Com a chegada do Carnaval, muitas pessoas buscam aproveitar o período em praias, rios, barragens e outros balneários do estado, o que acende o alerta para afogamentos, conforme evidencia o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Dentre as principais orientações estão o respeito às sinalizações e bandeiras instaladas pelas equipes do CBMSE, que conotam o perigo e o risco de afogamento.

Conforme a coronel Maria Souza, subcomandante do CBMSE, as equipes da corporação estão reforçadas e atuando próximas às principais áreas de banho, objetivando evitar intercorrências e afogamentos durante o período carnavalesco em Sergipe. “Nós estamos atuando tanto nas áreas de praia, quanto nas áreas de rios e barragens”, especificou a oficial.

A atuação do CBMSE é preventiva e integra o planejamento operacional para o Carnaval de 2025 em Sergipe. “Nosso objetivo é assegurar que o período carnavalesco transcorra com tranquilidade e sem acidentes, como os afogamentos. Para isso estamos com um efetivo bem equipado e estruturado para atuarmos em eventuais ocorrências durante o Carnaval em nosso estado”, reforçou a coronel.

Orientações

Embora as equipes do CBMSE estejam reforçadas, é preciso que a população contribua para um carnaval seguro e esteja atenta às recomendações de segurança, justamente para evitar afogamentos no Carnaval. “Observe e respeite a sinalização, as placas e as bandeiras, que estão informando se é uma área segura para o banho”, orientou a coronel Maria Souza.

“Se for fazer o banho, recomendamos que o faça com uma margem de segurança, que é no máximo até a linha do umbigo. E não entre na água, não tente nadar, caso tenha ingerido bebida alcoólica, porque isso diminui a resistência e a capacidade de nado. Se precisar de auxílio, é preciso chamar realmente o guarda-vidas. Também orientamos a atenção voltada para as crianças”, complementou a diretora operacional do CBMSE.

Acionamento

Em casos de situações que demandem a intervenção do Corpo de Bombeiros, as equipes mais próximas aos locais da ocorrência podem ser acionadas. A corporação também pode ser comunicada de ocorrências por meio do telefone 193 ou ainda pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Os operadores do Ciosp possuem contato direto com o CBMSE.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe se prepara para a segunda edição do Ironman 70.3 com recorde de inscritos

    Faltando 28 dias para a segunda edição do Ironman 70.3 [...]

  • ‘Não haverá soberania sem educação’, diz Lula ao sancionar lei do Sistema Nacional de Educação

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira [...]

  • Secretaria de Estado do Meio Ambiente discute ações contra a desertificação em evento realizado no município de Glória

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Emurb revoluciona manutenção de drenagem com caminhões Ultra VacAll

    Abrir ruas inteiras para identificar o ponto exato de obstrução [...]

  • Mais de 100 toneladas de farinha produzida em Sergipe serão exportadas para a Itália

    Sergipe vai exportar, por meio da Cooperativa de Produção, Economia [...]