Em vários pontos do país, as centrais sindicais realizam nesta segunda-feira (1º) atos em alusão ao Dia do Trabalhador e Trabalhadora. Em Aracaju, a manifestação acontece durante essa manhã pelas ruas do bairro Santa Maria. O Início foi às 8h30 com saída da porta da Escola Vitória do Santa Maria. A intenção da CUT/SE foi destacar o enfrentamento à violência nas escolas. A caminhada vai se encerrar em frente à Maternidade do bairro 17 de Março.

Em São Paulo, a manifestação do 1º de Maio acontece no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista. A festa, que reúne oito centrais sindicais, está prevista para começar às 10h. Participam da organização do evento a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a União Geral de Trabalhadores (UGT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Intersindical Central da Classe Trabalhadora e a Pública.

Neste ano, as centrais sindicais paulistas trazem como pauta prioritária a valorização do salário mínimo. Outro ponto de destaque é o fim “dos juros extorsivos”, em crítica à alta da taxa básica de juros. Os sindicatos pedem ainda fim da desigualdade salarial entre homens e mulheres, a revogação de parte da reforma trabalhista e a defesa das empresas públicas, contra as privatizações.

No Distrito Federal, as centrais sindicais e movimentos sociais farão duas celebrações do Dia do Trabalhador. A Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) e o Partido dos Trabalhadores (PT) convocaram um ato político-cultural na praça da Feira Central de Ceilândia, região administrativa mais populosa do DF.

As demais centrais, como a dos Trabalhadores do Brasil, a Força Sindical, a CSP Conlutas e a CSB, em parceria com partidos de esquerda e movimentos sociais, fazem o 1º de Maio unificado na altura da quadra 108, no Eixão Norte, região central da capital. A pauta inclui a reivindicação pelo fim da atual política de juros do Banco Central, a redefinição do papel da Petrobras e mais investimentos em infraestrutura econômica e social.

O dia 1º de Maio é considerado a data magna da luta dos trabalhadores em todo o mundo. Trata-se de homenagem aos mártires de Chicago, operários condenados à morte por realizarem uma greve por redução da jornada de trabalho, em 1886.

No Brasil, segundo a CTB, a primeira comemoração do 1º de Maio foi em 1892, em Porto Alegre, um ano depois da decisão da Segunda Internacional Socialista de sacramentar a data como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Pela 1ª vez desde março, mercado reduz expectativa para Selic em 2026

    O mercado financeiro reduziu as expectativas para os índices de [...]

  • Multivacinação 2026 mobiliza municípios para atualizar caderneta de crianças e adolescentes

    A Campanha Nacional de Multivacinação 2026 começa nesta segunda-feira (3) em [...]

  • Prefeitura reúne 2 mil corredores na abertura da campanha de respeito à faixa de pedestres

    A tarde deste sábado, 1º, marcou o início de um [...]

  • Polícia identifica suspeitos de tentativa de homicídio em Lagarto

    A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Lagarto, [...]

  • Encceja 2026: alunos já podem consultar cartilha de redação

    Os candidatos ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens [...]