Quem nunca sonhou com a casa dos Jatsons? Há quase 60 anos atrás, iniciava o super- sucesso da tv. Todos sonhavam como seria possível um robô fazendo os serviços domésticos, portas que abriam automaticamente, falar com os eletrônicos para acionar comandos, chegar em casa e ter seu café prontinho, fazer compras online, morar em cidades flutuantes. Foram tantos sonhos que se tonaram possíveis na nossa atualidade.

As pessoas que vivenciaram a aquela época, podem lembrar do Elroy, um dos filhos dos Jetsons, conversando com um assistente pessoal que o ajudava a resolver problemas matemáticos. Esse comportamento não é muito diferente do que vemos hoje, com softwares como a Alexa, Siri e o Google Assistente. Basta fazer uma pergunta que a resposta chega em seguida.

Tínhamos também no desenho a Rosie, um robô que passava o tempo limpando a residência da família. No entanto, na época, isso era inconcebível. Hoje, temos algumas alternativas para isso, como é o caso do iRobot Roomba, que, apesar de não ajudar a cuidar dos filhos, por enquanto, consegue mapear o ambiente para realizar uma limpeza mais eficaz.

A casa inteligente está casa vez mais tomando conta do nosso dia a dia. Nossas casas estão cheias desses sonhos, talvez nem percebamos por tão corriqueiros que são. Com o avanço da tecnologia é possível conectar smartfones ou tablets a dispositivos inteligentes, sem fio, que comandam e sugerem ações e atividades.

Uma pesquisa recente, aponta que o brasileiro quer casa automatizada, fácil de limpar e com espaço para as crianças. Essas são algumas das prioridades apontadas na pesquisa “Casa do Futuro”, realizada pela Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em julho, com 2.398 pessoas de todo país.

No quesito tecnologia, nos três períodos, a pesquisa da Hibou contou com respostas sobre rede elétrica ser mais eficiente para comportar maior demanda de aparelhos, a comodidade da automação residencial e dos assistentes de voz. Para daqui a dez anos, foi escolha da maioria. Nadamenos que 89,2% demonstraram o desejo de poder conectar os aparelhos eletroeletrônicos sem que a fiação elétrica fique à mostra.

Há pouco tempo atrás, essas novidades tecnológicas eram acessíveis apenas para uma pequena parcela da população, devido ao custo dos equipamentos, necessidades de infraestrutura complexa. Os equipamentos além de importados eram restritos a programadores e empresas credenciadas, ficando assim proibitivos para a minoria mais abonada.

 

Som e automação residencial e empresarial

Uma empresa que vem se destacando no mercado é a INTEGRA HT, com 14 anos de experiência em som, imagem e automação, já consolidada no mercado, oferece atendimento de qualidade para quem procura aliar praticidade, modernidade e sofisticação.

Tivemos um bate papo com o executivo da empresa para entender mais sobre esse mercado que vem crescendo e tomando conta do nosso lar e das nossas empresas.

O Empresário e técnico Edward Menezes Freire, conhecido no mercado como Vavinho, conta como ingressar no mundo da “casa inteligente” e sugere 5 itens para montar seu 1º start kit.

 

 

 

 

 

 

 

 

Eco dot alexa

Pode ser outro assistente de voz, mas, conta ele, por sua experiência técnica, a Alexa apresentou melhor performance no sistema.

“Capaz de tocar música, em vários ambientes, fornecer informações, entregar notícias e placares esportivos, informar o tempo, controlar a “casa inteligente” e até mesmo permitir que membros encomendem produtos online”, afirma Vavinho.

“Esse sistema fica nas ‘nuvens’, expandindo as informações oferecidas o tempo todo e refinando as respostas para fornecer informações mais precisas. Resumindo, quanto mais você usa, mais ela fica capaz de respostas e ações mais precisas. A assistente também controla

dispositivos domésticos inteligente e acessa informações de outros dispositivos como seu carro, seu relógio , informando sua saúde e ou localização de algum membro da família”, explica.

