Uma pesquisa recentemente divulgada revelou que oito em cada dez brasileiros reconhecem como graves sintomas associados ao câncer colorretal, como a presença de sangue nas fezes e alterações persistentes no funcionamento do intestino.

O estudo inédito, realizado pelo A.C.Camargo Cancer Center em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, também mostrou que, apesar do elevado nível de percepção, quase metade das pessoas que identificam esses sinais demora ou deixa de procurar atendimento médico, evidenciando um descompasso entre o reconhecimento dos sintomas e a busca pelo diagnóstico precoce.

A pesquisa “A saúde do brasileiro, hábitos de vida e o uso de tecnologia em diagnósticos médicos” entrevistou presencialmente 2.015 brasileiros com 16 anos ou mais, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. A coleta de dados foi realizada entre 25 e 30 de junho de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Entre as principais descobertas, o estudo apontou que 80% dos brasileiros consideram grave a presença de sangue nas fezes ou alterações intestinais que persistam por mais de um mês, sendo que 42% classificam esses sintomas como “muito graves”. Esse percentual é ainda maior entre pessoas que já conviveram de perto com casos da doença.

Apesar desse nível de conscientização, o câncer colorretal ainda está distante da realidade da maior parte da população. Apenas 21% dos entrevistados afirmaram conhecer alguém que teve a doença — sendo 15% um parente próximo e 6% um amigo ou conhecido — enquanto 75% disseram nunca ter tido contato com pacientes diagnosticados com esse tipo de câncer.

O levantamento também identificou que, embora 67% dos brasileiros associem sangue nas fezes e alterações intestinais prolongadas ao câncer colorretal, apenas 24% fazem essa associação com convicção. Para outros 43%, a relação existe, mas de forma moderada, indicando que ainda há espaço para ampliar a conscientização sobre os principais sinais de alerta da doença.

O cenário reforça a importância do estudo. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deverá registrar 53.810 novos casos de câncer colorretal por ano durante o triênio 2026-2028, tornando a doença o segundo tipo de câncer mais incidente no país.

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil envia 4,5 toneladas de vacinas para apoio humanitário à Venezuela

    Divulgação/MS Ao todo, o país já encaminhou cerca de 16,5 [...]

  • Conquista multiétnica: Espanha é bi com atacantes filhos de imigrantes

    Entre os 26 jogadores do elenco espanhol que conquistou a [...]

  • Brasileiros reconhecem sinais do câncer colorretal, mas ainda demoram a buscar diagnóstico

    Uma pesquisa recentemente divulgada revelou que oito em cada dez [...]

  • Prefeitura empossa mais 60 professores aprovados no concurso público do magistério da capital

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Brasil terá 158,7 milhões de eleitores aptos a votar em outubro

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta segunda-feira (20) que [...]