A Casa de Cultura João Ribeiro, unidade da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em Laranjeiras, realiza os festejos alusivos ao nascimento do seu patrono nesta quarta-feira, 26. A programação começa com a tradicional novena de São João, às 19h, apresentação do Batalhão Unidos de São João, às 19h30, quadrilha junina Poeirinha do Sertão, às 20h, e encerramento com apresentação musical do trio pé de serra Piauí, às 20h30.

Desde a década de 1970, a Casa de Cultura João Ribeiro promove a tradicional Novena de São João Batista. Antes disso, a festividade era realizada na capela da Rua da Cacimba. De acordo com o diretor da unidade, Marcos Oliveira, a mudança foi uma forma que a instituição encontrou para salvaguardar esse patrimônio imaterial, cultural e religioso, para que fosse mantido em sua originalidade. “ É uma tradição zelada pela instituição museal e pela comunidade local, festejando, assim, o nascimento de São João Batista e, também, o patrono João Ribeiro, nascido a 24 de junho de 1860”, afirma Marcos Oliveira.

Ilustre laranjeirense

A Casa de Cultura João Ribeiro é uma das mais importantes reservas culturais da história de Laranjeiras e de Sergipe. Homenageia João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes, que nasceu no dia 24 de junho de 1860 e residiu na Casa que leva seu nome. Foi estudante em sua terra e no Atheneu Sergipense (1880). Professor de português de Dom Pedro II, formado em Direito, teve forte ligação com a literatura e história. Foi tradutor, gramático, romancista, filólogo, poliglota, músico, folclorista, historiador, crítico literário, jornalista, poeta, contista, pintor, inaugurou imortalidade na Academia Sergipana de Letras e membro da Academia Brasileira de Letras. João Ribeiro morreu no dia 13 de abril de 1934. A Casa de Cultura foi institucionalizada patrimônio cultural no dia 9 de agosto de 1974, com o objetivo de preservar seu acervo e estimular o serviço documental e histórico do homenageado, expandindo ações voltadas à pesquisa, com projetos educativos e culturais. A Casa fica localizada na Rua João Ribeiro, nº 14, em Laranjeiras.

 

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Operação Linha Segura completa um ano ampliando proteção nos ônibus e terminais de Aracaju

    A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) realizou nesta segunda-feira, 15, [...]

  • Das Lutas e do Fazer Ciência: Laboratório de Violências domésticas, Feminicídio e Transfeminicídio da Universidade Federal de Sergipe

    Por Gladston Oliveira dos Passos Cotidianamente nos deparamos com uma [...]

  • Ricardo Marques convida pesquisador da UFS para contribuir com propostas na área da saúde

    O vice-prefeito de Aracaju e pré-candidato ao governo do estado, [...]

  • Lula sanciona novo marco legal do transporte público coletivo urbano. Confira o que muda

    Paulo Pinto/Agência Brasil Mudanças apontam nova estrutura de financiamento e [...]

  • Trabalho executado na Estação Acolher tem foco no cuidado e na assistência aos catadores e ambulantes

    Durante os festejos juninos na Orla da Atalaia, em Aracaju, [...]