O Centro de Triagem e Atendimento à Síndrome Gripal tem sido um equipamento importante na capital, realizando, desde sua implantação, em janeiro desse ano, mais de 4.700 atendimentos. Criado pela Prefeitura de Aracaju e gerido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a unidade voltou a funcionar nos dois últimos finais de semana (dias 25 e 26 de junho; e 02 e 03 de julho), quando foram realizados 222 atendimentos.
Quando somados os atendimentos de casos de síndromes gripais em toda rede de saúde, somente no mês de junho foram realizados 9.259 atendimentos, sendo 1.031 deles apenas no Centro de Triagem.
A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, explica que a reabertura dessa unidade aos finais de semana ocorreu diante da avaliação do cenário epidemiológico e a alta de pessoas com sintomas gripais.
“Por meio do Relatório de Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces, instrumento que elaboramos para acompanhar e monitorar semanalmente os dados sobre a covid-19 na cidade, na semana 25 (entre 19 e 25 de junho), observamos aumento de 217% de casos novos por dia. Os indicadores revelaram, ainda, um aumento de 32% nos atendimentos realizados por médicos a queixas respiratórias, passando de 269 (na semana anterior) para 355 atendimentos por dia”, aponta a secretária.
O Centro de Triagem e Atendimento à Síndrome Gripal é uma unidade exclusiva para esses casos e, com a reformulação, passa a funcionar diariamente (incluindo finais de semana e feriados), das 7h às 19h (com recepção e acolhimento até as 18h). O usuário com sintomas gripais também tem acesso a esse atendimento por meio das Unidades Básicas de Saúde, e os casos mais graves, através das urgências municipais nas Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva.
TestAju
Pessoas com ou sem sintomas que desejarem realizar teste rápido para detecção da covid-19 têm, ainda, a opção itinerante com o Programa TestAju que, semanalmente, realiza testagem em espaços públicos da capital. Somente no mês de junho, o TestAju realizou 826 coletas, sendo 176 com resultado positivo e 649 negativo, e um teste apresentou resultado inconclusivo.
A ação acontece sempre as segundas, quartas e sextas-feiras (dias úteis), a partir das 8h, com duração até o limite de senhas disponibilizadas para a ação e entrega de resultado em até 20 minutos.
Nesta quarta-feira, 6, as equipes realizarão os testes na Orla de Atalaia, na Cinelândia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Decreto regulamenta crédito consignado no Auxílio Brasil

    O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que regulamenta as concessões [...]

  • Especialistas reforçam a importância de exames preventivos e diagnóstico precoce para o câncer

    O câncer mais comum entre os homens é o de [...]

  • Não é verdade que bancos perdem dinheiro com Pix, diz presidente do BC

    O presidente do Banco Central (BC) do Brasil, Roberto Campos [...]

  • Prefeitura de Aracaju alerta sobre importância da vacinação contra a poliomielite

    A vacinação é a principal forma de prevenção de diversas [...]

  • Aprovada Emenda que garante previsão de recursos para revisão do Piso do Magistério em Aracaju

    As professoras e professores da rede pública de Aracaju obtiveram [...]