Nesta sexta-feira (29), dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) partem do aeroporto do Galeão (RJ) para o país Moçambique, levando medicamentos e insumos estratégicos fornecidos pelo Ministério da Saúde do Brasil, além de equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Força Nacional do Ministério da Justiça. Ao todo, serão enviados seis kits de medicamentos e insumos, totalizando 870 kg, quantitativo suficiente para atender até 3 mil pessoas por um período de três meses.

“O Brasil contribui para apoiar outros países em situação de necessidade emergencial. Essas doações, que acontecem por meio de cooperação humanitária, não privam os brasileiros do direito ao acesso a medicamentos, que são enviados apenas quando não comprometem o abastecimento nacional”, disse o ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta.

A cooperação humanitária visa ajudar o país africano, que sofre com as consequências da passagem do ciclone Idai, no início deste mês de março. Os materiais que serão enviados pelo Ministério da Saúde foram definidos a partir de consulta realizada à Secretaria de Vigilância em Saúde e (SVS) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) da pasta. O anúncio do envio foi feito ao Grupo de Trabalho Interministerial de Assistência Humanitária (GTI-AHI), durante reunião realizada nesta quarta-feira (27),  em Brasília. O GTI-AHI é formado por 15 órgãos da Administração Pública Federal, entre eles, o Ministério da Saúde.  

Cada kit é capaz de atender até 500 pessoas por um período de três meses. Integram os kits, medicamentos diversos, dentre eles antibióticos, anti-hipertensivos e antitérmicos, como penicilina, amoxicilina, paracetamol e soro para hidratação; além de materiais de primeiros socorros, como ataduras, gazes, luvas, máscaras, seringas, esparadrapos, entre outros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prouni 2026: divulgado resultado de nova chamada para o 2º semestre

    Estudantes que participam do processo seletivo do Programa Universidade para [...]

  • Três investigados por tráfico de drogas são presos no Baixo São Francisco

    A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia Regional [...]

  • Meu SUS Digital amplia teleatendimentos para pessoas com problemas com jogos e apostas

    João Risi/MS Equipe é formada por profissionais de psicologia, enfermeiros [...]

  • PF investiga obtenção indevida de registro de CAC em Itabaiana

    A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (5), a terceira fase [...]

  • Vereadores aprovam projeto da Prefeitura para polo turístico com roda-gigante em Aracaju

    Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju aprovaram nesta terça-feira, [...]