Federação Desportiva de Capoeira tem nova diretoria
A nova diretoria da Federação Desportiva de Capoeira de Sergipe para o período de 2023-2027 foi empossada na última semana no Centro de Criatividade, em Aracaju. Noemi Mendonça de Oliveira assumiu a presidência e se torna a primeira mulher do nordeste a comandar uma federação de capoeira. A entidade é filiada à Confederação Brasileira de Desporto e à Confederação Internacional de Capoeira. De acordo com Gilfrank Melo Prado, que assumiu a segunda secretaria, a entidade tem como objetivo buscar a inclusão da capoeira como modalidade nos jogos olímpicos. “Sabemos que é difícil, mas estamos com este objetivo principal para expandir o esporte pelo mundo”, destacou. A capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Santa Cruz é campeão
A arena Batistão, em Aracaju, foi palco de uma grande decisão na quarta-feira (30). Em campo, o Santa Cruz, de Riachuelo, venceu o Carmópolis e conquistou o título do Campeonato Sergipano SUB-20 da Série A2. Além de receber o troféu em homenagem ao radialista, Augusto Júnior, a equipe do Santa Cruz garantiu vaga na tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2024. O clube foi campeão invicto da competição. Em 11 jogos foram seis vitórias e cinco empates. A equipe marcou 13 gols, uma média de 1,1 gol por duelo. A defesa foi vazada apenas seis vezes.
Time Sergipe se destaca
Os atletas Daniel Santos, do ciclismo, e Anthony Pedral, do wrestling, já conquistaram duas medalhas de ouro e prata, respectivamente, no sábado (2), na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. O ciclista Daniel Santos Silva é da cidade de Porto da Folha, no alto sertão sergipano, e acaba de conquistar a sua segunda medalha de ouro nos Jogos da Juventude na prova de sprint. O atleta de wrestling, Anthony Pedral, passou pelos atletas do Paraná, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas e, em seguida, conquistou a medalha de prata na disputa com o atleta do Rio Grande do Norte. O atleta é uma revelação da modalidade em Sergipe e conquistou bons resultados nos Jogos da Primavera.
Sergipano Série A2
O campeonato Sergipano da Série A2 começou. Na primeira rodada, no sábado (2), o Sport empatou com o Flamengo em 1×1; Propriá e Carmópolis ficaram no empate sem gols. Olímpico goleou o Riachão por 5×1. Já o América de Pedrinhas e Boquinhense também ficaram no empate em 1×1. A competição é dividida em quatro fases (primeira fase, quartas de final, semifinais e final). Na primeira fase as 19 equipes estão divididas em quatro grupos regionalizados. Nesta fase os confrontos acontecem dentro do grupo com jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados avançam para as quartas de final. Cada equipe pode registrar até 28 atletas durante o estadual, sendo seis jogadores com idade superior a 23 anos. Os dois times finalistas garantem vagas no Sergipão de 2024.
Parcerias no Handebol
Na terça-feira (29), o presidente da Federação Sergipana de Handebol, professor Washington Luiz Gusmão, fez a visita de cortesia ao diretor geral do Instituto Federal de Sergipe, professor Francisco Luiz Gumes Lopes. O com o objetivo de estreitar os laços de cooperação entre as instituições, visando a continuidade do desenvolvimento do handebol sergipano. Na oportunidade, a Federação presenteou a instituição com quatro bolas oficiais.
Ciclismo em Canindé
A Federação Sergipana de Ciclismo anunciou que estão abertas as inscrições para a quarta etapa do Campeonato Sergipano de XCM, que será disputada em Canindé de São Francisco/SE, no dia 17 de setembro. Inscrições e mais informações no link: