Lula luta para não perder apoios do Solidariedade e Força Sindical
Analisando o cenário político do momento e a corrida presidencial, dois fatos marcaram a semana: o primeiro foi a Pesquisa Poder Data, que reduziu em 5% a liderança do ex-presidente Lula (PT) para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscará a reeleição em 2022. Este colunista já, há algum tempo, vem defendendo este cenário de evolução de Bolsonaro e de “estagnação” do pré-candidato do PT e dos partidos de Esquerda.
O “segundo fato” da semana foi o recuo de Paulinho da Força Sindical e do seu Solidariedade em anunciar, oficialmente, o apoio à volta de Lula em 2022. Paulinho botou os petistas “contra a parede” e ameaçou abandonar o projeto e liberar os diretórios estaduais. A “pressão” fez tanto efeito que tanto a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, quanto o próprio Lula usaram suas redes sociais para defender a aliança com Paulinho e o Solidariedade.
A pesquisa do Poder Data foi realizada entre os dias 10 e 12 de abril, foram entrevistas 3 mil pessoas de 322 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erros é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-00368/2022, com um intervalo de confiança de 95%. E a “aproximação” de Bolsonaro preocupou a cúpula do PT e os demais partidos aliados, ainda mais após recentes declarações polêmicas de Lula.
O pré-candidato do PT tem se revelado um tanto “vingativo” e se posicionou a favor de temas polêmicos, como o Aborto, além de criticar o “consumo exagerado” da classe média brasileira. Vale lembrar que, recentemente, o petista defendeu a “regulação” da mídia; na “contramão”, Bolsonaro tem reforçado o discurso em defesa da democracia e das liberdades sociais. Sem contar que tem intensificado a entrega de muitas obras realizadas por seu governo, muitas delas paralisadas e esquecidas por anos.
Já sobre a polêmica envolvendo o Solidariedade, Paulinho da Força Sindical não gostou de ser duramente vaiado pela militância petista quando registrada sua presença no ato que ficou marcado pelo “derretimento” de Geraldo Alckmin (PSB) por Lula. O anúncio de apoio formal de seu partido à pré-candidatura de Lula ocorreria em um ato no próximo dia 3, já cancelado, até que “o PT discuta melhor os termos da aliança com o Solidariedade”. Paulinho não só recuou, como ameaçou liberar os Diretórios…
A verdade é que, um fato “casa” com o outro, ou seja, o crescimento de Bolsonaro e o risco de perder o apoio do Solidariedade estão pressionando a cúpula do PT, que passou a temer pelo insucesso da pré-candidatura de Lula. O cenário político está mudando e, de momento, está mais favorável à reeleição de Bolsonaro do que ao retorno do petista, que começa a perder densidade eleitoral. E o atual presidente está crescendo no momento decisivo. Esta é a leitura…
Veja essa! – Este colunista insiste em valorizar o marketing do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). Mesmo desacreditando de uma pré-candidatura dela ao governo do Estado, há de se reconhecer que, através das “mídias”, ele valoriza seu “passe”, criando expectativa junto alguns setores da oposição.
E essa! – A pré-candidatura de Valmir de Francisquinho “esfria”, quase que completamente, as pré-candidatura de Rogério Carvalho (PT) e de Alessandro Vieira (PSDB). Sabendo disso, Valmir diz que viajará para BSB e, só quando voltar, anunciará seu projeto político em 2022.
O que busca? – A informação que chega à coluna é que Valmir de Francisquinho viaja à BSB em busca de garantias, junto ao presidente Jair Bolsonaro, para disputar o governo do Estado. Quer apoio político e, principalmente, garantias financeiras do PL, ou seja, do presidente Valdemar Costa Neto.
Sob ameaças I – Através de suas redes sociais, a delegada Danielle Garcia (Pode) revela que sobre uma ameaça de morte através do aplicativo Instagram e prestou um Boletim de Ocorrência. “Quando agimos com independência e convicção, atingimos aqueles que não se contentam com os seus interesses sendo contrariados. Nenhuma espécie de intimidação vai ser capaz de parar a minha atuação”.
Sob ameaças II – “Desde que iniciei a minha carreira como Delegada de Polícia, estive ciente que esse poderia ser, infelizmente, um dos desafios a enfrentar. Digo o que já repeti, em inúmeras ocasiões, todas as vezes que tentarem cercear o meu trabalho, isso servirá para me mostrar que estou no caminho certo”, completou Danielle Garcia.
