Sistema foi implementado nos ônibus da
capital e Grande Aracaju em 2007 

O sistema de bilhetagem eletrônica foi implementado há mais de dez anos em Aracaju e região metropolitana. Desde julho de 2007, passageiros que utilizam os ônibus de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros podem utilizar cartões recarregáveis para realizar o pagamento da tarifa.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, o sistema permitiu uma maior agilidade no pagamento, além de retirar a necessidade de o passageiro utilizar o dinheiro para realizar o pagamento.

Alberto Almeida, presidente do Setransp

“Esse sistema de pagamento permite uma agilidade maior na hora do pagamento porque o passageiro não precisa mais pagar com dinheiro e o cobrador acaba não precisando passar o troco. Isso acaba trazendo mais segurança para os nossos funcionários porque a quantidade de dinheiro em espécie nos ônibus diminuiu. Hoje, apenas cerca de 35% dos passageiros não utilizam a bilhetagem eletrônica”, comenta.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), até o momento, 2018 foi o ano com menos registros de roubos a ônibus. Foram 448 registros entre janeiro e outubro deste ano, um número quase 70% menor quando comparado com 2016.

“A diminuição no número de roubos a ônibus passa por uma união de forças: o trabalho da Polícia Militar em linhas estratégicas, realizando a abordagem dos veículos; as investigações da Polícia Civil, apreendendo principalmente os adolescentes envolvidos nos crimes e o apoio da Guarda Municipal nos terminais de integração. Mas a bilhetagem eletrônica é um dos fatores que contribuem muito para essa diminuição”, comenta o assessor de comunicação da SSP, Lucas Rosário.

Alberto Almeida afirma que o sistema de bilhetagem eletrônica é uma tendência nacional e mundial por trazer segurança e permitir o rastreamento dos ônibus utilizados pelo passageiro. “O sistema de bilhetagem eletrônica permite que haja o rastreamento dos ônibus utilizados pelo passageiro. Então, se alguém desaparecer, a polícia pode solicitar o histórico da utilização desse cartão”, explica.

MAIS AGILIDADE  

Funcionários do transporte coletivo de Aracaju e passageiros confirmam os benefícios que a bilhetagem eletrônica trouxe para os ônibus da capital e Grande Aracaju. Para a vendedora Dulcinéa Lacerda o sistema agiliza o acesso aos ônibus, sobretudo, nos horários de pico.

“Para nós passageiros a bilhetagem também traz rapidez, principalmente quando os ônibus estão cheios. Porque muitas pessoas só vão pegar o dinheiro na hora que chega na roleta, o que complica até mesmo a passagem de troco pelo cobrador quando o dinheiro não está trocado”, comenta. 

A bilhetagem eletrônica permite uma maior agilidade no pagamento da passagem

QUEM PODE PEDIR O CARTÃO MAIS ARACAJU? 

No total, são oferecidos nove tipos de cartões de bilhetagem eletrônica pelo AracajuCard, entre gratuidades, funcionais, vale transporte, escolar e especiais. E para aderir qualquer uma eles, o passageiro pode solicitá-lo através do site do AracajuCard, onde também poderá obter mais informações sobre cada um deles. 

Segundo o diretor executivo da AracajuCard, José Carlos Amâncio, ano após anos se nota uma procura maior pelos cartões de bilhetagem eletrônica. “Nós percebemos uma procura cada vez maior por esses cartões, principalmente pelo cartão pré-pago, já que gera praticidade na hora de pagar a passagem, controle de consumo e segurança da sua recarga”, comenta. 

Segundo o Setransp, esse novo cartão foi pensado para as donas de casa, pessoas que não possuem emprego formal, turistas, profissionais liberais e todos os que querem dispensar o uso do dinheiro para o pagamento da passagem. 

PASSAGEM PREMIADA  

A Passagem Premiada já premiou 40 passageiros

Para incentivar o uso do cartão Mais Aracaju Pré-pago, foi criada a promoção Passagem Premiada, que premia os passageiros que utilizam o novo cartão e já vai para o seu quinto sorteio. Para participar da promoção basta recarregar no mínimo 40 passagens por mês e retirar seu número da sorte no site aracajucard.com.br. Todos os meses são sorteados dez prêmios de R$ 500 em dinheiro cada.  

“Neste mês de dezembro temos um presente especial de Natal: a partir da primeira recarga o passageiro já pode se inscrever na promoção. Então, durante este mês de dezembro, comprando apenas uma passagem já pode concorrer”, afirma a assessora de comunicação do Setransp, Raissa Cruz. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]