Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o próximo dia 15. Em Sergipe, a mobilização tem como meta vacinar 460 mil pessoas. Porém, segundo o último balanço, divulgado na sexta-feira (1), apenas 346 mil pessoas tinham sido vacinadas, 69% da população-alvo.
“A Campanha é de grande importância, já que no outono e inverno com o aumento das chuvas e diminuição da temperatura aparecem doenças como a gripe”, comenta a enfermeira do Núcleo de Imunizações, Ana Beatriz Lira.
Dos 75 municípios sergipanos, apenas sete conseguiram vacinar 90% do público alvo da vacina entre os dias 23 de abril e 1 de junho. Foram eles: Malhada dos Bois, Poço Redondo, Telha, Arauá, Boquim, Nossa Senhora de Lourdes e Pirambu.
A vacina está disponível em todos os postos de saúde e protege contra os vírus do H1N1, do H3N2 e da Influenza B, que foram os vírus de maior circulação no país no último ano. Os grupos prioritários para vacinação incluem crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas, profissionais da área de saúde, professores (seja da rede pública ou privada), idosos e índios.
MORTES POR H1N1
Em Sergipe, duas mortes por causa do vírus H1N1 já foram registradas em 2018. Um bebê de cinco meses foi a primeira vítima fatal da doença no Estado. Transferido de Itabaiana, ele estava internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A segunda morte confirmada foi a de um homem de 38 anos que estava internado no Hospital São José, em Aracaju, e acabou falecendo no dia 23 de maio.