O Governo Federal assinou, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), um acordo de cooperação entre a Polícia Federal (PF) e a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol). O documento foi assinado na quarta-feira, 5 de março, pelo ministro Ricardo Lewandowski e pelo comissário europeu para Assuntos Internos e Migração, Magnus Brunner, em cerimônia realizada em Bruxelas, na Bélgica.

O documento estabelece bases para um trabalho conjunto, ainda mais robusto, entre o Brasil e o bloco europeu na área de combate ao crime, garantindo a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, com ênfase na privacidade e na proteção de dados pessoais.

“Se o crime se tornou transnacional e organizado, para combatê-lo com sucesso precisamos de resposta internacional e unida. É isso que esse acordo proporcionará: um marco legal para cooperação entre nossas agências de segurança”, disse Lewandowski.

Assinatura de acordo de cooperação Foto: Divulgação / MJSP

PARCERIA – O ministro destacou que o documento representa a resolução de combater o crime transnacional em todas as formas, além de ser um alicerce na parceria estratégica entre Brasil e União Europeia, ao lado do Acordo Comercial Mercosul-UE. “O acordo prevê os necessários controles e equilíbrios democráticos com base no papel de uma autoridade de supervisão responsável pela proteção de dados. Isso demonstra como os países democráticos colaboram na luta contra o crime organizado”, afirmou.

VANGUARDA – O Brasil é um dos primeiros países a firmar acordo deste tipo com a União Europeia, o que demonstra o excelente nível da cooperação bilateral para o enfrentamento ao crime organizado e para o fortalecimento da segurança pública. O Brasil será o terceiro país, depois de Reino Unido e Nova Zelândia, a estabelecer esse tipo de parceria com a União Europeia. A assinatura indica o reconhecimento, pela comunidade internacional, da capacidade e do compromisso do governo brasileiro no combate à criminalidade.

COOPERAÇÃO – Na prática, o instrumento permite o aprofundamento da cooperação operacional entre PF e Europol, reforçando a capacidade das autoridades de aplicação da lei de ambos os lados e de colaborar por meio do intercâmbio de dados e da realização de investigações conjuntas contra tráfico de drogas, crimes ambientais, tráfico de pessoas e abuso sexual infantil. “Assim como ocorre com outros temas da agenda internacional, a luta contra o crime é responsabilidade comum e compartilhada. Só teremos sucesso por meio de esforços conjuntos”, frisou Ricardo Lewandowski.

 

Fonte:

Agência Gov | via MJSP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo Federal e BNDES unem esforços para fortalecer resposta a desastres climáticos

    O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro [...]

  • Obra de infraestrutura contribui para ano sem registros de alagamentos na Zona de Expansão

    “De junho a agosto a gente vivia muita luta, todos [...]

  • Hospital da Mulher inaugura nova fase no cuidado à saúde feminina em Aracaju

    A Maternidade Lourdes Nogueira deu início, na segunda-feira, 10, a [...]

  • Inep libera gabarito do primeiro dia do Enem 2025

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [...]

  • Potencial turístico de Sergipe é divulgado no XXVI Congresso Nacional do Ministério Público

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]