Em 28 de outubro os brasileiros definirão o novo presidente
escolhendo entre o “mito” e Fernando Haddad, do PT

Há cerca de três meses, quando se afunilaram os prazos eleitorais e as candidaturas foram, enfim registradas, nem o mais sagaz dos analistas políticos seria capaz de prever que Jair Bolsonaro (PSL) ficarai tão perto de resolver a disputa já no primeiro turno. Com tempo ínfimo de propaganda eleitoral, o ex-capitão do exército era visto como uma figura folclórica na disputa.

Mas, com as urnas praticamente fechadas (quando esse texto foi finalizado, 99,96% dos votos haviam sido apurados), e com Bolsonaro amealhando 49.269.107 de votos, ou 46,04% dos votos válidos, a “brincadeira” virou coisa séria e Bolsonaro pode ser eleito presidente do Brasil. “Se esse problema não tivesse ocorrido, se tivesse confiança no sistema eletrônico, já teríamos o nome do novo presidente. O que está em jogo é a nossa liberdade”, disse Bolsonaro em uma live no Facebook, após a confirmação de que haveria segundo turno, ao comentar problemas que ocorreram nas urnas eletrônicas durante toda a votação.

Haddad garante que vai apostar na argumentação como melhor arma para vencer a eleição no segundo turno

Já Fernando Haddad (PT), votado por 31.311.726 eleitores, ou 29,26% dos votos válidos, no último domingo, preferiu uma colocação mais amena em seu primeiro pronunciamento. “O segundo turno nos abre uma oportunidade de ouro: de vencer essa eleição olho no olho, no debate, sem medo do melhor argumento”.

Uma coisa é certa: desde que as eleições para a presidência passaram a ser em dois turnos, desde 1989, quem venceu o primeiro embate confirmou vitória no segundo turno. E, agora, Bolsonaro terá o mesmo tempo de propaganda que Haddad. Dia 28 de outubro saberemos, finalmente, quem será o novo presidente do Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Micro e pequenas empresas lideram pedidos de recuperação judicial no Brasil

    Micro e pequenas empresas foram responsáveis por 132 dos 167 [...]

  • Consulta aos locais de prova do concurso público da Fundação Renascer já está disponível

    Os candidatos inscritos para participar do concurso público da Fundação [...]

  • Preços para a indústria caem 1,29% em maio, quarta redução seguida

    Os preços da indústria nacional registraram queda de 1,29% em [...]

  • Chega ao segundo mês o programa da PGFN para regularização de dívidas tributárias

    Até o dia 30 de setembro, contribuintes com débitos no [...]

  • IOF: Moraes suspende decretos e determina audiência de conciliação

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu [...]