O Brasil autorizou nesta segunda-feira (07) o funcionamento de termelétricas sem contrato por até seis meses “em caráter excepcional e temporário” devido à pior seca em quase um século.

A seca reduziu os reservatórios e levantou preocupações sobre o fornecimento de energia hidrelétrica. A autorização publicada no Diário Oficial da União abrange todas as termelétricas, não apenas as movidas a gás como planejado inicialmente, e inclui outras fontes de combustível mais caras.

A medida permitirá que as térmicas que não possuem contrato de comercialização de energia incluam na receita a que têm direito de receber custos fixos no momento de sua colocação em operação, o chamado Custo Variável Unitário (CVU).

As termelétricas podem ser acionadas nessas condições por até seis meses, embora a medida permita uma prorrogação.

Os custos fixos que podem ser incluídos pelas usinas sem contrato acabarão sendo pagos pelos consumidores, disse o analista de energia Urias Martiniano.

O sistema elétrico do Brasil tem sido pressionado pela menor quantidade de chuvas desde 1930, e isso exigiu que a geração termelétrica fosse acionada para atender à demanda desde outubro passado, o que elevou as taxas devido aos custos mais altos.

O governo afirmou que medidas adicionais serão necessárias para garantir o abastecimento de energia.

O Comitê de Acompanhamento do Setor Elétrico (CMSE), liderado pelo ministro de Minas e Energia, tem defendido nas últimas semanas a necessidade de amenizar as condições de operação de algumas hidrelétricas.

No sábado, o operador nacional da rede (ONS) disse que as medidas tomadas vão garantir o fornecimento de energia no Brasil este ano, embora tenha admitido o risco de escassez no período de junho a novembro. .

Entre as ações que estão sendo tomadas, a agência destacou a flexibilização das restrições para barragens nas bacias dos rios São Francisco e Paraná, aumento da geração térmica com garantia de abastecimento de combustíveis e importação de energia da Argentina e do Uruguai.

Reuters

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeita Emília Corrêa sanciona Lei que moderniza a política de segurança em Aracaju

    Foi sancionado, nesta terça-feira, 2, pela prefeita Emília Corrêa, o [...]

  • Consórcio Nordeste anuncia resultado da Chamada NIB com propostas de R$ 15 bilhões para projetos em Sergipe

    O Governo de Sergipe, representado pela Secretaria Especial de Planejamento, [...]

  • Sem ação do Estado, pobreza e extrema pobreza teriam aumentado, afirma IBGE

    "Sem os benefícios de programas sociais, a proporção de pessoas [...]

  • Elese recepciona ´II Seminário do Instituto de Direito Administrativo de Sergipe´ nesta sexta-feira, 5

    A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) sediará, nesta sexta-feira (5), [...]

  • A Luz do Natal: cantatas serão realizadas nas sacadas do Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto

    Dezembro chegou e, com ele, a programação natalina da Prefeitura [...]