Com a chegada do Carnaval, muitas pessoas buscam aproveitar o período em praias, rios, barragens e outros balneários do estado, o que acende o alerta para afogamentos, conforme evidencia o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Dentre as principais orientações estão o respeito às sinalizações e bandeiras instaladas pelas equipes do CBMSE, que conotam o perigo e o risco de afogamento.

Conforme a coronel Maria Souza, subcomandante do CBMSE, as equipes da corporação estão reforçadas e atuando próximas às principais áreas de banho, objetivando evitar intercorrências e afogamentos durante o período carnavalesco em Sergipe. “Nós estamos atuando tanto nas áreas de praia, quanto nas áreas de rios e barragens”, especificou a oficial.

A atuação do CBMSE é preventiva e integra o planejamento operacional para o Carnaval de 2025 em Sergipe. “Nosso objetivo é assegurar que o período carnavalesco transcorra com tranquilidade e sem acidentes, como os afogamentos. Para isso estamos com um efetivo bem equipado e estruturado para atuarmos em eventuais ocorrências durante o Carnaval em nosso estado”, reforçou a coronel.

Orientações

Embora as equipes do CBMSE estejam reforçadas, é preciso que a população contribua para um carnaval seguro e esteja atenta às recomendações de segurança, justamente para evitar afogamentos no Carnaval. “Observe e respeite a sinalização, as placas e as bandeiras, que estão informando se é uma área segura para o banho”, orientou a coronel Maria Souza.

“Se for fazer o banho, recomendamos que o faça com uma margem de segurança, que é no máximo até a linha do umbigo. E não entre na água, não tente nadar, caso tenha ingerido bebida alcoólica, porque isso diminui a resistência e a capacidade de nado. Se precisar de auxílio, é preciso chamar realmente o guarda-vidas. Também orientamos a atenção voltada para as crianças”, complementou a diretora operacional do CBMSE.

Acionamento

Em casos de situações que demandem a intervenção do Corpo de Bombeiros, as equipes mais próximas aos locais da ocorrência podem ser acionadas. A corporação também pode ser comunicada de ocorrências por meio do telefone 193 ou ainda pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Os operadores do Ciosp possuem contato direto com o CBMSE.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Eliminatórias: Brasil enfrenta Colômbia no Mané Garrincha

    A seleção brasileira inicia a sua trajetória no ano de [...]

  • Secretária da Família e da Assistência Social recebe homenagem pelo trabalho realizado em prol das mulheres

    A secretária da Família e da Assistência Social, Simone Valadares, [...]

  • Banda Angra retorna a Aracaju neste sábado para última turnê antes de hiato

    A Banda Angra, maior representante do heavy metal brasileiro, retornará [...]

  • Governo de Sergipe dá início às cirurgias da fase 2 do Opera Sergipe

    “Eu não esperava que, em menos de 15 dias que [...]

  • SMTT de Aracaju dá prazo de 30 dias para permissionários de transporte escolar com alvarás vencidos regularizarem a situação

      A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju [...]