E a bola continua rolando por aqui no Café com História. Hoje, vamos falar um pouco sobre o Dragão. Na realidade, trata-se da Associação Desportiva Confiança, um dos principais adversários do Sergipe – de que falamos na edição passada. Lembra?

Pois sim, a história inicia-se no Bairro Industrial, em Aracaju, mais precisamente na Fábrica de Fiação e Tecelagem Confiança (antigo Ribeiro Chaves & Cia). No ano de 1936 em primeiro de maio, dia do trabalhador, nascia a Associação Desportiva Confiança (ADC), uma agremiação de operários que se reuniam para prática do voleibol e basquete. Somente em 1949, 14 anos depois, a ADC cria seu time de Futebol, realizando diversos amistosos.

Nascia ali, uma das mais fortes e expoentes agremiações do esporte sergipano. Naquele mesmo ano, foram disputadas as olimpíadas operárias com a participação ativa dos funcionários. Em 1950, o time disputou o Estadual, mas devido a uma antiga “Lei do Estágio”, perdeu os pontos conquistados e, por isso, saiu do campeonato para realizar amistosos preparatórios. Contudo, esse fato não deteve o crescimento e força do time, pois em 1951, com todos os jogadores regularizados, conquistou o estadual.

Joaquim Sabino Ribeiro Chaves

O estádio proletário foi construído no coração do bairro industrial e inaugurado em 1° de maio de 1955. Ele é a sede da ADC e homenageia o fundador do time e da Fábrica Confiança: Joaquim Sabino Ribeiro Chaves. A partir de então, o Estádio Sabino Ribeiro, popularmente conhecido como Caverna do Dragão, transformou-se em palco de importantes jogos amadores e também profissionais.

O hino do Confiança inicia dizendo “Quem é o campeão dos campeões, que no gramado mantém sua glória, é a Desportiva Confiança, dos operários tem o nome a vitória”. Assim como entoa seu hino, o time segue mantendo uma trajetória de vitórias e conquistas, orgulho para os sergipanos e fazendo a alegria de seus torcedores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Benito Di Paula faz show em Aracaju neste sábado

    Um dos grandes nomes da música popular brasileira, o pianista, [...]

  • José Augusto vai celebrar 50 anos de romantismo em Aracaju

    Com uma carreira marcada por grandes sucessos e uma voz [...]

  • Banda Paralamas Clássicos comemora 40 anos com show em Aracaju

    Um repertório potente! É assim que os Paralamas do Sucesso [...]

  • Maurício Maravilha destaca a Importância da Conscientização sobre o Dia Mundial do Autismo

    Em seu discurso, nesta quarta-feira, 2 de abril, na Câmara [...]

  • Glicia Kelline vai ministrar terceira edição da imersão ‘Comunicação em Essência’ em Aracaju

    A treinadora Glicia Kelline vai realizar a terceira edição da [...]