Pessoas afetadas por tempestades em janeiro chegam a 288.400

Pelo menos nove pessoas morreram devido ao ciclone Eloise, em Moçambique, e o total de pessoas afetadas pela tempestade e outras cheias de janeiro chega a 288.400, anunciaram as autoridades.

Sete mortes foram registradas na província de Sofala, outra na Zambézia e uma em Manica, regiões no centro do país, mostra o mais recente balanço do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) moçambicano, publicado hoje (27) no jornal diário estatal Notícias.

De acordo com o INGD, operações de busca e salvamento são feitas naquelas regiões, onde a Organização das Nações Unidas (ONU) estima a existência de 18 mil desalojados.

O ciclone Eloise atingiu o centro de Moçambique no sábado (23), depois de a tempestade Chalane ter provocado sete mortes, na mesma zona, no fim de 2020.

O país está em plena época chuvosa e ciclônica, que ocorre entre os meses de outubro e abril, com ventos procedentes do Oceano Índico e cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

O período chuvoso de 2018/2019 foi dos mais severos que já ocorreram em Moçambique: – 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas de dois dos maiores ciclones (Idai e Kenneth) que já atingiram o país em tão poucas semanas.

Por RTP – Maputo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Rede Primavera recebe diretoria do Hospital Real Português e compartilha boas práticas em saúde

    Nos dias 6 e 7 de outubro, o diretor Executivo [...]

  • Externato São Francisco de Assis promove Feijoada Beneficente neste sábado em Aracaju

    O sabor da feijoada vai se juntar ao ritmo do [...]

  • Nova temporada de “Hermanoteu na Terra de Godah” acontece em Aracaju nos dias 17 e 18 de outubro

    Aracaju recebe, nos dias 17 e 18 de outubro, a [...]

  • FPM: municípios receberão R$ 5,4 bi na sexta-feira (9); confira valores dos repasses

    Os municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (9), R$ 5,4 bilhões [...]

  • Sindicatos discutem promoção da igualdade e diversidade em audiência no MPT-SE

    Evento reuniu representantes de entidades e centrais sindicais nesta quinta-feira [...]