A Câmara Municipal de Aracaju aprovou nesta semana o projeto de lei de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriotas), que prevê a Semana de Conscientização da Epilepsia. Como forma de desmistificar o preconceito contra a doença e disseminar informações sobre ela, o projeto prevê a inclusão da semana no Calendário Oficial de Aracaju, direcionando, anualmente a última semana do mês de março, para atividades voltadas para conscientizar, prevenir e informar os cidadãos a respeito desta patologia.
Epilepsia é uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas no cérebro, causando convulsões. Em algumas vítimas da síndrome, ela se manifesta na forma de crises, algumas mais fracas, outras mais sérias. A origem está em problemas no parto, quedas que tenham afetado o sistema nervoso e malformação do córtex cerebral.
“O projeto é de caráter social e de uma simplicidade grande. Mesmo com a atualização da coisas, ainda precisamos, hoje em dia, trabalhar com a conscientização. Parece que a gente não sai dessa fase. Não é diferente nesse caso. Além do preconceito, que é assustador. O esforço é justamente derrubar esses estigmas de uma sociedade que ainda se assusta – e discrimina –quem sofre com a epilepsia”, pontuou a autora do projeto.
A vereadora Emília Corrêa reforçou ainda a importância do projeto explicando que a patologia não é contagiosa, afeta milhões de pessoas, e, ainda assim, muitas pessoas não entendem ou não sabem lidar com a situação. “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, são mais 50 milhões de pessoas afetadas. A maioria dos casos, as crises desaparecem de maneira espontânea, mas tendem a se repetir em períodos aleatórios. Não é todo mundo que sabe lidar com a situação, ao presenciar, por exemplo. O projeto surge para minimizar os efeitos relacionados ao sentimento de exclusão e baixa autoestima, determinados pelo preconceito que cerca essas pessoas”, concluiu.
O projeto segue para a sanção do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Salário médio do trabalhador amplia recorde e chega a R$ 3.722

    O rendimento médio mensal do trabalhador brasileiro alcançou R$ 3.722 [...]

  • Aracaju vai reunir grandes nomes da advocacia nacional no evento ‘Criminalistas de Excelência’

    Entre os dias 7 e 9 de maio, Aracaju vai [...]

  • Cristian Meneses articula novas políticas e ciclo de palestras com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal

    O palestrante e especialista em segurança privada Cristian Meneses cumpriu [...]

  • Thiago da Sucesso representa Sergipe em encontro nacional da ABAV nas Montanhas Capixabas

    Sergipe esteve representado em um dos principais encontros do turismo [...]

  • Brasil gera 228 mil empregos formais em março e supera 613 mil novas vagas no trimestre

    O Brasil gerou, em março deste ano, um total de [...]