O Centro de Triagem e Atendimento à Síndrome Gripal tem sido um equipamento importante na capital, realizando, desde sua implantação, em janeiro desse ano, mais de 4.700 atendimentos. Criado pela Prefeitura de Aracaju e gerido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a unidade voltou a funcionar nos dois últimos finais de semana (dias 25 e 26 de junho; e 02 e 03 de julho), quando foram realizados 222 atendimentos.
Quando somados os atendimentos de casos de síndromes gripais em toda rede de saúde, somente no mês de junho foram realizados 9.259 atendimentos, sendo 1.031 deles apenas no Centro de Triagem.
A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, explica que a reabertura dessa unidade aos finais de semana ocorreu diante da avaliação do cenário epidemiológico e a alta de pessoas com sintomas gripais.
“Por meio do Relatório de Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces, instrumento que elaboramos para acompanhar e monitorar semanalmente os dados sobre a covid-19 na cidade, na semana 25 (entre 19 e 25 de junho), observamos aumento de 217% de casos novos por dia. Os indicadores revelaram, ainda, um aumento de 32% nos atendimentos realizados por médicos a queixas respiratórias, passando de 269 (na semana anterior) para 355 atendimentos por dia”, aponta a secretária.
O Centro de Triagem e Atendimento à Síndrome Gripal é uma unidade exclusiva para esses casos e, com a reformulação, passa a funcionar diariamente (incluindo finais de semana e feriados), das 7h às 19h (com recepção e acolhimento até as 18h). O usuário com sintomas gripais também tem acesso a esse atendimento por meio das Unidades Básicas de Saúde, e os casos mais graves, através das urgências municipais nas Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva.
TestAju
Pessoas com ou sem sintomas que desejarem realizar teste rápido para detecção da covid-19 têm, ainda, a opção itinerante com o Programa TestAju que, semanalmente, realiza testagem em espaços públicos da capital. Somente no mês de junho, o TestAju realizou 826 coletas, sendo 176 com resultado positivo e 649 negativo, e um teste apresentou resultado inconclusivo.
A ação acontece sempre as segundas, quartas e sextas-feiras (dias úteis), a partir das 8h, com duração até o limite de senhas disponibilizadas para a ação e entrega de resultado em até 20 minutos.
Nesta quarta-feira, 6, as equipes realizarão os testes na Orla de Atalaia, na Cinelândia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Maior mutirão da história do SUS, com mais de 61,6 mil cirurgias e exames, ocorre neste fim de semana

    O Governo do Brasil realizará o maior mutirão de cirurgias [...]

  • Governo de Sergipe convoca os primeiros 494 aprovados no concurso da Saúde

    O Governo de Sergipe anunciou, nesta sexta-feira, 12, o chamamento [...]

  • Dia Nacional do Forró reforça tradição e fortalece políticas culturais em Sergipe

    Comemorado em 13 de dezembro, o Dia Nacional do Forró [...]

  • MPT-SE e TRT-SE assinam Termo de Cooperação

    Atuação conjunta visa fortalecimento do Programa Aluno Cidadão O Ministério [...]

  • PL da Dosimetria beneficia criminosos comuns, dizem especialistas

    O projeto de lei (PL) da Dosimetria reduz o tempo [...]