
A Unidade Móvel de Saúde da Mulher, conhecida popularmente como Carreta da Mulher, passou por uma adequação estrutural e recebeu um novo equipamento de mamografia. A instalação do novo equipamento representa um importante avanço no acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa iniciativa permite levar exames essenciais diretamente à população, eliminando barreiras e facilitando a realização de mamografias para mulheres que, em muitos casos, enfrentam limitações para se deslocar até centros especializados.
Com investimento superior a R$ 1 milhão, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher passou por adequação estrutural e recebeu um moderno equipamento de mamografia. Segundo a coordenadora estadual dos Serviços Especializados, Maynara Franca, a unidade conta com um sistema elétrico estável, adequado e de primeira qualidade. A mobilidade da unidade, aliada à tecnologia de ponta do aparelho de mamografia, possibilita a ampliação da cobertura do rastreamento do câncer de mama, contribuindo significativamente para a redução da mortalidade por essa doença.
“O novo mamógrafo possibilitará às usuárias sergipanas terem acesso in loco ao exame de mamografia para rastreio do câncer de mama. Além disso, a oferta de ultrassonografias e exame Papanicolau continuará sendo disponibilizado. Com essa ação, o sistema de saúde fortalece a prevenção, promove a saúde da mulher e reafirma o compromisso com a equidade no acesso aos serviços de saúde”, explicou a coordenadora.
Coordenada pela Diretoria Operacional da Saúde (Dops) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação de Serviços Ambulatoriais Especializados, a Carreta da Mulher conta com uma estrutura moderna, onde são ofertadas ultrassonografias de mamas, transvaginal, exame de lâmina e em breve mamografia.
A técnica em radiologia Angelle Jessica será uma das profissionais responsáveis pelo exame. “Após realizar o treinamento, vamos iniciar o atendimento com foco no rastreamento e acolhimento daquelas que estão em déficit de exames. Agora não é preciso ir até a unidade, pois o equipamento vai percorrer todo o estado, levando exames como mamografia e citopatologia às mulheres que não têm condições de se deslocar até a cidade. É uma forma de facilitar o acesso e cuidar da saúde dessas mulheres de forma mais próxima e eficiente”, destacou a técnica em radiologia.
Fonte, Secom – Estado.