Com a volta às aulas e retorno à rotina escolar, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) reforça que a segurança deve estar em primeiro lugar tanto na escolha do transporte, quanto no deslocamento diário e no respeito às legislações de trânsito. Dentre as principais recomendações, estão o uso de equipamentos que garantam a segurança no transporte das crianças, o respeito às leis de trânsito e a utilização da faixa de pedestres para a travessia.

De acordo com o coordenador de educação para o trânsito do BPTran, sargento Thiago Damasceno, o propósito das orientações é alertar pais e responsáveis sobre a segurança no trânsito para o cuidado com as crianças no período escolar. “A gente percebe, na volta às aulas, o não cuidado dos pais ao levarem os filhos para as escolas”, contextualizou.

Transporte de crianças

No tocante às orientações para o transporte seguro de crianças, o coordenador de educação para o trânsito do BPTran elencou equipamentos que devem estar presentes nos veículos. “Bebê conforto, assento de elevação e cadeirinha, pois temos identificado o não uso desses equipamentos que servem para proteger as crianças no trânsito”, especificou o sargento.

Quando o transporte de crianças para as escolas é contratado, o sargento Thiago Damasceno ressaltou que os pais e responsáveis precisam verificar se os condutores são habilitados e se a documentação do veículo está regular. “Mas também se o transporte está credenciado nos órgãos municipais de trânsito”, orientou o coordenador.

Sinal vermelho

Ainda dentro dos veículos, é imprescindível o cuidado com a sinalização de trânsito, como o sinal vermelho, conforme evidenciou o sargento Thiago Damasceno. “Nas escolas, as crianças enfatizam muito que os pais, lamentavelmente, não respeitam a sinalização, especialmente o sinal vermelho”, comentou.

Faixa de pedestres

Já do lado de fora dos veículos, a recomendação é voltada à travessia segura. “A gente também observa o não uso da faixa de pedestres, e que há pais e responsáveis que param em fila dupla, levando à travessia das crianças no meio da rua, podendo ocorrer um sinistro de trânsito”, revelou o coordenador de educação para o trânsito do BPTran.

Além de utilizar a faixa de pedestres, a recomendação é que as crianças atravessem ruas e avenidas somente acompanhadas de um adulto. “Pela altura do adulto, a visibilidade da movimentação do trânsito é maior, evitando sinistros de trânsito”, concluiu.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fórum do Forró chega à 19ª edição valorizando raízes do gênero e reunindo grande nomes da categoria

    A tradição e a força do forró ganham mais um [...]

  • 4ª edição do CCET Park aproxima calouros da produção acadêmica e tecnológica da UFS

    Projetos contribuem para uma formação mais completa e conectada com [...]

  • Política estadual propõe manejo ético e controle populacional de pombas urbanas em Sergipe

    Aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei [...]

  • Agrese e FGV Energia alinham ações de monitoramento dos serviços de água e esgotamento sanitário

    A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe [...]

  • Lula anuncia novo Desenrola para quem ganha até R$ 8,1 mil

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina, nesta segunda-feira [...]