No período entre 1º e 31 de maio, o Governo de Sergipe irá realizar a 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa do ano de 2023. Nesta etapa, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, o que corresponde a 1,3 milhão de animais.

O secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca Ramos da Silva, destaca que Sergipe está há 27 anos sem a presença da febre aftosa com vacinação e que o governo trabalha para avançar no status sem vacinação.

“Nossa estratégia é vacinar bem esse ano para chegarmos em 2024 mantendo as boas condições sanitárias do rebanho e alcançarmos o conceito de zona livre da doença sem vacinação. Portanto, faço um apelo aos criadores: que vacinem todo seu rebanho agora nessa primeira etapa da campanha e declarem na Emdagro, pois o produtor é o grande protagonista de tudo isso”, destacou o secretário.

Conforme explicou a Seagri, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) é a responsável pela campanha contra a febre aftosa. O presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, disse que as equipes da Defesa Animal já estão percorrendo os estabelecimentos que comercializam a vacina para verificar, além do estoque existente, as condições de armazenamento e temperatura. “Vamos trabalhar para registrar um índice maior que 90% de cobertura vacinal, tanto em maio quanto em novembro”, enfatizou Gilson.

Declaração de vacinação – A diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, alerta os produtores para a importância também de declarar que os animais foram vacinados. “O produtor rural tem até o dia 10 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho de bovinos e bubalinos e demais espécies (suínos, caprinos, ovinos, equinos e outros)”, explica a diretora.

Aparecida explica ainda que a declaração de vacinação pode ser feita através do sistema informatizado (Siapec3), e-mail: codea@emdagro.se.gov.br, pelo telefone (79) 9 9191-4341 ou no Escritório da Emdagro. “Alertamos ao criador inspecionar seus animais e informar imediatamente à Emdagro a ocorrência de qualquer enfermidade no rebanho”, completa a diretora.

 

Fonte: Governo de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Programa Brasil Contra o Crime Organizado ultrapassa R$ 2 bi de prejuízo às facções criminosas

    Divulgação Lançado em 2026, o Programa Brasil Contra o Crime [...]

  • Sergipe conquista nota máxima em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal

    Sergipe conquistou a nota A, a mais alta classificação, no [...]

  • Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

    A taxa de desemprego no trimestre encerrado em maio ficou [...]

  • População tem acesso a novos exames e cirurgias com investimentos do Estado no Hospital Regional de Itabaiana

    Com o objetivo de ampliar o acesso da população a [...]

  • Prefeitura promove reforço escolar durante as férias para estudantes da rede municipal

    Com o objetivo de fortalecer o processo de aprendizagem dos [...]