Interruptor inteligente

Essa é a alternativa para um sistema de iluminação conectada, são os smart switches. Com lâmpadas dimerizáveis ou não, você pode comandar os circuitos de iluminação do ambiente.

Tomadas

As tomadas inteligentes controlam com precisão o fluxo de energia (LIGA E DESLIGA) de eletroportáteis, como cafeteira, torradeira, forno. Abajures também podem ser conectados.

Central de controle de infravermelho

A central de infravermellho envia os comandos para equipamentos que têm esse sistema. Em geral, são todos que possuem controle remoto, como televisão, som ou qualquer outro.

Smart box

Esse equipamento faz a conexão da assistente virtual para os aplicativos de stream, como Netflix, youtuber entre outros. Algumas smart tvs já vêm com Alexa integrada

Todos os 4 itens estarão conectados à assistente virtual, onde ficarão armazenadas e configuradas todas as ações que transformarão sua residência em “casa inteligente”.

É preciso um programador?

“Você consegue instalar uma assistente sozinho. Mas, lembre-se que a ajuda de um profissional é sempre bem-vinda, para lidar com tomadas de difícil acesso, criar as programações das rotinas mais complexas, prezando, assim, pela economia, segurança, conforto e um sistema melhor programado”, alerta Vavinho.

A grande vantagem desse kit é o sistema sem fio, pois não é preciso reforma ou qualquer outro tipo de infraestrutura. Assim, a empresa consegue realizar o desejo do cliente em ter uma “casa inteligente”, com tudo conectado e sem necessidade de uma infra mais complexa.

Ainda em nossa conversa com a INTEGRA HD, pontuei se a automatização mais detalhada sairia do mercado. Conferindo assim que são automações diferentes a “casa inteligente” e a “casa inteligente automatizada”, ao que Vavinho explicou:

“Numa casa inteligente mais complexa é como se o sistema automatizado tomasse uma decisão por você. Esse tipo de automação tem maior precisão e consegue trazer, além de conexão, o conforto ambiental e a sustentabilidade. Esse produto pode tornar possível gerenciar experiências no ambiente, sem ser necessário um controle remoto, por exemplo, ou falar alguma coisa. Luzes acendem pelo simples fato da chegada ao ambiente. Toda a estrutura de conforto: temperatura, iluminação de equipamentos de áudio, vídeo, cafeteiras são acionadas”.

“Por exemplo, é possível colocar na porta de entrada da casa um sensor, que, ao perceber que a porta foi aberta, ascende as luzes, liga o ar condicionado e reproduz a sua playlist favorita. No entanto, você não precisou tomar nenhuma decisão para que isso acontecesse, certo? A configuração da casa inteligente executou a cena em função de uma informação do sensor. Esse processo pode ser feito também para sensores de temperatura, vazamento de água, de gás e luminosidade”.

Proporcionar maior comodidade, economia e funcionalidade são as vantagens da automação residencial que mais se destacam, mas não são apenas esses benefícios que tornam as casas inteligentes tão desejadas”.

A segurança se mostra muito mais eficaz. A instalação de câmeras aumenta a proteção dos residentes, assim como fechaduras biométricas, sensores de presença e travas eletrônicas. A casa automatizada proporciona uma maior segurança, uma vez que se pode ativar e desativar o sistema de alarme remotamente, e ser notificado quando algo acontecer dentro da casa. Os sensores de vazamento de água e de gás, avisam quando algo de errado acontecer e podem acionar uma válvula para fechamento da água da casa, ou do gás encanado, reduzindo as chances de um acidente.

A automação ainda abriga mais segurança para a terceira idade. Com isso, caso haja algum acidente na cozinha, na garagem etc., fica mais fácil chamar por ajuda e, como resultado, ganha-se tempo em um atendimento de socorro mais rápido e ágil.

Os pais com filhos pequenos poderão contar com mais tranquilidade na rotina agitada do dia a dia ao utilizarem o sistema de câmeras para saber se os pequenos estão em casa em segurança. Vale ressaltar que isso tudo é possível com o simples toque na tela do smartphone.

