A Câmara Municipal de Aracaju aprovou nesta quinta-feira, 18, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 04/2025, que altera a nomenclatura da Guarda Municipal para Polícia Municipal de Aracaju.

A proposta, de autoria do vereador Lúcio Flávio, modifica dispositivos da Lei Complementar nº 194/2023 sem, no entanto, promover alterações nas competências ou na estrutura funcional já existente da corporação.

Com a aprovação, a nova redação estabelece que toda a legislação municipal vigente que mencione “Guarda Municipal” passará a ser interpretada, automaticamente, como “Polícia Municipal”. A estrutura e as funções da corporação permanecem estritamente vinculadas à Lei Federal nº 13.022/2014, que define as diretrizes e limites de atuação dessas instituições em território nacional.

A Polícia Municipal de Aracaju permanecerá sob a tutela da Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania (SSM/AJU). O secretário da pasta, André David, destaca o movimento como uma conquista para a classe. “Essa é mais uma conquista dos nossos guerreiros que estão atuando nas ruas, combatendo a criminalidade. Somos uma força de segurança reforçando o policiamento na capital e protegendo o aracajuano. Esse reconhecimento valoriza a categoria que tem crescido como instituição na área policial. Estou muito feliz e grato à prefeita Emília Corrêa pela confiança no nosso trabalho”, disse ele.

Para o comandante-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Ricardo Silva, a mudança reflete o fortalecimento da identidade institucional dos agentes na capital sergipana. “Já tivemos também decisões até do próprio STF, que diz que o policiamento preventivo e comunitário é constitucional, e a Guarda pode fazer. Portanto, esse projeto fortalece, valoriza e reconhece o que a Guarda já tem feito ao longo dos anos e também contribui e concorda com o que a gestão da prefeitura Emília Corrêa já tem feito, como a mudança da secretaria SEMDEC para a Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania”, destacou.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • 6ª edição do Prêmio Olho Vivo é lançada com objetivo de eleger ‘Os Melhores de 2025’

    A 6ª edição do Prêmio Olho Vivo foi lançada na [...]

  • Sepdan realiza última reunião de protetores independentes do ano e lança o Mascote Guerreiro

    O momento contou com a presença do Ministério Público Federal, [...]

  • Deputados aprovam atualização da Lei de Emolumentos dos serviços notariais e registrais

    A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou, por unanimidade e [...]

  • Câmara aprova projeto que altera nomenclatura da GMA para Polícia Municipal de Aracaju

    A Câmara Municipal de Aracaju aprovou nesta quinta-feira, 18, o [...]

  • Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e operações portuárias do estado

    Nesta quinta-feira, 18, gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento [...]