Ponta dos Mangues, em Pacatuba, foi o local escolhido para receber o segundo fim de semana do Verão Sergipe 2024. Dessa sexta, 19, até este domingo, 21, a praia sedia shows musicais e disputas esportivas, atraindo visitantes de todos os cantos do estado e também de fora. Para além dessa programação, no entanto, o município oferece um leque de atrações turísticas capaz de trazer de volta quem pisa  por lá pela primeira vez. Com essa motivação, o Governo de Sergipe, que assina o evento, tem impulsionado a desenvolvimento no estado, movimentando diversas atividades econômicas.

Quem aproveita a oportunidade de conhecer mais sobre Pacatuba e Ponta dos Mangues é a alagoana Petronilce Inácio. De férias, ela disse estar adorando as descobertas em Sergipe. “Passei uns dias na Bahia e agora estou aqui para conhecer a Ponta dos Mangues. Estou olhando tudo ainda, mas já estou encantada com o lugar. Essas iniciativas do governo são muito boas para atrair o turista. Eu, por exemplo, já iria direto para Maceió, mas resolvi ficar mais uns dias por conta do Verão Sergipe. Tem gente que mora em Aracaju, aqui perto, e está vindo pela primeira vez na Ponta dos Mangues por conta do evento. Isso é muito bom!”, ressalta.

Natural de Aracaju, Edmilson Brito tem casa em Ponta dos Mangues, seu lugar favorito em Pacatuba. Para ele, o município apresenta alguns diferenciais em relação ao restante do território sergipano. “É um lugar lindo e aconchegante. Sempre estamos por aqui, mas desta vez viemos para curtir o Verão Sergipe. Trouxe a família e está chegando mais gente. É fantástica essa iniciativa do governo, que melhorou a estrada e só trouxe benefícios. Ponta dos Mangues ainda é pouco divulgado, mas tenho certeza de que essa festa vai fazer tudo melhorar por aqui. É um evento que gera renda e emprego e que traz turistas. Com tudo isso, a cidade tende a crescer. O governador está de parabéns! Os shows estão ótimos e a programação do esporte também. Vamos aproveitar muito!”, avisa.

Também de Aracaju, Felipe Otávio Alves está de passagem por Pacatuba para participar da competição de vôlei de praia no Verão Sergipe. Para ele, que visita o município pela primeira vez, as inúmeras belezas do lugar foram uma grata surpresa. “Ainda não conhecia Ponta dos Mangues. O lugar é muito bonito e o espaço está bem organizado. Cheguei só com a ideia de manter a concentração para ter um bom jogo e conseguir levar a medalha de ouro para casa. Mas não dá para deixar passar um lugar tão lindo. Por isso, quando acabar, também quero aproveitar a praia e a festa”.

Já Paulo Santos Nascimento veio para trabalhar, mas não deixou de curtir a programação. Além do show, outros atrativos também lhe chamaram a atenção no município. “Sou bombeiro civil e vou trabalhar na parte da noite. Durante o dia, estou dando uma olhada na programação esportiva. A galera está animada, as atrações estão contribuindo e está uma festa muito tranquila também. É bom trazer algo assim para Ponta dos Mangues, para incentivar o turismo na região, que é menos explorada e agora está sendo incentivado pelo Governo do Estado. Um lugar tão bonito como este não pode ser ignorado”, salienta.

O casal de artesãos Marcos de Oliveira Santos e Mônica de Campos é de Aracaju. Presentes no primeiro fim de semana do Verão Sergipe, na Praia da Caueira, eles reconhecem e comemoram a organização da programação. “É um circuito novo, em um destino pouco conhecido, com caminho aberto pela nova rodovia. Toda essa movimentação é importante, porque o fluxo turístico melhorando, melhora para nós. Isso impacta os artesãos e todo tipo de vendedor ambulante. É um privilégio estar aqui, uma benção da natureza. Um lugar pouco explorado, com uma estrutura que está se firmando. O governador é um pioneiro, que tem uma visão além. Por isso a gente sai de Aracaju e vai para onde for em Sergipe, porque vale a pena. Trabalhamos, mas também damos uma olhada no show. Temos nossas pérolas de Sergipe, como Reação e The Baggios, que trazem a nossa cultura. Privilegiar quem é daqui, trazer atrações nacionais e vir para um lugar desses é uma oferta que a gente estava precisando. Foram dez anos sem ter o Verão Sergipe e agora queremos aproveitar e ir para todo lugar. Com fé em Deus vamos pra Canindé e Pirambu”, detalha Mônica.

