Li em um dos livros de Allan Kardec e anotei: “sua vida é sua mensagem.” Determinadas frases anoto para que possa refletir vezes sobre o sentido de cada palavra e da reunião destas, juntas. Sua vida. Bem, não se trata da vida do parente e tampouco do vizinho. É a minha vida. Única.

Recordo-me que ao ler vivia uma fase de divórcio. É uma experiência dramática porque os projetos de vida mudam e o aceite disso, de respeitar seu novo eu, é doloroso. Quantas vezes será que já vivi? Esta é mais uma ou é a derradeira? Sei lá. Só sei que me foi dada. Só respondo por mim, por meus atos e sentimentos. Até meu filho ficar adulto, também responderei por ele, é bem verdade. Esta responsabilidade é minha até certo tempo. Do contrário, é bom estar consciente sobre o que é viver a própria vida. E qual a mensagem que estou escrevendo a partir de quem sou. É uma mensagem particular? Sim, sem dúvidas. Devo prestar contas a mim mesma. Mas no emaranhado e circunstâncias do caminho, há muita confusão sobre a quem se deve satisfação.

Ora, toda essa hierarquia dos ambientes que vivemos, a geopolítica, onde preciso ter visto e liberação pra ir e vir em alguns locais do mundo, todo esse controle onde a humanidade foi socialmente inserida. Agora então: põe máscara, passa álcool em gel, ora se tranca, noutra se libera.

Isto dá um nó nos conceitos de liberdade individual e interfere diretamente no grau de felicidade da criatura. Desde quando há um manual para se viver? Bem, há famílias, comunidades e organizações que se empenham em disciplinar, dogmatizar e castrar, sim, castrar, a quem somos de fato. Meu caro leitor, se você precisa estar batizado para ter uma relação direta com Deus… E se precisa do consentimento dos pais, padrinhos, titios e titias, validações externas e não, internas, para ser quem você é, lhe digo: você está Fu$&@:!!

Todas as mentes que me inspiram romperam com o status quo do pensamento predominante. Você pode até achar meu relato arredio. E o é!! Não prego a incivilidade. Ao contrário. Coloco aqui a responsabilidade pessoal pela própria história de vida. Você sofre? A questão é inteiramente sua. Está doente? Em algum momento houve descuido de si mesmo (a). Está amargando por conta das decisões de vida de filho, filha, marido ou entes queridos? Até entendo porque você o/a ama, mas onde cabe seu esperneio diante dos fatos? Na verdade isso é espelho de sentimento de posso e controle. As pessoas agem com idade psicológica de crianças mimadas e como não querem crescer, reclamam, ficam angustiadas, atormentam a si e aos outros.
Lembre-se: você só responde pela própria vida. Negligenciar este fato é se esquivar da oportunidade da plenitude de viver.

Faça tudo o que estiver ao seu alcance em prol do seu bem e dos que lhe rodeiam. Mas não criemos expectativas. Liberamos o bom sentimento. Deixe fluir a sua energia para o mundo. Semeie a paz. Fecunde a semente da felicidade. Adube o espírito com bondade e ações caridosas. Ajude o quanto puder, principalmente a si mesmo. Tem gente que não se ajuda. Sorria. Sempre mais e com pessoas que nem conhece. Distribua bom-dia, abraços, doações materiais e espirituais, escritas amorosas. Não espere o troco. Deus e seus emissários tudo veem. Conhecem nossas profundas intenções. Exercite-se. Conheça-se sempre mais. Ame-se, criatura. Cuide da sua saúde física e da mental. Alimente a alma com leitura edificante, com oração, através de pessoas com sintonia em fazer o bem. Tem pessoas que não necessitam de prato de comida, apenas carinho e atenção. Isso é doação de luz! E ao fazer você também se enche de energia.

Essa é a sua vida. E sua mensagem. Jamais a desperdice. Perdoe o quanto puder. Há pessoas habilitadas em trabalhar em uma financeira por tanto cobrar e pouco hábeis em construir relações saudáveis. Elimine todos os pesos e todas as culpas, inclusive pedindo perdão sincero para si mesmo e para a pessoa por você magoada. Seja livre. Seja você um ser com o compromisso de espalhar o seu melhor por aí. Seja feliz ao promover a felicidade de quem lhe rodeia. Muita paz!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]

  • Projeto de professora da UFS investirá mais de R$ 900 mil no sucesso de meninas em STEM

    A proposta contará com investimento de mais de R$ 930 [...]

  • Prefeitura beneficia, pela 1ª vez, pessoas que viviam em situação de rua com casa própria

    O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, nesta terça-feira, 19, em seu [...]