Presidente tem defendido isolamento vertical contra a covid-19

Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (12) que o país precisa ser informado sobre o que “realmente acontece”, sem pânico. Sem citar diretamente o isolamento social praticado em vários estados brasileiros, assim como em todo o mundo, em virtude da pandemia de covid-19, Bolsonaro disse que as pessoas precisam de liberdade.

“Precisamos cada vez mais de liberdade. O país precisa ser informado do que realmente está acontecendo. E não através do pânico, mas através de mensagens de paz, de conforto, [para] cada um se preparar para a realidade”. Sua fala ocorreu na abertura de uma videoconferência com representantes católicos e evangélicos com o objetivo de celebrar a Páscoa. Essa celebração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Planalto e do próprio Bolsonaro.

O presidente é um defensor do fim do isolamento imposto à sociedade para evitar que a covid-19, altamente contagiosa, se espalhe ainda mais pelo país. O vírus já matou no Brasil, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, 1.124 pessoas. Quase 21 mil pessoas estão infectadas.

Bolsonaro tem manifestado preocupação com os prejuízos econômicos que vêm junto com o isolamento social, uma vez que grande parte do comércio está fechada. Setores como o de turimos e o de alimentação, dentre outros, já registram perdas significativas. Para combater a recessão, o presidente defende o chamado “isolamento vertical”. Nele, apenas os grupos de risco ficariam isolados em casa. Ou seja, idosos e doentes crônicos ficariam em casa, enquanto jovens e adultos saudáveis sairiam de casa para trabalhar normalmente.

Bolsonaro começou sua fala afirmando que o Brasil é “o país mais cristão do mundo”, disse que vivemos um momento difícil, sem citar diretamente o novo coronavírus. Em seguida, acrescentou que só Deus tem a cura. “Vivemos um momento difícil. Sabemos quem pode nos curar [nesse momento, Bolsonaro aponta para cima]. Deus sempre acima de tudo. Nós aqui na Terra temos que fazer a nossa parte.”

Edição: Valéria Aguiar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ministério Público do Trabalho instaura inquérito para investigar empresária de Itabaiana

    O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) está investigando [...]

  • Polícia participa de buscas para localizar suspeito de feminicídio em Lagarto

    Equipes do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) participaram [...]

  • Vereador do município de Laranjeiras está entre os investigados na Operação Orange

    O Ministério Público de Sergipe (MPSE) deflagrou nesta terça-feira (20), [...]

  • Lagarto lidera rebanho bovino de Sergipe com mais de 85 mil cabeças

    O município de Lagarto ocupa o primeiro lugar em Sergipe [...]

  • Saúde de Sergipe distribui 350 mil doses de vacina antirrábica animal aos municípios

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a distribuição [...]