Uma Blitz Educativa realizada nas proximidades do viaduto que dá acesso à Ponte Construtor João Alves, no bairro Industrial, orientou motoristas sobre riscos do uso de celular na direção de seus veículos.

A ação integra a campanha ‘Maio Amarelo’, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 2023, a campanha celebra dez anos e apresenta o slogan: ‘No trânsito, escolha a vida’. Durante todo o mês de maio as ações educativas serão realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), no interior e na capital, como forma de intensificar as informações necessárias para um trânsito seguro e consciente.

O Detran/SE, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e em parceria com a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), foi o responsável pela ação de conscientização do condutor para os riscos do uso do celular na condução do veículo. O CPTran é uma subunidade especializada no policiamento de trânsito do estado de Sergipe e parceiro no trabalho de orientação dos condutores.

De acordo com o coordenador da Educação para o Trânsito, sargento Thiago Damasceno, uma prática bem comum é filmar e fotografar enquanto conduz um veículo. “Este hábito também é uma infração de trânsito. Assim, o correto é estacionar numa parada segura, isso quando for uma urgência”, explica.

Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego-Abramet (Abramet), o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito. De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran/SE, Lacerda Júnior, cada segundo faz a diferença no trânsito. “O que parece simples pode colocar sua vida em risco, além da multa para quem manuseia o celular é grave e acumula 7 pontos na Carteira de Habilitação”, relata.

“Todos os agentes sociais precisam estar envolvidos nessa campanha, a fim de não só conscientizar a população, mas também como forma de esclarecer o condutor que ele está lidando com sua vida e com a dos outros”, ressalta a diretora-presidente do Detran/SE, Naleide de Andrade.

 

Fonte: Ascom/Detran

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura divulga 4º LIRAa de 2026 com redução no índice de infestação do Aedes aegypti

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Democracia está nas mãos do povo, não em palácios, diz Cármen Lúcia

    “Está em nossas mãos a democracia, não está nos palácios, [...]

  • Petróleo: Brasil distribuiu R$ 36,5 bilhões em royalties no primeiro semestre de 2026

    O Brasil distribuiu R$ 36,5 bilhões em royalties de petróleo [...]

  • Prefeitura entrega novo Centro de Atendimento ao Turista na Orla de Atalaia

    Quem visita Aracaju agora conta com um novo Centro de [...]

  • Publicada portaria que regulamenta a equalização de juros do Plano Safra 2026/2027

    Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23) [...]