O bloco Timoneiros da Viola volta à tradicional Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, zona norte do Rio de Janeiro, onde saiu pela primeira vez, há sete anos, homenageando neste domingo (24) o trio fundador da Portela: Paulo da Portela, Antonio Rufino e Antonio Caetano. O padrinho do bloco é o compositor Paulinho da Viola. No ano passado, devido a problemas de patrocínio, o bloco não saiu.

Este ano, o Timoneiros completa oito anos de desfile. Mesmo sem conseguir novo patrocínio, Fernandes disse que o importante é não deixar o samba morrer, “manter a tradição, preservar a memória de todos, e celebrar a vida”.

Uma bateria formada por 150 ritmistas, sob o comando do maestro Jonas, não deixou ninguém parado, com do puxador do bloco, Rixxah.

Fundado em 2012, o Timoneiros tem participações importantes este ano, entre as quais figuram Nelson Sargento; a cantora Dorina; Tia Surica; Marquinhos de Oswaldo Cruz; o trio Razões Africanas, integrado pelas cantoras e compositoras Dely Monteiro, Lazir Sinval, Luiza Marmello, que fazem parte do Jongo da Serrinha, grupo que exalta ritmos ligados à ancestralidade africana, como jongo, samba, afoxé, coco, ciranda e cantigas em dialetos africanos.

Timoneiros

O Timoneiros da Viola busca resgatar a poesia e o lirismo dos antigos blocos carnavalescos do Rio de Janeiro. A bateria executa somente composições de expoentes do gênero, como Candeia, Nelson Cavaquinho, Cartola, Donga, João da Baiana, Pixinguinha e o padrinho Paulinho da Viola.

O bloco reúne instrumentistas e compositores de Oswaldo Cruz e Madureira, bairros que sediam as escolas de samba Portela e Império Serrano.

Boitatá

O bloco Boitatá, fundado em 1996, arrastou uma multidão de foliões fantasiados que animaram a Rua Henrique Valadares, Avenida Gomes Freire, Rua Visconde do Rio Branco, seguindo até a Praça Tiradentes, local autorizado pela prefeitura para a dispersão. O Boitatá toca marchinhas clássicas do carnaval e também músicas atuais.

O bloco volta a desfilar no domingo de carnaval (3), no Largo do Paço, Praça Quinze, região central da cidade. A concentração está marcada para as 11h.

Fonte – Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Novo ciclo de aplicação do imunizante contra vírus respiratório será iniciado em 24 de fevereiro

    Com o objetivo de prevenir infecções causadas pelo Vírus Sincicial [...]

  • Sergipe apresentou aumento na produção de petróleo em dezembro de 2024

    A produção de petróleo em Sergipe registrou um aumento significativo [...]

  • Mauricio Maravilha reforça necessidade de reestruturação do Plano Diretor de Aracaju

    O vereador Mauricio Maravilha (União Brasil) fez seu primeiro discurso [...]

  • Fanese inaugura Espaço da Sergipanidade e celebra identidade cultural e acadêmica

    A Fanese agora tem um espaço dedicado à cultura sergipana [...]

  • Fies 2025: confira regras e como se inscrever

    Os candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo [...]