Sustentabilidade Economia

É possível economizar energia elétrica com uma casa inteligente automatizada, gerando menos gasto financeiro. Isso acontece porque o sistema desliga os equipamentos que estiverem ligados desnecessariamente, levando à redução no desperdício de energia elétrica .

Quando acontece de aparelhos de ar condicionado ficarem ligados, sem que haja alguém no ambiente, luzes do jardim se mantêm acesas durante o dia, irrigadores funcionem durante a chuva e aquecedores de água fiquem ligados sem necessidade. Essas circunstâncias aumentam o consumo de energia e podem ser facilmente eliminadas com o uso da tecnologia.

O sistema de irrigação remoto também é uma forma de contribuir com o meio ambiente, salvo-conduto que pode ser desativado em períodos de chuva ou programado para funcionar com o mínimo de água possível.

Os itens residenciais, como persianas, TVs, home theater, som ambiente, piso aquecido, também podem ser automatizados

A Sustentabilidade vem da redução de gastos energéticos e também do uso de tecnologias que consigam ser autossuficientes. A instalação de energia solar integrada na automação gera ainda mais autossuficiência. Na prática, a automação pode eliminar o desperdício e economizar até 30% da conta de luz.

Economia do seu tempo

Pode-se ganhar tempo com uma casa automatizada, tendo em vista que você poderá tomar as devidas providências em determinado assunto, sem estar em casa — ou estando em um outro cômodo da residência.

Assim, consegue-se ter tempo para usufrui de uma rotina mais tranquila, com tempo para outras atividades, seja sossegar, usufruir de conforto, ou concluir um trabalho ou estudo. Ao mesmo tempo em que você pode conferir se toda a casa está fechada, por exemplo. Afinal, o tempo é algo muito valioso para não o usar da melhor maneira possível, não é mesmo?

Mais praticidade e comodidade

Uma grande vantagem da casa automatizada é a praticidade e comodidade. Afinal, o usuário poderá desfrutar de medidas para deixar a sua rotina mais organizada e tranquila. Por exemplo, o usuário poderá ligar o aparelho de ar-condicionado em um dia quente sem estar em casa. Isso será feito de longe, apenas com um toque ou comando de voz. Assim, quando ele chegar na residência, o ambiente já estará na temperatura adequada para promover mais bem-estar.

É plausível, ainda, adquirir um sistema com biometria para a porta de entrada, por exemplo, computando mais proteção e tranquilidade no dia a dia — principalmente se você costuma viajar muito. Todos os moradores podem cadastrar as suas digitais e ninguém da residência precisará se preocupar em andar mais com as chaves.

Outra possibilidade com sistema de controle de iluminação, é que a automação permite não apenas ligar e desligar em horários específicos, mas também criar cenários que ajustam as luzes (luminosidade) para o seu conforto. Ou seja, pode-se contar com excelentes recursos para ter uma melhor experiência dentro de casa.

Já na cozinha, podemos enviar uma mensagem, agendar tarefas e até mesmo ler uma receita, também com um simples comando de voz.

Com essas dicas, fica muito mais simples e fácil perceber melhor sobre os benefícios da casa automatizada, não é mesmo? O ideal é sempre procurar um profissional qualificado na hora de realizar os seus projetos de automação, seja para a instalação de energia solar, de sistemas de segurança ou de home theater, entre outros.

Para quem quer conferir na prática, a INTEGRA HT possui um show room equipado para exposição aos clientes. Em seguida, por possuir expertise, apresenta um PROJETO adequado para sua residência e/ou ambientes corporativos, sempre aliando o bem-estar do cliente à qualidade dos equipamentos, com segurança e conforto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]

  • Municípios: entidades alegam subfinanciamento em principais áreas de interesse da população

    Algumas das principais entidades que representam os municípios brasileiros alegam [...]

  • Dr. Fellipe Menezes participa de mentoria com médica expoente no tratamento de microvasos no Brasil

    Sempre em busca de aperfeiçoamento, o experiente cirurgião vascular Dr. [...]

  • Huse registra 1.400 solicitações de relatórios para seguro DPVAT

    O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do Hospital [...]

  • Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029

    O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o Plano de [...]