O governador Belivaldo Chagas afirmou, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (18), o início da vacinação contra a Covid-19 no estado para a próxima terça-feira (19). Na ocasião, será vacinada de forma simbólica, a partir das 8 horas, um profissional da área da Saúde do Hospital de Urgências de Sergipe João Alves Filho.

“As vacinas estão chegando e será feita a conferência e a divisão dos kits para serem encaminhados aos 75 municípios. Temos já a logística pronta, Sergipe está preparado, temos hoje 211 salas prontas e equipadas para receberem as pessoas, para que elas possam ser vacinadas. Em nenhum momento, deixamos de agir. As seringas foram adquiridas, o que tinha que estar ao nosso alcance, nós cumprimos. O que precisava era das vacinas e elas estão chegando. Hoje mesmo trabalharemos noite adentro, para preparar e, portanto, a partir das 7 horas da terça-feira, 19, entregaremos aos municípios”, destacou o governador.

O Plano de Vacinação de Sergipe determina que os municípios das Regiões de Saúde de Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão) e Região de Nossa Senhora do Socorro (Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Rosário do Catete, Santo Amaro e Siriri) deverão retirar os imunizantes na SES.

Já para os municípios das Regiões de Saúde de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá, a Saúde do estado fará o transporte aéreo e terrestre.

O governador ressaltou que a chegada da vacina não significa que a pandemia acabou. “É importante dizer que a vacina vai ajudar, mas não dá para continuar com as aglomerações. Não dá para continuar descumprindo as regras de distanciamento, o uso de máscara, a higiene das mãos”, disse.

Estratégia
Nesta primeira fase de vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pretende imunizar 23.272 pessoas, em duas doses. Estão nesta faixa prioritária os profissionais de saúde (22.760), idosos de 60 anos ou mais institucionalizados (240), pessoas com deficiência institucionalizadas (22) e indígenas aldeados (250).

Dentre os profissionais de saúde prioritários nesta primeira etapa estão as equipes de vacinação, trabalhadores das instituições de longa permanência e trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados que estão envolvidos no atendimento à Covid-19.

“Cada município vai fazer um levantamento dos seus profissionais. No caos da população institucionalizada, não são todos que possuem, mas os que possuem já fizeram o levantamento e a vacinação será feita em um único momento, bem como a população indígena”, ressaltou a enfermeira do Programa de Imunização do estado, Ana Beatriz Lira.

Como estratégia para evitar aglomerações, o governo promoverá a vacinação em horários específicos para cada grupo, além de vacinação institucional, em locais que estejam os grupos prioritários, vacinação móvel, em drive-thru, com hora marcada e domiciliar, quando necessário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho será tema de Audiência no MPT-SE

    Evento é aberto ao público e vai acontecer no dia [...]

  • Governo do Estado e Fórum Estadual de Aprendizagem reúnem empresas para impulsionar a contratação de jovens em Sergipe

    Fortalecimento do futuro da juventude sergipana por meio da aprendizagem [...]

  • Prefeitura de Aracaju fortalece geração de renda, inclusão produtiva e economia solidária

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de [...]

  • Pessoas 50+ vão representar metade do consumo com saúde em 2044

    Em cerca de 20 anos, metade do consumo das famílias [...]

  • Marco legal do transporte público: prefeituras poderão usar Cide Combustíveis para baixar passagens de ônibus

    A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3278/21 [...]