Sob ameaças III – Segundo a Revista Veja, o senador Alessandro Vieira (PSDB) também reclama do aumento de ameaças contra a sua integridade física e reconhece que reforçou sua segurança, que faz suas escoltas nas agendas políticas pelo Estado. Alessandro não faz a mesma associação ao governo federa sobre as ameaças, que a Revista insiste em promover, equivocadamente.
Sob ameaças IV – Alessandro ainda acrescentou, dizendo à Revista Veja que “Não é uma novidade, mas o momento hoje é mais sensível. É necessário um reforço de segurança para situações organizadas na campanha. Dá para perceber de onde as ameaças vêm, mas não tenho meios para combater no momento”, pontua.
Posse no Senalba – No próximo dia 19 será realizada a Solenidade de Posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Senalba Sergipe, sob a presidência de Maria de Fátima Santos Andrade, para o quadriênio 2022-2026, a partir das 19 horas, no Real Classic Hotel.
Maria do Carmo I
Autora do Projeto de Lei que institui o Plano Nacional de Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação, a senadora Maria do Carmo Alves (UB) destacou que a comunidade escolar tem um grande desafio no retorno às aulas presenciais, nesses primeiros meses do ano.
Maria do Carmo II
“Imaginem que grande parte desses estudantes ficaram por cerca de dois anos enfrentando dificuldade para ter acesso ao conteúdo programático das escolas, o que naturalmente comprometeu o desempenho, dificultando, ainda mais, a aprendizagem”, disse, ressaltando que além dos assuntos não passados, há ainda a questão psicossocial que afetou muitos desses alunos e que precisa ser pautada como prioridade.
Maria do Carmo III – Maria ressaltou que, no projeto foram priorizadas as ações de busca ativa de alunos que não retornaram às escolas, após a retomada das aulas presenciais, avaliação diagnóstica do que foi aprendido. “Também apontamos a necessidade de ações públicas que ajudem as famílias no envolvimento a esse processo desafiante para o aluno, que exigirá comprometimento para acumular a recuperação dos dois anos perdidos, com o estudo do conteúdo do ano atual”, explicou a senadora, que espera uma tramitação rápida do PL na Câmara frente à urgência da situação.
Autismo no TCE – O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da Diretoria de Comunicação (Dicom), promoveu uma ação alusiva ao dia 02 de abril, quando entidades, organizações e profissionais somam forças em prol do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. O encontro “Abril Azul: Uma conversa sobre autismo”, contou com as participações da psicóloga Luciana Uzêda e da analista de Controle Externo II do TCE, Priscila Boaventura, que tem um filho autista e integra o grupo TEA Mãe Sergipe.
Luciana Uzêda – Primeira palestrante, a psicóloga Luciana Uzêda falou sobre a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento e tratamento do autismo. “Estou muito feliz em falar sobre o autismo, uma pauta muito pouco discutida na sociedade”, pontuou a especialista em psicomotricidade e treinamento de pais. Com experiência clínica, Luciana destacou que é preciso estar atento aos sinais, ao processo de desenvolvimento da criança e da importância de procurar um profissional da área para o diagnóstico. A psicóloga ressaltou que a discriminação ainda é uma grande barreira nos dias de hoje.
Priscila Boaventura – Já a analista de controle externo II do TCE, Priscila Boaventura, é uma voz contra o preconceito, e auxilia muitos pais com o grupo TEA Mãe Sergipe. Durante sua participação, Priscila relatou sobre o desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais e padrões de comportamento de seu filho Joaquim, um relato em primeira pessoa e marcado por muita emoção. “O meu papel é ajudar todos e despertar empatia levando conhecimento. O meu filho é normal, capaz e recebe muito amor”, disse Priscila. Em sua fala, Priscila colocou ainda diversos direitos previstos em lei que beneficiam a pessoa autista.
João Alves Filho – O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Carlos Pinna de Assis, prestigiou no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, o lançamento do livro “João Alves Filho – A Saga de um Político Nordestino”, produzido pela psicanalista Débora Pimentel, com pesquisas realizadas pelo sociólogo Igor Salmeron. O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello também estava presente.
Carlos Pinna – Amigo de João Alves Filho, o conselheiro Carlos Pinna relembrou passagens em que atuaram juntos. “Que ideia muito feliz de buscar reviver essas lembranças de João Alves Filho. Trabalhei com ele duas vezes. Fui seu auxiliar, na sua primeira gestão da Prefeitura de Aracaju, e depois no governo como Procurador-Geral do Estado. Sempre tive uma ligação muito afetuosa com ele, além da boa qualificação, como um grande professor. Esta é uma obra que renderá muitos frutos e será esclarecedora para a juventude de Sergipe, para que eles possam conhecer a história deste grande estadista”.
