O Botafogo garantiu a classificação para a final da Copa Libertadores, onde medirá forças com o Atlético-MG. A vaga na decisão veio após o Alvinegro de General Severiano ser derrotado por 3 a 1 pelo Peñarol (Uruguai), na noite desta quarta-feira (30) no estádio Centenário, em Montevidéu. A Rádio Nacional transmitiu o confronto decisivo ao vivo.

O Botafogo garantiu pela primeira vez na sua história a presença na final de uma Copa Libertadores por ter goleado a equipe uruguaia por 5 a 0 na última semana no estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro. Com a decisão entre o time de General Severiano e o Galo, no dia 30 de novembro no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina), o título da competição ficará pela sexta vez consecutiva com uma equipe do Brasil.

Classificação sofrida

Após construir uma grande vantagem na partida de ida, o técnico Artur Jorge optou por mandar a campo uma equipe alternativa, optando por deixar de fora nomes importantes como os atacantes Igor Jesus e Luiz Henrique, o meio-campista argentino Almada e o zagueiro argentino Alexander Barboza.

Sem contar com sua força máxima, e diante de um Peñarol empurrado por sua torcida, o Botafogo encontrou muitas dificuldades, em especial no primeiro tempo, no qual a equipe uruguaia foi superior, inclusive abrindo o placar aos 30 minutos com um chutaço da intermediária de Jaime Báez. O gol deu ainda mais força aos uruguaios, mas o placar permaneceu inalterado até o intervalo. Na saída para o vestiário o goleiro Aguerre acabou expulso após agredir John.

Mesmo com um homem a menos o Peñarol manteve a pressão e aos 20, novamente com Jaime Báez, conseguiu ampliar para 2 a 0. Aos 24 minutos o Botafogo também ficou com um homem a menos, quando Mateo Ponte recebeu o segundo amarelo para ser expulso da partida.

Diante da dificuldade na partida o técnico Artur Jorge começou a colocar em campo alguns titulares. Um deles foi o argentino Almada, que descontou aos 42 minutos após boa jogada com o volante Marlon Freitas. Um minuto depois Batista recebeu lançamento dentro da área, dominou e finalizou para dar números finais ao placar.

Desta forma, mesmo com o revés, o Botafogo garantiu presença na final de uma edição da Libertadores pela primeira vez na história.

Fonte, Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • 7ª edição do Prêmio Olho Vivo será lançada no Babbo, eleito melhor restaurante de Sergipe em 2025

    A organização da 7ª edição do Prêmio Olho Vivo, promovido [...]

  • Contas do governo têm superávit de R$ 4,8 bilhões em setembro

    As contas do Governo Central - que reúne Tesouro Nacional, Previdência Social [...]

  • Secretária da Fazenda destaca aumento de investimentos em prestação de contas na Alese

    Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 29, na Sala de [...]

  • Prefeitura promove roda de conversa sobre prevenção à gravidez na adolescência para alunos da rede municipal

    O Programa Florir possibilita a discussão sobre fertilidade, prevenção à [...]

  • Economistas criticam usar corte de gastos para conter dívida pública

    A trajetória da dívida pública brasileira, que saiu de 71,7% [...]