Durante a sessão da última quarta-feira (04), o vereador Breno Garibalde destacou a importância de dar mais celeridade ao Projeto de Lei que pede o fim dos plásticos de uso único em bares e restaurantes de Aracaju. Na oportunidade, ele destacou a importância de se atentar bem aos produtos que se dizem biodegradáveis, mas não são.

“O ideal seria que a gente realmente reduzisse o consumo desses utensílios, como por exemplo os canudos, que já são proibidos por lei. Mas, para não ficarem sem opção, os estabelecimentos resolveram adotar os chamados de biodegradáveis. A questão é que quando você vai ler de fato o que está na embalagem do produto, informa que ele na verdade é oxibiodegradável, o que é péssimo para o meio ambiente”, explicou.

Segundo o vereador, que é ativo nas causas ambientais, existe uma grande diferença entre os dois tipos.

“Os biodegradáveis são produtos que, quando descartados, são consumidos por microorganismos. Já os oxibiodegradáveis (material usado na maioria dos casos), apenas recebem um aditivo químico que faz com que o utensílio se dissolva e se transforme em várias micropartículas. Saiu um estudo que mostra a presença desses micro pedaços de plástico em nossa corrente sanguínea, isso é muito perigoso e eu peço mais consciência de todos”, alertou Breno.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Senai atenderá 10,8 mil micro, pequenas e médias indústrias em 2025

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) informou nesta segunda-feira (10) [...]

  • Governador assina contrato de qualificação em máquinas e equipamentos durante Sealba Show 2025

    O governador Fábio Mitidieri participou neste sábado, 8, do Sealba [...]

  • Prefeita Emília Corrêa assina termo de intenção de parceria entre a Prefeitura de Aracaju e clubes de futebol do município

    A prefeita Emília Corrêa esteve neste domingo, 9, na sede [...]

  • Canal de Xingó não é mais prioridade para a Bahia e nem para o governo Lula

    Grandes homens públicos marcam sua trajetória com ações que transformam [...]

  • ART&C e Maxmeio conquistam selo GPTW pela terceira vez

    As agências ART&C e Maxmeio são tricampeãs do GPTW (Great [...]