Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Neste contexto, a Campanha Novembro Azul está ajudando a reforçar a importância do homem fazer os exames preventivos e cuidar da saúde de maneira geral. Para falar sobre esse assunto, o Cinform Saúde entrevistou Dr. Michel Fabiano Alves, médico oncologista da Vitta Centro de Oncologia e Hospital Primavera. Confira!

Caderno Saúde – Qual a principal mensagem reforçada pelo Novembro Azul?

Dr. Michel Fabiano – A necessidade de uma maior atenção à saúde pelos homens. A campanha ressalta a necessidade de medidas para promoção de saúde e prevenção de câncer, focando na importância da realização de exames de rotina para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dr. Michel Fabiano Alves, médico oncologista

Caderno Saúde – Quais os principais fatores de risco para o câncer de próstata?

Dr. Michel Fabiano –  Podemos citar: idade maior que 65 anos, pessoas de pele negra, alterações genéticas que predispõem ao câncer, casos de câncer de próstata em familiares de primeiro e segundo graus, além da obesidade e do sedentarismo.

Caderno Saúde – As mulheres são acompanhadas pelo médico ginecologista. Qual seria a especialidade indicada para a saúde do homem e quais os exames preventivos do câncer de próstata?

Dr. Michel Fabiano – O urologista é o médico mais indicado para o cuidado específico da saúde do homem. Todos os homens com idade superior a 50 anos devem realizar o exame de PSA e toque retal anualmente. Aqueles com maior risco devem iniciar mais cedo, aos 45 anos.

Caderno Saúde – O câncer de próstata é uma doença silenciosa ou há sintomas? Quais são?

Dr. Michel Fabiano – Geralmente o câncer de próstata só causa sintomas quando já está bem avançado e as chances de cura são menores. Nas fases iniciais, a doença se comporta de forma silenciosa, sem nenhum sintoma, por isso a importância da realização dos exames diagnósticos de rotina. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores as chances de cura.

Caderno Saúde – Quais as condições de cura do câncer de próstata? Dados já apresentam novidades nas formas de tratamento?

Dr. Michel Fabiano – Quando diagnosticado em fases iniciais, as chances de cura para doença são superiores a 90%. Quanto mais cedo for descoberto, menos agressivo é o tratamento. Há várias novidades para o tratamento da doença, desde o estágio mais inicial, com novas técnicas cirúrgicas e novas tecnologias de radioterapia, até estágios mais avançados, com novas drogas que fazem os pacientes viverem mais e melhoram a qualidade de vida.

Caderno Saúde – Fique à vontade para deixar uma mensagem para o público masculino sobe o assunto.

Dr. Michel Fabiano – É sabido que as mulheres vivem em média 7 anos a mais que os homens. É urgente que os homens reconheçam a necessidade de cuidarem de sua saúde, com idas frequentes ao médico e realização de exames de rotina, principalmente quando estão saudáveis e não sentem nada, e com adoção de hábitos melhores de vida. O preconceito e o medo devem ser deixados de lado para uma vida mais longa e saudável.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Consumo de combustível no Brasil deve aumentar em 3 bilhões de litros em 2025

    O mercado brasileiro de combustíveis deve seguir em trajetória de [...]

  • Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos

    Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais [...]

  • Fim de semana de feriado traz encenação da Paixão de Cristo e diversas atrações na Vila da Páscoa

    O fim de semana de feriado prolongado será de muitas [...]

  • Vacina contra gripe é segura e não causa a doença

    A campanha de vacinação contra a gripe começou nas regiões [...]

  • Plataforma identifica áreas prioritárias para restauração florestal

    Uma ferramenta desenvolvida pela organização não governamental (ONG) Conservação Internacional [...]