Bandeira de Mello – Para o Procurador-Geral João Augusto Bandeira de Mello, João Alves Filho merece demais esta homenagem. “Sempre digo que é importante registrar a história sergipana, daqueles que fazem parte da vida pública do Estado, que se confunde com a trajetória de João Alves Filho. Este é um livro importante porque destaca um grande visionário, um homem que enxergou Sergipe anos à frente. João merecia ter sua história contada em bom nível para as futuras gerações”. A jornalista Rafaela Vieira esteve no evento representando a conselheira Susana Azevedo.
Igor Salmeron – Como coautor da obra, Igor Salmeron agradeceu as presenças dos membros do Tribunal de Contas que prestigiaram o evento pontuando que “sem dúvidas hoje o Estado de Sergipe comemora e faz jus à história de João Alves Filho. Nós precisamos de mais trabalhos biográficos como este. A nossa intenção foi de também inspirar novas pesquisas, novos trabalhos. João Alves era um cidadão bastante ativo e focado no desenvolvimento. Adjetivado de ‘visionário’, e este livro retrata muito do seu lado profissional, sendo governador três vezes, prefeito da capital por dois mandatos e ministro do interior. Sergipe tinha uma divida com ele sobre a necessidade desse levantamento histórico”.
Débora Pimentel – Já a autora Débora Pimentel explicou que há três anos teve a ideia de promover este livro e que foram feitas muitas pesquisas, destacando a entrada de Igor Salmeron no projeto. “Esse trabalho faz um resgate da obra de João Alves Filho, e não apenas do ponto de vista político, mas como cidadão, como um ser humano fantástico, um pai apaixonado pelos filhos. João foi um dos maiores políticos do Estado e do Nordeste, ganhando projeção nacional como ministro do Interior, criando o Ibama. Sua luta pela revitalização do Rio São Francisco foi marcante, que lhe trouxe muitos obstáculos, inclusive para Sergipe, financeiramente. Um humanista, um estadista, com uma trajetória fantástica”.
Ana Alves – Falando em nome da família, a jornalista Ana Alves destacou obra escrita pelos dois autores como um documento que faz parte da história de Sergipe. “João foi o único estadista sergipano, foi aquele que pensou grande e construiu para o seu povo. Esta obra é fantástica e tem as digitais de Débora Pimentel e Igor Salmoron, que tiveram toda a liberdade, que pesquisaram e produziram uma grande narrativa. Este livro será fundamental para as próximas gerações que só vão ouvir falar em João Alves e vão precisar conhecer a história. Outras obras virão, inclusive, nacionalmente. Este documento faz parte da história de Sergipe”.
Olha a SEDURBS! – A engenharia da SEDURBS parece ser excelente para quem vende esses “prismas” de concreto. Esses separadores de pista, também conhecidos pelo povo de “gelo baiano”, justamente com as “tachas refletivas”, passaram a ser a “coqueluche” do programa Pró-Rodovias. O problema é que, enquanto isso, muitas vidas continuam em risco. É preciso um pouco de humildade para reconhecer e corrigir alguns equívocos, antes que o pior volte a acontecer.
Zezinho Sobral I – Engajado nas ações de promoção do desenvolvimento em Sergipe, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) participou do Seminário ‘1 Ano da Lei do Gás’. O evento marcou a comemoração da sanção da Lei Nº 14.134/2021 (que estabeleceu o marco regulatório do setor, abrindo horizontes para atração de novos investimentos, barateando custos e promovendo o crescimento para o país) e contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Zezinho Sobral II – “A presença do ministro Bento Albuquerque em Sergipe sempre é muito importante porque ele é antenado com todas as políticas de desenvolvimento da nossa terra. Sergipe é o estado que mais avança nas normativas da Nova Lei do Gás, abrindo perspectivas e espaços para a chegada de novos investimentos e a instalação de novas empresas. Sabemos que a Lei do Gás tem efeitos a médio e longo prazo, mas a perspectiva de exploração, atração de investimentos para exploração e consumo. Essa legislação, sem dúvida, fortaleceu a dinâmica do segmento para quebrar todos os paradigmas da cadeia produtiva do gás”, destacou Zezinho Sobral.
