Frequentemente vemos e ouvimos casos de alagamento na cidade de Aracaju, em sua maioria, causados pelo acúmulo de lixo em escoadouros das vias públicas.

Pensando em sanar o problema, o vereador Binho (PMN) solicitou junto a mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju, através da Indicação 717 / 2022, que seja sugerido a Prefeitura a implantação de bueiros inteligentes, que servem como filtro nos escoadouros, em locais onde é maior a incidência de alagamento.

Os bueiros inteligentes consistem em uma caixa vazada removível com alças laterais de metal e é produzida sob medida para cada bueiro, facilitando a limpeza e manutenção e, principalmente, evitando alagamentos. Possuindo ainda um sistema de alarmes, que soa quando o cesto já está cheio.

O bueiro inteligente proporciona um enorme custo benefício em relação aos usados atualmente, prevenindo o entupimento, favorecendo o escoamento da água e evitando a passagem de resíduos e de animais portadores de doenças. Além dos benefícios econômicos, com redução, a longo prazo, de até 70% do custo operacional de limpeza, além de mais agilidade nos serviços.

Aracaju é a 3ª capital do Nordeste e a 16ª no ranking de cidades inteligentes. Desde o início de sua gestão, em 2017, o prefeito Edvaldo vem investindo para tornar Aracaju cada vez mais uma cidade melhor.

“Aracaju é uma cidade que vem se desenvolvendo no que diz respeito ao uso de tecnologias, melhorando a qualidade de vida do povo aracajuano e solucionando problemas, seja na área da saúde, educação, segurança pública, meios de transporte e muito mais. E utilizar o bueiro inteligente é uma forma tecnológica para solucionar um problema recorrente na capital”, ressaltou Binho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Candidato à deputado estadual, Emanuel Matias propõe criação de Sistema Integrado de Proteção Animal em Sergipe

    O candidato a deputado estadual pelo PT, Emanuel Matias, apresenta [...]

  • Ricardo Marques apresenta propostas para saúde, água, educação e controle dos gastos durante entrevista à TV Sergipe

    O candidato ao Governo de Sergipe, Ricardo Marques (PL), apresentou [...]

  • Conab estima produção recorde na safra 2025/26 com 361,7 milhões de toneladas de grãos

    CNA/Wenderson Araujo/Trilu Entre os dados apurados pela Conab, a área [...]

  • Feira de Flores de Holambra movimenta Aracaju com mais de 200 espécies

    Aracaju recebe, de 15 a 26 de setembro, mais uma [...]

  • Grupo Petrópolis amplia presença digital com parceria com iFood

    O Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional, dá [...]