Em 2024, foram comercializados no Brasil 133,1 bilhões de litros de combustíveis líquidos automotivos. No caso da gasolina C (com a mistura de etanol anidro), foram 44,19 bilhões de litros, uma redução de 4% com relação a 2023.

O etanol hidratado combustível teve 21,66 bilhões de litros em venda, aumento de 33,4%. Com relação ao diesel B (com a mistura de biodiesel), foram vendidos 67,25 bilhões de litros, crescimento de 2,6% na comparação com o ano de 2023.

Os dados foram apresentados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP ) durante o Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 2025 (ano base 2024).

O evento foi híbrido, realizado no Rio de Janeiro, com a presença de agentes de mercado e outros interessados, e transmitido ao vivo pela plataforma Teams. O seminário foi aberto pelos diretores da ANP Fernando Moura, Symone Araújo e Mariana Cavadinha.

No ano, a produção nacional de gasolina A (pura, ainda sem a adição de etanol anidro) correspondeu a 90% do total da oferta interna, sendo os 10% restantes supridos por importações. Já no caso do diesel A (ainda sem a mistura de biodiesel), as importações foram responsáveis por cerca de 25% das vendas.

Gás de botijão

No caso do GLP (gás de botijão), foram comercializados 7,57 milhões de metros cúbicos no país em 2024, um aumento de 2,2% na comparação com 2023. As importações corresponderam a 25% das vendas.

O biodiesel teve crescimento nas vendas, refletindo o aumento, em 2024, do teor desse biocombustível no diesel de origem fóssil, de 12% para 14%. Foram comercializados 8,96 bilhões de litros no ano, enquanto em 2023 o total atingiu 7,34 bilhões.

O ano se encerrou com 131.278 agentes regulados pela ANP no setor de abastecimento, entre eles: 44.678 postos de combustíveis; 58.283 revendas de GLP; 384 distribuidores (entre os de combustíveis líquidos, GLP, combustíveis de aviação, solventes e asfaltos); e 152 produtores de lubrificantes.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • GACC participa do lançamento da ‘Campanha Destinar’ da Secretaria da Família e Assistência Social de Aracaju

    A diretoria do Grupo de Apoio à Criança com Câncer [...]

  • Projeto ‘Elas com Alex Melo’ será realizado neste domingo em Aracaju

    Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, será realizado a [...]

  • Detran-SE adverte sobre os cuidados ao contratar despachante documentalista

    O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) alerta aos [...]

  • Senado aprova isenção de visto a turistas dos EUA, Austrália e Canadá

    O Senado decidiu sustar o decreto do Executivo, de maio [...]

  • Governador Fábio Mitidieri acompanha início de obras de adutora entre os municípios de Lagarto e Riachão do Dantas

    Em seguimento à agenda desta quarta-feira, 19, no centro-sul sergipano, [...]