Restrição temporária foi publicada em edição extra do Diário Oficial

Portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de ontem (23) proíbe, em caráter temporário, a entrada no país de voos com origem ou passagem pelo Reino Unido e Irlanda do Norte. A portaria restringe, também, a entrada de estrangeiros por fronteiras terrestres e aquaviárias.

A medida foi adotada após ter sido identificada nesses países uma variante do novo coronavírus (covid-19) que, segundo especialistas, teria uma capacidade de transmissão superior à das versões até então conhecidas.

Assinada por três ministérios, da Saúde, Justiça e Segurança Pública e Casa Civil, a portaria suspende a autorização de embarque para o Brasil “de viajante estrangeiro, procedente ou com passagem” por esses países nos últimos 14 dias.

As restrições não se aplicam a brasileiro nato ou naturalizado; imigrante com residência de caráter definitivo no território brasileiro; profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que identificado; funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro; estrangeiro que tenha cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro, ou que tenha ingresso autorizado especificamente pelo governo brasileiro ou portador de registro nacional migratório.

A portaria detalha, ainda, as situações em que o transporte de cargas é autorizado, bem como as restrições e exceções às quais estrangeiros vindos via terrestre e aquática estão sujeitos.

“Excepcionalmente, o estrangeiro que estiver em país de fronteira terrestre e precisar atravessá-la para embarcar em voo de retorno a seu país de residência poderá ingressar na República Federativa do Brasil com autorização da Polícia Federal”, estabelece a portaria. Nesse caso, ainda segundo o texto, o estrangeiro deverá dirigir-se diretamente ao aeroporto e ter em mãos uma demanda oficial da embaixada ou do consulado do país de residência, além de apresentar os bilhetes aéreos correspondentes.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Marcos Couto se afasta da TV Atalaia e lança pré-candidatura a deputado estadual por Sergipe

    Conhecido pelo trabalho desenvolvido ao longo de anos no jornalismo [...]

  • FMA abre inscrições para discutir o futuro da gestão ambiental brasileira na era da transformação digital

    A entrada em vigor da Lei nº 15.190/2025, que institui [...]

  • Gasolina também deve acompanhar tendência internacional de queda

    A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta quarta-feira (1º) que [...]

  • Bruna Louise leva o espetáculo “Meus 15 Anos” para Sergipe

    Depois do sucesso de “O Que Passa na Cabeça Dela”, [...]

  • Sergipe entra na contagem regressiva para receber Bell Marques, Rafa e Pipo com a Corrida 100% Você

    A contagem regressiva começou! Falta apenas uma semana para Aracaju [...]