O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), vai ofertar, a partir do ano letivo de 2026, cursos técnicos profissionalizantes no Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissional Professora Ângela Maria Melo, recém-inaugurado no bairro Japãozinho, zona norte de Aracaju. As formações serão disponibilizadas nos formatos integrados ao ensino médio e subsequentes, com o objetivo de atender às necessidades do mercado de trabalho local, fortalecendo os arranjos produtivos da região e ampliando as oportunidades de inserção profissional para jovens e adultos da comunidade.

A iniciativa integra a política estadual de fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e reforça o compromisso do Governo de Sergipe com uma educação pública de qualidade, conectada às demandas sociais e econômicas dos territórios. A proposta é articular a formação geral do ensino médio com a qualificação técnica, aproximando a escola do mundo do trabalho e contribuindo para o desenvolvimento local.

Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, a entrega do novo Centro de Excelência representa um marco para o Japãozinho e bairros do entorno. “É uma felicidade muito grande entregar uma unidade escolar novinha em folha para essa comunidade. Mais do que a estrutura moderna e acolhedora, estamos garantindo que jovens e adultos tenham a oportunidade de ingressar em cursos técnicos profissionalizantes na própria comunidade, o que amplia horizontes, gera perspectivas de futuro e fortalece a cidadania”, ressalta.

A coordenadora pedagógica do Serviço de Educação Profissional (Sepro) da Seed, Ione Moreira Assunção, destaca que a ampliação da oferta da EPT ocorre de forma planejada e com foco na qualidade. Segundo ela, o Estado vem trabalhando para expandir a rede pública estadual de educação profissional em consonância com o plano estratégico de gestão do governador Fábio Mitidieri. “Junto com o secretário Zezinho Sobral, estamos estruturando com excelência as escolas que ofertam Educação Profissional e Tecnológica. Para 2026, teremos uma média de 93 escolas com essa oferta, que tem como objetivo contribuir com a formação do ensino médio e orientar nossos estudantes a fazer escolhas mais assertivas, voltadas ao mundo do trabalho, à iniciação à pesquisa e à educação técnica de qualidade”, afirma.

No Centro de Excelência Professora Ângela Maria Melo, os cursos integrados ao ensino médio contemplarão as áreas de Administração e Marketing. As formações têm como foco preparar os estudantes para atuar na gestão de negócios, finanças, comunicação e estratégias de vendas, competências cada vez mais demandadas pelo mercado. Já na modalidade subsequente, voltada a quem já concluiu o ensino médio, serão ofertados os cursos de Redes de Computadores, voltado à formação de profissionais aptos a projetar, implementar e gerenciar redes de tecnologia da informação, e de Cuidados de Idosos, que prepara para o atendimento humanizado e qualificado à população idosa, área em crescente expansão.

A comunidade recebeu com entusiasmo o anúncio das novas formações. A professora Marilene Conceição, da Escola Estadual 8 de Março, que participou da solenidade de inauguração da unidade, afirma avaliar de forma positiva a escolha dos cursos. Segundo ela, o Japãozinho é uma comunidade carente e que necessita de oportunidades de qualificação profissional. “Esta escola chegou no momento certo. Esses cursos ajudam muito na formação das pessoas daqui. Não só indicaria para meus alunos, como vou indicar para meus parentes e para as pessoas que eu conheço. Essas formações fazem muita diferença”, enfatiza.

O estudante Denison Gabriel dos Santos, 17 anos, aluno do Programa Sergipe na Idade Certa (ProSic) no Colégio Estadual 17 de Março e morador da região, também demonstra boas expectativas em relação às novas oportunidades. Para ele, os cursos profissionalizantes despertam o interesse dos jovens por oferecerem uma perspectiva concreta de futuro. “São cursos que ajudam muito, porque podem gerar emprego para os jovens. Eu me interessaria em fazer, principalmente na área de computação e tecnologia. A estrutura da escola é muito boa e vai ajudar bastante a comunidade”, considera.

O processo de oferta dos cursos técnicos para o primeiro semestre de 2026 seguirá um cronograma já definido pela Seed. As inscrições online ocorrerão de 15 a 23 de janeiro, período em que os candidatos também deverão entregar a documentação na instituição educacional escolhida. O envio dos resultados ao Serviço de Educação Profissional (Sepro) está previsto para 28 de janeiro, com divulgação no dia 29. A validação das matrículas acontecerá em 30 de janeiro, e o início das aulas está marcado para 2 de fevereiro de 2026.

Centro de excelência

Inaugurado pelo Governo de Sergipe, o Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissional Professora Ângela Maria Melo está localizado no bairro Japãozinho, zona Norte de Aracaju, e integra a política estadual de modernização da rede pública de ensino. A unidade conta com estrutura física moderna, ambientes pedagógicos voltados ao ensino em tempo integral e à educação profissional, e foi planejada para atender estudantes do ensino médio e da educação técnica, fortalecendo a formação integral e ampliando as oportunidades de qualificação e inserção no mundo do trabalho para a comunidade local.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Em ação integrada, SMTT e órgãos parceiros levam orientações sobre cuidados no trânsito

    Um segundo de distração pode custar uma vida. Foi com [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Professores ocupam sede da Prefeitura de Pacatuba  Professoras da rede [...]

  • Centro de Excelência Ângela Maria Melo ofertará cursos técnicos profissionalizantes na zona norte de Aracaju em 2026

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Edvaldo como “terceira opção” deve “esvaziar” o PDT na janela partidária

    A “conta” não fecha! O ex-prefeito de Aracaju e pré-candidato [...]

  • GEORGEO PASSOS – “A quantidade é insuficiente para atender a demanda da população”

    Parlamentar questiona o número de leitos de UTI no Estado [...]