB se reuniu e decidiu, por unanimidade, decretar a intervenção no Diretório do partido em Sergipe. Inclusive, uma Comissão Interventora foi nomeada e terá poderes de organizar e dirigir o partido, para formalizar acordos políticos. A Executiva Estadual do MDB está sendo notificada e terá um prazo de oito dias, caso entenda ser necessário, para apresentar qualquer tipo de defesa. Wellington Salgado (MDB/MG) seria o presidente interino por 30 dias; é possível que a intervenção tenha partido de Sergipe, mas é aguardar a resposta do presidente Sérgio Reis nos próximos oito dias…

Debate na rádio – Na próxima terça-feira (5), das 19 às 21 horas, o programa “Falando Sério”, na FM JORNAL, com apresentação de Edirani Santos e Rubens Filho, promoverá um debate sobre a relação do governo do Estado com o funcionalismo público entre o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) e o coordenador do DIEESE, o economista Luís Moura.

Abril Azul – Durante todo o mês de abril, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) vai se somar às iniciativas de conscientização sobre o autismo. Anunciada pelo conselheiro presidente, Flávio Conceição, na sessão plenária, a ação da Corte é motivada pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo – 2 de abril.

Flávio Conceição – “Apesar de eventualmente terem dificuldades de interação social, os autistas fazem parte da sociedade e têm os mesmos direitos de todos; é importante que as pessoas conheçam mais sobre o tema como forma de diminuir a discriminação”, destacou o conselheiro presidente, Flávio Conceição.

Ações – As ações internas no Tribunal já tiveram início com a exibição de uma nova imagem na área de trabalho dos computadores do órgão. Elaborada pela Diretoria de Comunicação (Dicom), a ilustração destaca a analista de controle externo II, Priscila Boaventura Soares Vieira, e seu filho, Joaquim Boaventura Soares Vieira.

Priscila Boaventura – “Estou realmente muito emocionada e feliz pelo reconhecimento da necessidade de conscientização sobre o autismo pelo Tribunal de Contas do meu Estado, ao qual estou vinculada como servidora efetiva! Como mãe, orgulhosa pela homenagem ao meu filho lindo, gentil, inteligente e autista!”, ressalta a servidora do TCE.

Palestra – Ainda no mês de abril, a fachada da Corte ficará iluminada na cor azul. Além disso, haverá uma palestra voltada aos servidores sobre diversos aspectos do autismo, a exemplo de suas características e necessidades de diagnóstico precoce.

 TEA – O autismo, ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é caracterizado pelo desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade.

ABIH – A nova diretoria para o biênio 2022/2024 da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) tomará posse em solenidade a ser realizará nesta segunda-feira (4), às 19h30, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A nova mesa diretora é composta pelo presidente, Prof. José Wilson, do Hotel Vidam; a vice-presidente, Raira Freitas, do Hotel Resort Makai; a segunda vice-presidente, Raquel Queiroz, do Recanto da Orla; a diretora administrativa, Kátia Sandra Pimentel do Xingó Parque Hotel; o vice-diretor administrativo, João Menezes, do Hotel Arcus; o diretor-financeiro, João Paulo de Andrade, do Hotel Del Mar; e o vice-diretor financeiro, Alexandro de Oliva, do Hotel Aquários.

José Wilson – O Prof. José Wilson assume o comando da ABIH-SE no período de retomada da economia após pouco mais de dois anos da pandemia da Covid-19, o que torna o mandato ainda mais desafiador. Mas para encarar as dificuldades, o presidente eleito enfrenta as adversidades como um estímulo para alavancar o destino Sergipe. “Para isso, já temos traçado o Plano de Gestão, que contempla ações de investimento na formação do empreendedorismo hoteleiro, voltado para os empresários do segmento e a formação técnica operacional dos hotéis de pequeno, médio e grande porte”, disse.

Entidades Municipalistas I – Aconteceu na capital sergipana, o 5º Encontro de Entidades Estaduais Municipalistas do Nordeste, intitulado de “Nordeste Unido pelo Desenvolvimento”. O evento foi acolhido pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), e reuniu presidentes das entidades estaduais municipalistas do Nordeste, com o objetivo de discutir pautas de fomento ao desenvolvimento dos municípios da região.

Entidades Municipalistas II – A programação incluiu debates sobre o panorama da exploração do gás no Brasil, apresentado pelo deputado federal Laercio Oliveira; apresentação do prefeito de Indiaroba/SE, Adinaldo Nascimento, sobre ações inovadoras implantadas para fomentar a economia do município;  demonstração dos resultados das ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), exibida pelo superintendente da entidade, Marcos Alves Filho; e apresentação panorâmica das parcerias público-privadas (PPPs) no Brasil e a modelagem de  PPP nos municípios.

Alan Andrelino – O novo presidente da FAMES, Alan Andrelino, demonstrou a satisfação em receber no estado de Sergipe, o encontro das entidades estaduais e poder contribuir com as discussões de pautas municipalistas. “Estou muito feliz por estar representando os municípios sergipanos nesta semana municipalista. Recebemos vários presidentes para trocarmos experiências e discutirmos novidades para as políticas públicas”, pontuou o presidente.

 Christiano Cavalcante – O ex-presidente da FAMES, Christiano Cavalcante, destacou o evento como encerramento da semana municipalista, que teve início com a realização da Prosa da FAMES, na sequência a inauguração da sede própria da Federação, encerrando com a realização do Encontro de Entidades Estaduais Municipalistas do Nordeste. “Recebemos os presidentes das Estaduais e discutimos a deliberação da pauta Nordeste, muito importante para o desenvolvimento dos municípios nordestinos, e essa reunião está sendo sediada aqui, em Aracaju, e tem um significado especial para o municipalismo sergipano”, destacou Christiano.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]