Há 10 anos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que nenhum cartório no Brasil poderia recusar a celebração do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Desde 14 de maio de 2013, portanto, esse registro civil deixou de ser um privilégio de pessoas heterossexuais.

De acordo com o CNJ, são 76.430 casais que registraram a união em cartório desde 2013 em todo o país. Uma média de 7,6 mil casamentos por ano: 56% entre casais femininos e 44% entre casais masculinos. A lista dos estados com mais celebrações é liderada por São Paulo (38,9%), seguido pelo Rio de Janeiro (8,6%), Minas Gerais (6,6%), Santa Catarina (5%) e Paraná (4,6%). Os números são da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Até 2011, os cartórios eram obrigados a pedir uma autorização judicial para registrar uniões homoafetivas. E a sorte do casal dependia do magistrado que julgasse o caso, que em muitos casos negava o pedido. A justificativa era a ausência de lei, que, vale lembrar, continua não tendo sido contemplada no Congresso Nacional. O que mudou em 2011 foi uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que igualou uniões estáveis homoafetivas às heteroafetivas. Mas foi só a partir da Resolução nº 175, de 2013, do CNJ que foi autorizado o casamento civil em todos os cartórios do país.

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura inicia 2026 com mutirão de limpeza e desobstrução de drenagem

    Após o maior Réveillon da história de Aracaju e tendo [...]

  • Fafen Sergipe retoma operações com produção de amônia

    O ano começou com boas notícias para o estado. A [...]

  • Brasil e mais cinco países defendem que solução da situação na Venezuela respeite a vontade do povo

    Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Uruguai divulgaram, neste domingo [...]

  • O Agente Secreto ganha nos EUA prêmio de melhor filme estrangeiro

    O filme brasileiro O Agente Secreto ganhou, na noite desse domingo (4), [...]

  • Grandes eventos realizados pela Funcap movimentaram cenário cultural em Sergipe em 2025

    O ano de 2025 foi marcado por uma ampla agenda [...]