Cenário promissor – Em consonância com a Lei do Gás e o Novo Mercado do Gás, Sergipe vem se consolidando como cenário promissor. O estado já conta com significativas reservas, base de importantes projetos no horizonte próximo. A Petrobras indica investimentos da ordem de US$ 2 bilhões para desenvolvimento do projeto Sergipe Águas Profundas I, previsto para 2026. A ExxonMobil, operadora de nove blocos exploratórios em um consórcio com a Enauta e a Murphy Oil na Bacia de Sergipe-Alagoas, já deu início à campanha na região com a perfuração desse poço pioneiro.
Iran Barbosa I – O deputado Iran Barbosa (PSOL) destacou a reunião que teve com representantes da coordenação estadual do Movimento Quilombola, na sede do Instituto Braços, na qual recebeu e assinou a Carta Compromisso com os Quilombolas de Sergipe. “Essa é uma carta que coloca a pauta do Movimento Quilombola do nosso estado para o debate e para buscar o compromisso com aqueles que acreditam na importância das lutas dessa parcela importante da nossa população que vem sendo negligenciada e até atacada nos seus direitos pelo governo federal, que vem adotando uma política de desmonte e de falta de compromisso com a população quilombola em todo o país”, explicou o parlamentar.
Iran Barbosa II – Iran fez questão de destacar os seis eixos da carta compromisso assinada por ele que apontam para recuperação dos territórios quilombolas e garantia de acesso à terra; infraestrutura e qualidade de vida para as comunidades quilombolas; inclusão produtiva e soberania alimentar; fortalecimento da cidadania, da identidade quilombola e inclusão pelo direito; cultura e turismo ecologicamente sustentáveis; e política para a juventude e para a mulher quilombola. “Assinei essa Carta e reafirmei o meu compromisso com o seu conteúdo, e em manter firme a luta que sempre travei na defesa dos territórios quilombolas e de políticas públicas que atendam essas comunidades”, reforçou o deputado psolista.
Professor Bittencourt I – O Projeto de Lei nº 102/2020, de autoria do vereador Professor Bittencourt, foi aprovado em redação final, durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O projeto reconhece a Quadrilha Junina Século XX como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Aracaju. A quadrilha tem 58 anos de fundação, sendo a mais antiga do estado de Sergipe e a quarta mais antiga do Brasil, e acumula ao longo da sua história títulos importantes.
Professor Bittencourt II – Para o parlamentar, a aprovação desse projeto em unanimidade é uma justa homenagem para a quadrilha, seus integrantes e todos aqueles que fazem os festejos juninos. “Quero agradecer a todos os vereadores pela unanimidade na aprovação do projeto de lei. Também quero reafirmar que, mais que uma homenagem a essa grande quadrilha junina que cumpre um papel com muito esforço, muita dedicação em manter uma tradição tão importante da nossa cultura, de preservar traços importantes dessa tradição, é também uma homenagem para todos aqueles que fazem os festejos juninos”.
Maria Mendonça I – A deputada estadual Maria Mendonça (PDT) apelou ao prefeito Guilherme Zacarias, de Pirambu, para que reconheça oficialmente o Loteamento Nova Canaã, como pertencente ao município. Também solicitou ao Governo do Estado que elabore um plano visando garantir toda a infraestrutura da localidade para que os moradores vivam com dignidade. Proposituras nesse sentido já foram protocoladas na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Maria Mendonça II – “Ao apelarmos ao prefeito, o nosso objetivo é fazer com que a população do Nova Canaã tenha acesso aos serviços básicos oferecidos pela gestão, a exemplo da coleta de lixo. Já o nosso pedido ao governador Belivaldo Chagas é no sentido de que toda a infraestrutura seja feita para que a população tenha qualidade de vida”, explicou Maria.
Maria Mendonça III – No local existem 253 casas construídas e outras 300 em construção. “Moradia, saúde, educação, são alguns dos direitos básicos assegurados pela nossa Constituição. O Poder público tem o dever de garanti-los”, disse Maria Mendonça, ressaltando que a falta de saneamento, por exemplo, está altamente ligada à taxa de mortalidade infantil, além de diversas outras doenças que acometem as pessoas. “É preciso mudar essa realidade e entregar ao povo o que lhe é de direito”, disse.