Belezas

Localizada no litoral norte de Sergipe, Pacatuba disponibiliza diversas opções para quem busca tranquilidade e belas paisagens. A cidade recebe o apelido de ‘pantanal sergipano’, já que apresenta uma mescla de dunas, coqueiros e areias claras com lagoas e áreas alagadiças. Para visualizar todo este espetáculo, uma olhada do Mirante do Robalo garante um visual de se admirar.

Também é possível aproveitar o pôr do sol nas dunas saindo da Boca da Barra e percorrendo o túnel dos mangues. O passeio fornece uma imersão na natureza, passando pelo manguezal preservado no último braço do rio São Francisco. Todo esse paraíso, ainda desconhecido para a maioria dos sergipanos e visitantes, é o orgulho de quem mora em Pacatuba.

Este é o caso da comerciante Rosineide Silva Santos, ou Doninha, nascida e criada no município. Para ela, a escolha da Ponta dos Mangues como uma das sedes do Verão Sergipe não deveria surprender, porque, segundo a comerciante, os cenários paradisíacos estão no DNA do evento, que privilegia destinos turísticos do interior do estado. “Achei maravilhoso esse resgate do Verão Sergipe por aqui, porque muita gente não conhece este paraíso. É a nossa riqueza. Um evento assim é perfeito para nós, porque muitas pessoas estão chegando pra conhecer e se apaixonar, e a tendência é chegar ainda mais. Eu trabalho em restaurante, meu filho trabalha em hotel, então, toda a família ganha quando tem uma festa dessas”, diz.

Morador da Ponta dos Mangues há quase 30 anos, Antônio Baltasar concorda. Para ele, o trunfo do Verão Sergipe é justamente dar visibilidade às regiões pouco exploradas turisticamente no estado, fazendo com que os sergipanos conheçam sua própria terra. “Esse evento faz evoluir o povoado, porque traz cultura e também é uma forma de o pessoal ganhar dinheiro. O governo está trazendo muitas novidades, porque conhece o interior e está impulsionando os municípios. Exemplo é a rodovia nova, que é um projeto antigo e esperado. Ficou uma maravilha e nos ajudou muito. As pessoas acham que não precisa de estrada, nem de estrutura por ser um lugar pequeno, mas este tipo de ação nos dá qualidade de vida”, frisa.

As atrações do fim de semana em Pacatuba não param por aí. O município foi o único de Sergipe escolhido para sediar o bloco Galinha da Madrugada, que faz parte do tradicional Galo da Madrugada, considerado o maior do mundo. O roteiro, que tem a cidade sergipana como integrante pela primeira vez, também passa por Penedo e Maceió, em Alagoas, até chegar à sede, Recife, em Pernambuco. O evento conta com o apoio do Governo do Estado e integra a programação do Verão Sergipe em Pacatuba.

Programação

Nessa sexta-feira, 19, passaram pelo palco do Verão Sergipe na Ponta dos Mangues a banda Reação, o cantor Saulo, o DJ Bhaskar e o pagodeiro Nona. Neste sábado, 20, a programação musical segue com The Baggios, Nando Reis, Jau e Jorge Ducci.

Quanto ao esporte, a programação deste sábado inclui competições de beach soccer e vôlei de praia masculino e feminino. Também acontecem práticas abertas à população de mesabol, frescobol e stand up. Neste domingo, 21, haverá a corrida de 5km, das 7h às 9h, com concentração às 6h na prainha. Das 9h às 13h, acontece a competição de beach soccer. Na mesmo intervalo acontecem as práticas livres de mesabol, frescobol, vôlei de praia e stand up. Com concentração na prainha, às 9h, a corrida de barco ‘canoa de pano’ tem saída marcada para às 10h.

Pacatuba recebe o segundo fim de semana do evento, que, entre os dias 12 e 14 de janeiro, foi sediado na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda. Já no próximo final de semana, de 26 a 28 de janeiro, é a vez de Canindé do São Francisco. Depois, de 2 a 4 de fevereiro, o destino será Pirambu. De 10 a 12 de fevereiro, o carnaval em Estância fecha a programação.

Verão Sergipe

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu, além da Deso.

Fonte, Secom – Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Diversas Leis Estaduais garantem apoio às mulheres vítimas de violência

    Em Sergipe, 712 pessoas denunciaram casos de violência contra a [...]

  • Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz pesquisa

    Instituições financeiras avaliam que a demanda de crédito deve permanecer [...]

  • Nova Via Litorânea formará cenário de lazer e estímulo ao turismo na capital

    A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no [...]

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]