Com a volta às aulas e retorno à rotina escolar, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) reforça que a segurança deve estar em primeiro lugar tanto na escolha do transporte, quanto no deslocamento diário e no respeito às legislações de trânsito. Dentre as principais recomendações, estão o uso de equipamentos que garantam a segurança no transporte das crianças, o respeito às leis de trânsito e a utilização da faixa de pedestres para a travessia.

De acordo com o coordenador de educação para o trânsito do BPTran, sargento Thiago Damasceno, o propósito das orientações é alertar pais e responsáveis sobre a segurança no trânsito para o cuidado com as crianças no período escolar. “A gente percebe, na volta às aulas, o não cuidado dos pais ao levarem os filhos para as escolas”, contextualizou.

Transporte de crianças

No tocante às orientações para o transporte seguro de crianças, o coordenador de educação para o trânsito do BPTran elencou equipamentos que devem estar presentes nos veículos. “Bebê conforto, assento de elevação e cadeirinha, pois temos identificado o não uso desses equipamentos que servem para proteger as crianças no trânsito”, especificou o sargento.

Quando o transporte de crianças para as escolas é contratado, o sargento Thiago Damasceno ressaltou que os pais e responsáveis precisam verificar se os condutores são habilitados e se a documentação do veículo está regular. “Mas também se o transporte está credenciado nos órgãos municipais de trânsito”, orientou o coordenador.

Sinal vermelho

Ainda dentro dos veículos, é imprescindível o cuidado com a sinalização de trânsito, como o sinal vermelho, conforme evidenciou o sargento Thiago Damasceno. “Nas escolas, as crianças enfatizam muito que os pais, lamentavelmente, não respeitam a sinalização, especialmente o sinal vermelho”, comentou.

Faixa de pedestres

Já do lado de fora dos veículos, a recomendação é voltada à travessia segura. “A gente também observa o não uso da faixa de pedestres, e que há pais e responsáveis que param em fila dupla, levando à travessia das crianças no meio da rua, podendo ocorrer um sinistro de trânsito”, revelou o coordenador de educação para o trânsito do BPTran.

Além de utilizar a faixa de pedestres, a recomendação é que as crianças atravessem ruas e avenidas somente acompanhadas de um adulto. “Pela altura do adulto, a visibilidade da movimentação do trânsito é maior, evitando sinistros de trânsito”, concluiu.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo do Brasil e Fifa lançam a marca da Copa do Mundo Feminina 2027

    A Fifa lançou oficialmente no domingo (25) a marca e [...]

  • CNU 2: começa prazo para contestar nota preliminar da prova discursiva

    Começa nesta segunda-feira (26) o período para interposição de eventuais [...]

  • Parque da Sementeira é destaque em programa especial de verão da Rede Globo

    O Parque da Sementeira, localizado no bairro Jardins, na zona [...]

  • Seasic leva Programa Cisternas a Pedra Mole e garante acesso à água no semiárido sergipano

    A água que chega muda rotinas, fortalece a produção e [...]

  • Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

    O Brasil segue em primeiro lugar no ranking de países que mais [...]