Expo Indústria – A 2ª Expo Indústria, Comércio e Serviço terá oficinas de qualificação profissional para capacitar 72 profissionais em duas áereas: alimento e motociclets. Os cursos serão ofertados pelo SESI/SENAI/IEL, que colocarão duas unidades móveis de treinamento no estacionamento do Shopping Peixoto, local que receberá a feira nos dias 28 a 30 de abril. As unidades oferecerão as oficinas nos dias 25 a 27 de abril, período que antecede a feira. Os cursos ofertados na área de confeitaria serão de Salgados e Bolos de Vitrine; na área de mecânica serão Técnicas de manutenção elétrica em motocicletas e Técnicas de manutenção mecânica em motocicletas.
Goretti Reis I – A deputada estadual Goretti Reis (PSD) esteve em viagem à Barretos, em São Paulo, visitando as instalações do Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos. Uma instituição de saúde filantrópica especializada no tratamento e prevenção de câncer, presidida por Henrique Prata, filho de Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador do Hospital. A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, também participou da visita.
Goretti Reis II – Goretti Reis, a convite de um dos responsáveis pela construção do Hospital do Amor em Lagarto, José Carvalho de Meneses, o Juquinha do PT, foi conhecer de perto o projeto que ganhou grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, que atende gratuitamente, pacientes com câncer.
Goretti Reis III – “É uma estrutura que encanta. Estamos falando de um espaço com salas de consultas diferenciadas e que acolhem o paciente e sua família. Falando de profissionais capacitados para o atendimento humanizado. É gratificante saber que em breve os sergipanos também receberão esses atendimentos, através do Hospital do Amor, em construção, em Lagarto. Em Barretos, o hospital é porta aberta para a realização de exames de lâmina e mamografia para a detecção precoce do câncer. Estou feliz com o que vi e ansiosa para ver tudo isso em Lagarto”, disse Goretti Reis.
Fábio Mitidieri I – O deputado federal e pré-candidato ao governo de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), esteve ao lado do governador Belivaldo Chagas em Boquim para participar da solenidade que marcou a autorização para o início das obras de reestruturação de parte da rodovia SE-160, no trecho que liga Boquim ao povoado Treze, em Lagarto. Essa é mais uma obra do Pró-Rodovias II, lançado em Gararu. A obra cuja autorização foi assinada hoje em Boquim tem extensão de 21,63 km e representa um investimento de R$17.652.179,17.
Fábio Mitidieri II – Fábio Mitidieri assinou como testemunha da ordem de execução da obra. “Essa ordem de serviço para a rodovia Boquim/Colônia 13, em Lagarto, vai ajudar não apenas na questão da segurança de quem trafega, mas também para a economia porque aqui é rota de escoamento de produção da laranja, maior fonte de renda da região. Parabéns ao governador pelo Pró-rodovias II que é um programa que vem mudando as rodovias do Estado de Sergipe, impulsionando a economia, o turismo e fazendo com que o nosso Estado volte a ter aquela qualidade que a gente sempre sonhou para as nossas rodovias”, destacou Fábio.
Gustinho Ribeiro I – O deputado federal Gustinho Ribeiro esteve na cidade de Itabaianinha para reunião com lideranças políticas do município e região. Diversas pessoas do Sul do estado participaram do encontro em apoio à pré-candidatura da reeleição do deputado Gustinho Ribeiro.
Gustinho Ribeiro II – A reunião aconteceu na residência do ex-deputado estadual Mundinho da Comase. O ex-candidato a deputado federal Alan Vieira; o professor Gleynisson da Fonseca, que foi candidato a prefeito de Itabaianinha e todo seu grupo também anunciaram apoio ao projeto do deputado Gustinho Ribeiro.
Gustinho Ribeiro III – A ex-prefeita de Pedrinhas, Mara da Farmácia, também participou da reunião em Itabaianinha e declarou apoio a Gustinho Ribeiro. “Todos esses apoios que venho recebendo mostram como nosso mandato se preocupou com os municípios sergipanos. Destinamos diversos recursos e muitos investimentos vieram para região Sul através do nosso trabalho”, afirmou Gustinho.
Arraiá da Vibe – A banda cearense Forrozão Baby Som é a estrela do Arraiá da Vibe “Quente & Arrochado”, que acontece no dia 22 de abril na Vibe Eventos, na Coroa do Meio. Forró Prime e Elton Mota também estão no setlist do evento que inicia às 22 horas. Os ingressos do lote promocional para o Arraía da Vibe já estão à venda na SoulDila (Shopping Riomar) e na Hitz (Shopping Jardins) com o valor de R$ 50. A Vibe fica na Rua Pedro Mandarino, nº 130, no bairro Coroa do Meio.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com
Deixar um comentário