O Clube Sportivo Sergipe iniciou como um time de remo. Atividade essa, muito comum no início do século XX. Esse surgimento está intimamente ligado à fundação do Clube Esportivo Contiguiba. Data-se de janeiro de 1910, a primeira sede, localizada no antigo bairro da Fundição (hoje conhecida como Av. Ivo do Prado), às margens do rio Sergipe, onde também se praticavam mergulho, esportes náuticos e era cenário de muitas disputas aquáticas entre os clubes locais daquela década.

O Sergipe, carinhosamente chamado de Gipão, foi o segundo a surgir em Aracaju, uma semana depois do Cotinguiba Esporte Clube. Existe um rumor, entre os mais antigos, de que o Gipão partiu de uma insatisfação por parte de um grupo de torcedores do Cotinguiba, e isso os motivou a fundá-lo.

Fato é: o Gipão é o maior vencedor da história do Campeonato Sergipano, ostentando assim, 35 títulos. Nacionalmente, já participou das quatro séries do Campeonato Brasileiro, dez vezes da Copa do Nordeste e 16 vezes da Copa do Brasil.

A partir da rivalidade nas competições náuticas, a popularidade dos clubes cresceu e então foi criada uma nova modalidade entre eles, o tão querido futebol. E deixa a bola rolar! Em 1916 os sócios do Sergipe e do Contiguiba decidiram seguir “o rumo da bola” e passaram a atrair suas torcidas aos campos.

O primeiro título estadual do Sergipe veio em 1922, em que se consolidou o slogan “O Mais querido do Estado”. Como se não bastasse, na mesma década, o clube também garantiu seus três primeiros títulos estaduais. IMAG 4

O time foi conquistando espaço e respeito entre os grandes times da época. Na década de 1960, o Gipão enfrentou times como a Seleção Gana, Peru, Argentina – alcançando êxito e apresentando toda a habilidade do futebol Sergipano.

Considerado a sede oficial do time até hoje, o estádio João Hora foi construído na década de 1970, pelo então presidente e conselheiro do clube homenageado João Hora de Oliveira com capacidade para 6 mil pessoas. Lá, também se encontra o memorial do Clube.

Apesar de seu principal rival estadual, o Clube Desportivo Confiança, seguir para a Série B do Campeonato Brasileiro, e por conseguinte, deixar o Sergipe de fora da competição, o clube ainda é considerado o maior do Estado, devido aos seus títulos e história. Independentemente de resultados, um elemento muito positivo para a alma do clube é sua torcida, que continua fiel e presente aos jogos.

É caríssimos leitores, como vocês podem perceber, nosso futebol sergipano tem muita história e tradição. Continue acompanhando o Café com História, aqui mesmo no Cinform online, porque ainda tem muita bola para rolar. Semana que vem tem mais!

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Seminário realizado pelo Governo de Sergipe debate proteção a crianças e adolescentes no meio digital

    O Governo de Sergipe deu mais um passo em prol [...]

  • Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

    Industriais brasileiros articulam com empresários estadunidenses uma ação conjunta para [...]

  • Aracaju atrai R$ 30 milhões em investimentos com a chegada da empresa Callink

    A política de atração de empresas e geração de empregos [...]

  • Alese aprova por unanimidade projeto que garante abono a professores da rede estadual

    A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou por unanimidade, nesta [...]

  • China importa mais e superávit da balança brasileira pós-tarifaço cresce

    A China importou mais no período e contribuiu para as [...]