Em 2024, foram comercializados no Brasil 133,1 bilhões de litros de combustíveis líquidos automotivos. No caso da gasolina C (com a mistura de etanol anidro), foram 44,19 bilhões de litros, uma redução de 4% com relação a 2023.

O etanol hidratado combustível teve 21,66 bilhões de litros em venda, aumento de 33,4%. Com relação ao diesel B (com a mistura de biodiesel), foram vendidos 67,25 bilhões de litros, crescimento de 2,6% na comparação com o ano de 2023.

Os dados foram apresentados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP ) durante o Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 2025 (ano base 2024).

O evento foi híbrido, realizado no Rio de Janeiro, com a presença de agentes de mercado e outros interessados, e transmitido ao vivo pela plataforma Teams. O seminário foi aberto pelos diretores da ANP Fernando Moura, Symone Araújo e Mariana Cavadinha.

No ano, a produção nacional de gasolina A (pura, ainda sem a adição de etanol anidro) correspondeu a 90% do total da oferta interna, sendo os 10% restantes supridos por importações. Já no caso do diesel A (ainda sem a mistura de biodiesel), as importações foram responsáveis por cerca de 25% das vendas.

Gás de botijão

No caso do GLP (gás de botijão), foram comercializados 7,57 milhões de metros cúbicos no país em 2024, um aumento de 2,2% na comparação com 2023. As importações corresponderam a 25% das vendas.

O biodiesel teve crescimento nas vendas, refletindo o aumento, em 2024, do teor desse biocombustível no diesel de origem fóssil, de 12% para 14%. Foram comercializados 8,96 bilhões de litros no ano, enquanto em 2023 o total atingiu 7,34 bilhões.

O ano se encerrou com 131.278 agentes regulados pela ANP no setor de abastecimento, entre eles: 44.678 postos de combustíveis; 58.283 revendas de GLP; 384 distribuidores (entre os de combustíveis líquidos, GLP, combustíveis de aviação, solventes e asfaltos); e 152 produtores de lubrificantes.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Tradicional Madereta reúne multidão em Lagarto

    A cidade de Lagarto viveu, no último domingo (25), mais [...]

  • Seasic fortalece segurança alimentar com entregas do PEAA em dois municípios sergipanos

    A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania [...]

  • Novas diretorias da FCDL Sergipe e da CDL Aracaju tomam posse na próxima terça-feira

    A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL [...]

  • ALESE reabre trabalhos legislativos no dia 2 de fevereiro

    A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE) realizará, na [...]

  • TBT WS chega a Aracaju com Wesley Safadão e grandes nomes do forró

    A Folia Entretenimento segue fortalecendo seu calendário de grandes eventos [...]