Passado o frenesi do carnaval e da reverberação nervosa do “vídeo pornográfico” de Bolsonaro, a sociedade agora cai na realidade e acompanha, desinteressada, como já é de costume, o desenrolar da tribuna congressista onde perpassa o debate da reforma previdenciária.

Este seria um excelente momento, também, para que se iniciassem os trabalhos de elaboração de um projeto sério de reformas política e judiciária. Como isso transparece como uma tarefa mais difícil do que a transposição do São Francisco, vamos pensar na previdenciária.

A população, que não leu a íntegra da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da reforma, simplesmente adota um dos dois lados: contra ou a favor da reforma, simplesmente assim. Dentre os que a estudaram há jornalistas responsáveis, advogados mais ligados ao tema e alguns políticos em busca de detalhes contra ou a favor dos seus interesses partidários.

Dizem alguns que a PEC prejudica as mulheres; outros, mais entendidos, que apressa a Reforma Trabalhista; muitos, defendem que o propósito, mais uma vez, é favorecer os ricos e espoliar ainda mais os mais pobres; outros afirmam que prejudica o trabalhador rural; muitos alegam que o desequilíbrio da previdência no Brasil não está na arrecadação, mas sim, nos gastos.

Resumindo, há muito que torcer para que tudo dê certo e que o Brasil, e não um agrupamento político qualquer, celebre a vitória com uma previdência social revigorada e livre da bandalheira que assola este pobre país rico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • SUS passa a ofertar tecnologia 100% nacional para detecção do câncer do colo do útero

    O Ministério da Saúde inicia, nesta sexta-feira (15/8), a implementação [...]

  • Políticas para infância e adolescência superam metas no primeiro ano do PPA Participativo

    O primeiro ano de execução do Plano Plurianual (PPA) Participativo [...]

  • Com sistema automatizado, 90% dos beneficiários do INSS estão com Prova de Vida em dia

    Mais de 30,5 milhões de pessoas já estão com a [...]

  • Sergipe recebe nova fábrica calçadista em Nossa Senhora Aparecida na próxima terça, 19

    Na próxima terça-feira, 19, o Governo de Sergipe estará presente [...]

  • Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

    O Serviço Social da Indústria (SESI), o Conselho Nacional do [...]