Em 28 de outubro os brasileiros definirão o novo presidente
escolhendo entre o “mito” e Fernando Haddad, do PT

Há cerca de três meses, quando se afunilaram os prazos eleitorais e as candidaturas foram, enfim registradas, nem o mais sagaz dos analistas políticos seria capaz de prever que Jair Bolsonaro (PSL) ficarai tão perto de resolver a disputa já no primeiro turno. Com tempo ínfimo de propaganda eleitoral, o ex-capitão do exército era visto como uma figura folclórica na disputa.

Mas, com as urnas praticamente fechadas (quando esse texto foi finalizado, 99,96% dos votos haviam sido apurados), e com Bolsonaro amealhando 49.269.107 de votos, ou 46,04% dos votos válidos, a “brincadeira” virou coisa séria e Bolsonaro pode ser eleito presidente do Brasil. “Se esse problema não tivesse ocorrido, se tivesse confiança no sistema eletrônico, já teríamos o nome do novo presidente. O que está em jogo é a nossa liberdade”, disse Bolsonaro em uma live no Facebook, após a confirmação de que haveria segundo turno, ao comentar problemas que ocorreram nas urnas eletrônicas durante toda a votação.

Haddad garante que vai apostar na argumentação como melhor arma para vencer a eleição no segundo turno

Já Fernando Haddad (PT), votado por 31.311.726 eleitores, ou 29,26% dos votos válidos, no último domingo, preferiu uma colocação mais amena em seu primeiro pronunciamento. “O segundo turno nos abre uma oportunidade de ouro: de vencer essa eleição olho no olho, no debate, sem medo do melhor argumento”.

Uma coisa é certa: desde que as eleições para a presidência passaram a ser em dois turnos, desde 1989, quem venceu o primeiro embate confirmou vitória no segundo turno. E, agora, Bolsonaro terá o mesmo tempo de propaganda que Haddad. Dia 28 de outubro saberemos, finalmente, quem será o novo presidente do Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prévia da inflação de abril fica em 0,43%, puxada pelos alimentos

    A prévia da inflação oficial registrou 0,43% em abril, pressionada pelos preços [...]

  • Prefeita Emília participa de Fórum da CNT e anuncia envio de projeto de lei para aquisição de novos ônibus pelo PAC

    A Prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou, na última quinta-feira, [...]

  • Seplan promoverá 1ª reunião de 2025 da Rede Sergipana de Observatórios

    A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) realizará, [...]

  • Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

    O Ministério da Saúde encaminhou à Comissão Nacional de Incorporação [...]

  • Avanços legais ainda contrastam com exploração do trabalho doméstico

    A evolução da legislação em contraste com a realidade de exploração [...]