O Brasil e a China deram mais um passo estratégico rumo à modernização dos serviços postais. Nesta segunda-feira (12/5), o Ministério das Comunicações assinou um memorando de entendimento com o Departamento de Correios da China, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os dois países, ampliar a qualidade dos serviços prestados e tornar o setor postal mais eficiente e acessível à população.

A iniciativa prevê ações concretas, como a troca de conhecimentos sobre legislação e regulamentação postal, políticas públicas, padrões de qualidade, serviços de endereçamento e prestação de serviços universais. Também estão previstos treinamentos técnicos e intercâmbio de boas práticas entre os operadores postais e expressos dos dois países.

Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, esta parceria poderá garantir que o cidadão receba um serviço mais ágil, confiável e moderno. “Essa cooperação com a China permitirá uma troca rica de experiências e tecnologias, com impacto direto na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Estamos falando de mais inclusão postal e digital, sobretudo nas áreas mais remotas do país, onde o serviço postal é essencial para conectar pessoas, negócios e políticas públicas”, afirmou.

O acordo também incentiva o fortalecimento das relações comerciais entre os operadores postais, promovendo o compartilhamento de experiências em logística, atendimento e inovação. A ideia é ampliar o escopo dos serviços, impulsionar a eficiência e atender melhor às demandas dos cidadãos brasileiros e chineses.

Além do foco na modernização interna, o memorando prevê o fortalecimento da atuação conjunta de Brasil e China em discussões internacionais no âmbito da União Postal Universal (UPU), reforçando o protagonismo dos dois países em decisões estratégicas para o futuro do setor postal global.

A parceria se insere na viagem do presidente Lula à China, que marca a articulação diplomática do governo federal por equilíbrio comercial e defesa do multilateralismo. Além deste memorando, outras assinaturas estão previstas nas áreas de agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, comunicações, desenvolvimento sustentável, turismo, esportes, saúde, educação e cultura. Segundo a Presidência, há 16 protocolos e anúncios já definidos, e outros 32 em negociação.

 

Fonte:Agência Gov | via MCom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil reforça compromisso com políticas integradas sobre drogas em reunião do Mercosul

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da [...]

  • Confiança da indústria segue em baixa e completa seis meses abaixo da linha dos 50 pontos

    A confiança dos empresários da indústria continua em baixa no [...]

  • Anatel resiste a operadoras de telefonia e mantém exigência de fatura detalhada

    O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indeferiu, [...]

  • Saúde alerta sobre aumento de casos de gripe e libera mais R$ 50 milhões para reforçar atendimento no SUS

    Diante do aumento de casos de vírus respiratórios no país, [...]

  • Sergipe registra recorde histórico de passageiros no aeroporto de Aracaju no mês de maio

    O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou, mais [...]