Um folião responsável, além de cair na folia, também cuida dos brasileirinhos! Esse é o foco da campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” chama atenção da população ter sempre à mão a informação sobre o “Disque 100”. O serviço, gratuito e anônimo, funciona 24 horas por dia para receber denúncias de violações de direitos humanos, incluindo a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Lançada no último dia 11 deste mês pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a ação foi elaborada pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CIEVCA), da qual o Ministério do Turismo também faz parte. O lançamento foi realizado em Brasília logo após a posse dos membros do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente ( Conanda).

Para proteger o público de crianças e adolescentes das violações de seus direitos, a campanha também reforça a prevenção e a fiscalização do uso de álcool, tabaco e entorpecentes por menores de idade, que também pode ser combatido com o suporte do “Disque 100”, na função de canal de denúncia.

Com peças informativas como camisas, cartazes, folders, leques e adesivos, a ação publicitária está sendo divulgada por diversos canais do Governo Federal, com objetivo de chegar o mais perto possível de pais, responsáveis e familiares de sobre cuidados essenciais durante o os dias de folia, sensibilizando todos os envolvidos na proteção a esse público.

ALERTA – Infelizmente, o ano de 2024 marca um número exponencial de denúncias de violação dos direitos de criança e adolescentes por meio do Disque 100. Segundo o MDH, ao longo do ano foram mais de 650 mil denúncias registradas, e 290 mil eram de suspeitas de violações contra crianças e adolescentes, o que representa uma prevalência de 38% das denúncias.

CÓDIGO DE CONDUTA – O Ministério do Turismo conta com uma ferramenta potente no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes: o Código de Conduta do Brasil. A ação busca sensibilizar empresas que firmem o compromisso de ajudar na prevenção a essa violência que, infelizmente, ainda ronda o mundo.

De livre adesão, a publicação que tem como objetivo orientar e estabelecer padrões de comportamento ético de empresas e prestadores de serviços turísticos, seus funcionários e colaboradores, que trabalhem direta ou indiretamente no contexto do turismo para que, no desempenho de suas atividades, adotem ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para aderia à iniciativa, o participante precisa estar registrado no Cadastur e assinar o Termo de Compromisso, feito no Sistema de Monitoramento do Código de Conduta. Clique AQUI para conhecer o Código de Conduta.

O DISQUE 100 – É um serviço gratuito e anônimo de denúncia de violações de direitos humanos. O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.

Como denunciar

•             Ligar para o 100 de qualquer telefone fixo ou móvel, de todo o Brasil

•             Enviar uma mensagem para o WhatsApp +55 61 9 9611-0100

•             Enviar uma mensagem para o Telegram digitando “Direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo

•             Enviar um e-mail para [email protected]

•             Entrar em contato por videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

 

 

fONTE:

Agência Gov | Via MTur

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Falta de água em Aracaju reforça importância da caixa d’água: Ferreira Costa orienta sobre prevenção e armazenamento seguro

    Diversos bairros de Aracaju vêm enfrentando falta de água nos [...]

  • Conferência Estadual de Assistência Social reafirma compromisso do Governo de Sergipe com políticas públicas de inclusão

    A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Governo [...]

  • PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3, de 2021, [...]

  • TCU E MINISTÉRIO DAS CIDADES: DIRETRIZES E RECURSOS PARA TORNAR CIDADES MAIS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

    A decisão do TCU me chamou atenção pela sua franqueza. [...]

  • Governo notifica patrões sobre atraso do FGTS de empregadas domésticas

    O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia nesta quarta-feira [...]