Na tarde de quinta-feira, dia 2 de março, quinze bebês internados na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes receberam a primeira dose do medicamento palivizumabe, que os protegerá contra o vírus sincicial respiratório, responsável por causar pneumonias e infecções respiratórias graves em bebês prematuros, cardiopatas ou pneumopatas. Treze desses bebês estão na UTI neonatal (Utin), um está na Unidade Intermediária (Uncinco) e o outro na Ala Verde do Método Canguru (Uncinca).

De acordo com o Ministério da Saúde, as infecções respiratórias agudas no primeiro ano de vida podem ser responsáveis por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias durante os períodos de sazonalidade. O vírus sincicial respiratório é responsável por mais de 50% das infecções respiratórias em bebês com até um ano de idade e por mais de 65% das internações em bebês prematuros. A coordenadora Estadual da Assistência Farmacêutica, Juliana Santos, afirmou que se a criança por alguma razão deixar de tomar uma das doses da palivizumabe, ela ficará desprotegida.

O medicamento palivizumabe será administrado cinco vezes até julho. É extremamente importante que os pais ou responsáveis não deixem de trazer a criança para receber as doses necessárias. A Assistência Farmacêutica Estadual assegurou que terão as doses necessárias para imunizar as crianças sergipanas que atendam ao perfil de uso protocolo clínico.

Em Sergipe, o medicamento é administrado pelo Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais do Estado de Sergipe (Crie), unidade da Secretaria de Estado da Saúde. É importante lembrar que o vírus sincicial respiratório circula com mais sazonalidade nesta época do ano e tem maior probabilidade de infecção aqueles que não se vacinaram ou com imunização incompleta. Durante o período da sazonalidade, fevereiro a julho, as crianças devem tomar cinco doses do imunizante, ou seja, uma dose por mês.

*Com informações da Agência Aracaju de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Delegado Augusto César tem candidatura a deputado federal homologada pelo PL em convenção estadual

    O Partido Liberal (PL) homologou, na noite desta segunda-feira (3), [...]

  • Cecilia Marques reúne apoiadores e marca novo momento de sua pré-candidatura

    Neste domingo, 2 de agosto, a pré-candidata a deputada estadual [...]

  • Prefeitura intensifica ações de enfrentamento à violência contra a mulher durante o Agosto Lilás

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • Lei do Minuto Seguinte: saiba como o SUS deve atender vítima de violência sexual

    SUS deve oferecer atendimento imediato, integral e gratuito para pessoas [...]

  • Pela 1ª vez desde março, mercado reduz expectativa para Selic em 2026

    O mercado financeiro reduziu as expectativas para os índices de [...]