O Brasil subiu mais uma posição no ranking mundial de voos domésticos e se tornou o quarto maior mercado desse tipo de voo no mundo em 2024, representando 1,2% do total mundial. Os dados divulgados pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) indicam que a recuperação do número de passageiros em voos para dentro do país, no período pós-pandemia, segue o mesmo ritmo dos países que lideram o ranking, como Estados Unidos, China e Japão.


“Mais um resultado que confirma os avanços do Governo Federal na melhoria do ambiente interno, com a estabilidade econômica e social, estimulando as viagens domésticas, aprimorando a infraestrutura turística, atraindo investimentos e incentivando a criação de novas rotas e voos”, pontua o ministro do Turismo, Celso Sabino


Outro dado importante é que este ano o mercado nacional avançou acima da média mundial, com 6,6%, enquanto a demanda global cresceu em média 5,6%. Segundo a Iata, até julho passado foram transportados 44 milhões de passageiros nesses voos, mas setembro também foi o melhor da história da aviação brasileira, em relação ao número de viajantes.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) corroboram com essa realidade. Em setembro, 80% dos cerca de 10 milhões de turistas que cruzaram os aeroportos brasileiros voaram para destinos nacionais.

O Governo Federal tem incentivado e facilitado as viagens dos brasileiros pelo país. No ano passado, o Ministério do Turismo, em parceira com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”, com ampliação e diversificação de voos.

 

 

Fonte: Agência Gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Estados e municípios em emergência por SRAG podem solicitar recursos para ampliar leitos de UTI

    Estados e municípios em situação de emergência em saúde pública devido à Síndrome Respiratória [...]

  • Superjuv assume vice-presidência de Fórum Nacional de Juventude e reforça protagonismo de Sergipe

    O Governo de Sergipe ampliou sua presença no cenário nacional [...]

  • InfoGripe: casos de Influenza A seguem em alta em todo país

    Os casos de influenza A continuam em crescimento em todo [...]

  • Reconhecimento facial amplia público nos estádios e reforça segurança

    A cultura de colecionar os ingressos adquiridos para ver o [...]

  • Ações do Ministério da Educação fortalecem a inclusão de estudantes com autismo

    O Ministério da Educação (MEC) celebra o Dia Mundial de Conscientização [...]