Fabricação estava paralisada desde o dia 14 de maio

Paralisada desde o dia 14 de maio, a produção da vacina CoronaVac foi retomada esta madrugada (27) após o recebimento de 3 mil litros de insumos, que chegaram a São Paulo na noite da última terça-feira (25). Com essa quantidade de insumo farmacêutico ativo (IFA) será possível fabricar 5 milhões de doses da vacina.

A CoronaVac é uma vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac. A Sinovac envia ao Butantan a matéria-prima (insumos) para que o envase, a rotulagem, embalagem e o controle de qualidade sejam feitos no Brasil. Todo esse processo dura entre 15 e 20 dias. Só então a vacina é disponibilizada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para distribuição para a população.

Até agora, o Butantan já entregou 47,2 milhões de doses ao PNI, cumprindo o primeiro contrato estabelecido com o Ministério da Saúde para entrega de 46 milhões de doses. Agora, o Instituto Butantan trabalha para entregar outras 54 milhões de doses referentes a um segundo contrato firmado com o governo federal, totalizando 100 milhões de doses.

Até o final de setembro, o Butantan espera inaugurar uma nova fábrica da vacina, que vai permitir a produção das doses da CoronaVac sem necessidade de importação da matéria-prima da China. O local terá capacidade de produção de 100 milhões de doses por ano.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • BNDES usará ao menos R$ 100 bi para financiar iniciativas ambientais

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizará [...]

  • Violência contra mulher: setor de transporte segue capacitando motoristas para prevenir casos

    Além dos ônibus temáticos do Agosto Lilás, setor reforça ações [...]

  • Denúncias de pedofilia na internet pelo Disque 100 aumentam em agosto

    A procura pelo serviço Disque 100 para denúncias de crimes envolvendo pedofilia [...]

  • Motta anuncia Comissão Geral para debater Reforma Administrativa

    O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou [...]

  • ‘Sergipe é aqui’ completa 55 municípios contemplados pelo programa com edição em Graccho Cardoso

    Na última sexta-feira, 22, toda a população de Graccho Cardoso [...]