Durante a sessão da última quarta-feira (04), o vereador Breno Garibalde destacou a importância de dar mais celeridade ao Projeto de Lei que pede o fim dos plásticos de uso único em bares e restaurantes de Aracaju. Na oportunidade, ele destacou a importância de se atentar bem aos produtos que se dizem biodegradáveis, mas não são.

“O ideal seria que a gente realmente reduzisse o consumo desses utensílios, como por exemplo os canudos, que já são proibidos por lei. Mas, para não ficarem sem opção, os estabelecimentos resolveram adotar os chamados de biodegradáveis. A questão é que quando você vai ler de fato o que está na embalagem do produto, informa que ele na verdade é oxibiodegradável, o que é péssimo para o meio ambiente”, explicou.

Segundo o vereador, que é ativo nas causas ambientais, existe uma grande diferença entre os dois tipos.

“Os biodegradáveis são produtos que, quando descartados, são consumidos por microorganismos. Já os oxibiodegradáveis (material usado na maioria dos casos), apenas recebem um aditivo químico que faz com que o utensílio se dissolva e se transforme em várias micropartículas. Saiu um estudo que mostra a presença desses micro pedaços de plástico em nossa corrente sanguínea, isso é muito perigoso e eu peço mais consciência de todos”, alertou Breno.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Riquelme comanda workshop educativo na edição de 25 anos do Rock Sertão nesta sexta-feira

    "Vai meu Riquelme na batera!". Essa é a chamada para [...]

  • Governo do Estado repassou mais de R$ 647 milhões para os municípios no primeiro quadrimestre de 2026

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Aracaju recebe sessões e debate de “Meu Amigo Lorenzo”, documentário sobre autismo e música

    Aracaju entra no roteiro de um dos documentários brasileiros mais [...]

  • Ricardo Marques aponta desafios do setor pet e defende agenda de desenvolvimento para Sergipe

    O vice-prefeito de Aracaju e pré-candidato ao Governo de Sergipe, [...]

  • Acesso ao saldo do FGTS para quitar dívidas estará disponível a partir de 25 de maio

    Joedson Alves/Agencia Brasil Neste momento, a Caixa Federal está finalizando [...]